Extensão universitária e cultural > paleografia e diplomática

Pos-graduação

Em Lisboa

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Lisboa

  • Início

    Datas a escolher

Este curso visa criar e consolidar a prática de leitura paleográfica de documentação portuguesa dos séculos XIII a XIX e exercitar a interpretação de textos e a elaboração de sumários de conteúdos, assim como aprofundar os conhecimentos em diplomática e edição de texto.

No seguimento de formações anteriores mais curtas, disponibilizadas nesta área desde o ano letivo de 2012/2013, consideramos que se encontra estabelecida uma base segura para avançar com esta proposta, que se integra na estratégia da Universidade Aberta de contribuir para a expansão da língua e cultura portuguesas.

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta


O curso destina-se a:

- estudantes de nível de iniciação à paleografia ou com conhecimentos ainda rudimentares;
- investigadores que pretendam iniciar-se no estudo de manuscritos portugueses anteriores ao século XX;
- público, em geral, com interesse pela literatura e/ou documentação portuguesa dos séculos XIII a XIX.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O programa organiza-se em dois blocos, correspondendo o primeiro à apresentação das bases gerais que permitem uma iniciação à Paleografia e Diplomática e o segundo à consolidação da prática de leitura paleográfica e aprofundamento dos conhecimentos em diplomática e edição de texto Bloco A – 3 ECTS 1- Paleografia e Diplomática: conceitos e recursos bibliográficos 2- A materialidade do texto: produção, uso e conservação 3- O desenho das letras 4- Abreviaturas e sinais 5- Números e onomástica 6- Datação e validação documentais 7- Teor diplomático: protocolo, texto, escatocolo 8- Tipologias de escrita 9- Transcrição e edição de documentos: convenções; elaboração de sumários Bloco B – 3 ECTS 1. Paleografia: 1.1. Leitura e transcrição de documentação dos séculos XIII-XIV, XV, XVI, XVII e XVIII-XIX; 1.2. Identificação dos estilos gráficos. 2. Diplomática: génese e tramitação documentais. 3. Edição de texto: principais problemáticas. No final da formação, o estudante deverá ter desenvolvido as seguintes competências: - Domínio da prática de leitura paleográfica de manuscritos; - Capacidade de transcrever um documento e elaborar o seu sumário completo; - Aptidão para identificar as terminologias dos estilos gráficos; - Capacidade para identificar e resolver os principais problemas relacionados com a edição de um manuscrito (original/cópia); - Domínio das principais fases de tramitação do documento do emissor até ao destinatário.

Extensão universitária e cultural > paleografia e diplomática

Preço para verificar