Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Mestrado
Em Bragança
Descrição
-
Tipologia
Mestrado
-
Local
Bragança
-
Duração
2 Anos
O programa de estudos é regulado pelo regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário (cf., Decreto-Lei n.º 79/2014 in Diário da República, 1.ª série - Nº 92 - 4 de maio de 2014). Entre outros aspectos, este Decreto-Lei define as componentes de formação do plano curricular (cf., artigos 7º a 12º) e os créditos mínimos para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (cf., n.º 3 do artigo 14.º). As áreas principais são: Prática de Ensino Supervisionada, Didáticas Específicas, Área Educacional Geral, e Área da Docência.
A obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico permite a candidatura aos grupos de recrutamento 100 e 110 (cf., n.º 3 do Anexo do Decreto-Lei n.º 79/2014 ou da sua primeira alteração, o Decreto-Lei 176/2014).
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
O grau de mestre em Educação Pré-Escolar é conferido aos alunos que demonstrem ter a capacidade de:
a) desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao nível do 1.º ciclo, por forma a alcançar desenvolvimentos e aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
b) aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
c) integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
d) comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
e) desenvolver competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.
Podem candidatar-se ao 2.º ciclo de estudos, os titulares de grau de licenciado ou equivalente, os titulares de um grau académico superior estrangeiro e os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Título de Mestre.
Opiniões
Matérias
- Educação
- Educação básica
- Educação Infantil
- Educação Inclusiva
- Metodologia da Educação Pré-Escolar
- Psicologia da Relação Educativa
- Teoria e Desenvolvimento Curricular
- Inclusão
- Necessidades Educativas Especiais
- Artes em Educação
Programa
- Biodiversidade
- Desenvolvimento Profissonal e Investigação em Educação
- Espaço e Sociedade
- Inclusão e Necessidades Educativas Especiais
- Literatura para a Infância
- Opção 1-Expressão Dramática
- Opção 1-Artes em Educação
- Temas de Matemática
- Didática da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico
- Didática das Expressões no 1.º Ciclo do Ensino Básico
- Didática do Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico
- Didática do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico
- Didáticas Integradas em Educação de Infância
- Metodologia da Educação em Creche
- Prática de Ensino Supervisionada
- Seminário de Acompanhamento do Relatório Final
- Metodologia da Educação Pré-Escolar
- Opção 2-Educação e Diversidade
- Opção 2-Psicologia da Relação Educativa
- Opção 2-Ética em Educação
- Opção 2-Teoria e Desenvolvimento Curricular
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico