Da Educação Literária à Escrita Criativa

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Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    Online

  • Horário de aulas

    25h

  • Duração

    Flexível

  • Início

    Datas a escolher

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

  • Aulas virtuais

    Sim

Partindo dos mais recentes documentos orientadores do ME, as Metas Curriculares de Português (MCP), e com particular enfoque no domínio da Educação Literária (que surge pela primeira vez e congrega descritores antes dispersos pelos restantes domínios), esta ação de formação, de caráter teórico-prático, tem como principal objetivo dotar os participantes de ferramentas que lhes permitam conhecer de modo mais aprofundado a produção literária para a infância, em Portugal e no estrangeiro, através do contacto direto com a mesma e da descoberta dos mecanismos de escrita / criação que lhe está subjacente, nomeadamente os modelos estruturais, os esquemas narrativos, a construção de personagens e o uso da linguagem. Pretende-se, neste sentido, que a par do desenvolvimento de competências leitoras e literárias, os formandos se apropriem de técnicas de escrita criativa / “criação literária” motivadoras, capazes de proporcionar encontros positivos com a leitura e com a escrita literária.

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A ter em conta

1. Conhecer e compreender o lugar da Educação Literária nas mais recentes orientações curriculares do ensino básico e a sua importância na formação do aluno enquanto leitor e enquanto cidadão;
2. Dotar os participantes de conhecimentos advindos da investigação recente na área da Literatura para a Infância, nomeadamente no respeitante às principais tendências temáticas e aos géneros discursivos dominantes;
3. Dotar os participantes de ferramentas que lhes permitam explorar as várias componentes da obra literária: os elementos paratextuais, a ilustração, a mancha gráfica e os diferentes discursos verbais;
4. Conhecer/Aprofundar os principais processos e competências implicados na produção textual;
5. Apropriar-se de estratégias lúdicas e criativas que conduzam ao desenvolvimento de competências de escrita e do gosto pela escrita;
6. Criar comunidades de prática, através da partilha de saberes e experiências, numa dinâmica de aprendizagem colaborativa e numa perspetiva de bem comum.

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  • Leitura Nacional
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  • Prática
  • Teórica

Programa

Conteúdos programáticos

  • A Educação Literária nos programas e orientações curriculares do Ensino Básico (Programa, Metas Curriculares, Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares); (1,5h)
  • O papel dos Clássicos da Literatura para a Infância na formação do intertexto leitor; (1,5h)
  • Tendências Temáticas da Literatura Infantil Contemporânea; (3h)
  • Géneros discursivos dominantes na Literatura Infantil Contemporânea; (1,5h)
  • Autores representativos e projetos editoriais relevantes; (1,5h)
  • O álbum: potencial artístico, literário e cultural; principais funções da ilustração; (3h)
  • O texto literário para a infância como modelo e inspiração: descoberta e “desconstrução” dos mecanismos de escrita criativa; (3h)
  • A escrita como motivação para a leitura: atividades “antes” e “após” a leitura. (3h)
  • A leitura literária e a escrita criativa como projeto no Ensino Básico. (7h)

Metodologias de realização da ação

  • As sessões terão carater teórico-prático, compondo-se de três partes:
  • Componente teórica / expositiva, acompanhada da exploração de materiais autênticos;
  • Componente prática (trabalho de grupo) para exploração de obras / sistematização de informação e construção de materiais;
  • Plenário: partilha e apresentação das análises efetuadas e dos trabalhos produzidos.

Avaliação dos formandos

  • Produção de um projeto de “leitura literária e escrita criativa” para aplicação em contexto de sala de aula com base nos fundamentos teóricos e tarefas práticas desenvolvidos ao longo da ação.

Tal como definido pelo Despacho n.º 4595/2015, de maio de 2015, os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores.

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