Curso de pós-graduação em parasitologia e micologia clínico laboratorial

Pos-graduação

Em Almargem

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Almargem

Este curso é dirigido a todos os profissionais na área das Ciências Biomédicas que pretendam atualizar e aprofundar os seus conhecimentos na área da Parasitologia e Micologia Clínico Laboratorial.
A parasitologia-micologia clínica é a ciência especializada no estudo dos parasitas, fungos e das patologias causadas por estes, tanto no Homem como em animais. O número de pacientes suscetíveis aos mais variados tipos de infeções tem aumentado com o passar do tempo, e assim este tipo de infeções tem-se tornado a cada vez mais relevante. O diagnóstico tem por base a combinação de dados clínicos e laboratoriais. Os critérios clínicos são muito variados e, normalmente, apenas presuntivos, ficando muitas vezes o diagnóstico final determinado por provas laboratoriais.
A estrutura do curso alia uma componente teórica sólida a uma forte componente prática (50% da componente estrutural do curso).
A vertente teórica inclui palestras sobre o espectro e epidemiologia da infeção fúngica, fármacos antifúngicos, protozoários e helmintas. Na vertente prática os participantes terão oportunidade de estender os princípios abordados para a prática laboratorial.
Nos diferentes módulos serão convidados professores de outras faculdades e profissionais de mérito reconhecido.
Isto irá permitir aos participantes desenvolver as suas competências no âmbito dos laboratórios de análises clínicas hospitalares e de ambulatório, clínicas ou instituições de investigação.

Instalações

Localização

Início

Almargem (Lisboa)
Ver mapa
Campus Universitário, Quinta da Granja,

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Unidade Curricular de PARASITOLOGIA

  • Introdução à Parasitologia. Epidemiologia das infeções parasitárias. Associação entre espécies.
  • Infeções por protozoários e por helmintas.
  • Diagnóstico das infeções parasitárias: Fatores que influenciam a escolha da metodologia a ser utilizada.
  • Diagnóstico laboratorial das infeções parasitológicas: colheita das amostras; diagnóstico morfológico (exame direto e após concentração da amostra); diagnóstico sorológico e diagnóstico molecular.

Unidade Curricular de MICOLOGIA

  • Introdução aos conceitos básicos da Micologia. Taxonomia e identificação, características de crescimento, de patogenicidade, infeção fúngica e diagnóstico laboratorial.
  • Infeções por Dermatófitos e outras infeções superficiais. Infeções fúngicas oportunistas e emergentes com incidência nas Candidoses, Aspergiloses e Mucormicoses.
  • Princípios e práticas da terapêutica antifúngica. Mecanismos de ação, agentes antifúngicos na prática clínica, testes de suscetibilidade e resistência aos fármacos antifúngicos (CLSI/EUCAST).
  • Diagnóstico laboratorial das infeções fúngicas: colheita das amostras; exame direto e cultural; diagnóstico sorológico, molecular e histológico.

Curso de pós-graduação em parasitologia e micologia clínico laboratorial

Preço para verificar