Do oriente à sala de aula - construção e manipulação de sombras chinesas
Curso
Online
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Nível
Intermediário
-
Metodologia
Online
-
Horário de aulas
25h
-
Duração
Flexível
-
Início
Datas a escolher
-
Campus online
Sim
-
Envio de material didático
Sim
-
Serviço de informação
Sim
-
Aulas virtuais
Sim
Esta ação pretende dar a conhecer metodologias de construção de marionetas de sombra e manipulação das mesmas e com isso mostrar o lúdico e o pedagógico subjacente à exploração artística da sombra. Através da introdução e/ou sistematização de novos recursos pedagógicos, pode e deve haver um desenvolvimento de conteúdos em contexto de sala de aula, apresentados de uma forma mais dinâmica e criativa.
O teatro de sombras é um importante recurso didático, potenciador de uma aprendizagem integrada e vivenciada, que recorre a uma linguagem pluridisciplinar e possibilita o desenvolvimento das capacidades expressivas das crianças. A sua natureza, mágica e poética, convida ao jogo e à experimentação, estimulando a imaginação e a criatividade.
O Educador/Professor tem um papel fundamental no desenvolvimento pleno da expressão-comunicação da criança e, simultaneamente, da sua socialização, podendo para tal recorrer ao Teatro de Sombras como um meio privilegiado para prestar atenção às possibilidades de expressão da criança.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Conhecer diferentes técnicas e usos do teatro de sombras desde os seus primórdios até a atualidade;
Explorar as possibilidades expressivas do teatro de sombras através do estudo dos elementos que o compõem: luz, tela, cenários, corpo, objetos e marionetas;
Descobrir as aplicações desta arte no ensino pré-escolar e ensino básico;
Experienciar um processo criativo individual e em grupo.
Opiniões
Matérias
- Educacional
- Contexto
- Criação
- Apresentação
- Metodologias
- Dinâmica
- Construtiva
- Educativa
- Pedagógica
- Teórico
- Profissional
- Análise
Programa
Conteúdos programáticos
1. Breve introdução ao teatro de sombras desde os seus primórdios até à atualidade
2. O papel do teatro de sombras no contexto educativo e as suas aplicações no ensino pré-escolar e ensino básico
3. Os elementos essenciais para a criação de um teatro de sombras
Tipos de telas;
- Fontes de luz;
- Cenários;
- As personagens – sombras corporais, sombras com objetos e marionetas de sombra;
- A história – pontos de partida para a sua criação.
4. Confeção de marionetas de sombra
5. Criação e apresentação por parte dos participantes de pequenas histórias recorrendo ao teatro de sombras
Metodologias de realização da ação
- A metodologia usada assenta num modelo ativo e participativo onde a teoria e a prática se conjugam de um modo dinâmico e construtivo. Através da experimentação e criação, cada participante terá a oportunidade de trabalhar as ideias transmitidas de forma a poder aplicá-las em contexto educativo.
- A fundamentação teórica sobre a história das Sombras e a sua importância pedagógica – Teóricas
- A descoberta dos elementos essenciais para a criação de um teatro de sombras – Teórico-práticas
- A construção de marionetas, a elaboração ou adaptação de histórias para serem contadas através do Teatro de Sombras. - Práticas
Do oriente à sala de aula - construção e manipulação de sombras chinesas