Escultura digital e modelação 3d
Licenciatura
Em Porto
Descrição
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Tipologia
Licenciatura
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Local
Porto
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Datas a escolher
EnquadramentoA modelação 3D tem vindo a evoluir significativamente na última década, em particular nas ferramentas de escultura digital.Softwares como o ZBrush, permitem trabalhar a forma tridimensional independentemente da geometria final que a define, libertando o processo criativo dos constrangimentos técnicos anteriores, como se fosse “plasticina digital”. Estes progressos beneficiam as indústrias que trabalham no contexto de digitalização de objetos, impressão 3D, e visualizações foto-realistas de modelos digitais.No contexto da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, esta ação de formação tem relação direta com a Animação 3D e Efeitos Visuais para Cinema, com as Artes Digitais e Multimédia, bem como com a área do Restauro. Objetivos Modelo PedagógicoA metodologia da ação consiste em primeiro lugar, numa exposição do conteúdo a ser trabalhado, através de diferentes exemplos, métodos e técnicas, bem como análise de modelos.
De seguida, uma demonstração prática é feita pelo formador, através de exercícios.
Consequentemente, os formandos têm oportunidade de testar e executar os conceitos que estão a ser abordados, enquanto são acompanhados pelo formador.
Finalmente, os resultados são partilhados e comentados, de forma a serem comparadas diferentes abordagens e estratégias na resolução dos exercícios.A introdução aos softwares ZBrush e Maya é feita através de exemplos, que permitam aos formandos ficar a conhecer os interfaces e ferramentas de navegação, enquanto criam os modelos digitais. A criação de modelos em ambos programas deverá servir/tornar claro as potencialidades para a produção de modelos mais orgânicos por um lado, ou mais geométricos por outro.
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Opiniões
Programa
Plano de Estudos:
Introdução– 4h
Introdução aos programas, navegação e interfaces.
Introdução às ferramentas de escultura no ZBrush e formatos de importação e exportação entre programas.
Introdução à modelação 3D no Maya, criação de modelos em polígonos, contagem de triângulos, no âmbito de motor de jogos, filmes de animação 3D, ou apenas em imagens.
Subdivisões e edição de polígonos – 4h
Subdivisão de modelos low poly em high poly – métodos de subdivisão, ferramentas para conservar o detalhe.
Ferramentas de edição de polígonos, entre as quais edge-loops, extrudes, bevels e bridge.
Topologia – 4h
Topologia dinâmica, transferência de detalhes entre diferentes tipologias
Retopologia automática e retopologia manual.
Edge flow e articulação da geometria.
Mapeamento de texturas – 4h
UV e texture mapping.,
Mapas de cor, bump, normals e displacements.
Sintetização de imagem – 4h
Formatos de exportação de geometria, resolução de modelos e formatos de impressão 3D.
Motores de render PBR – tipos de luzes, HDR e materiais.
Passes de render, model sheets e turnarounds.
Escultura digital e modelação 3d