Neurociências educativas

Pos-graduação

Em Lisboa

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Lisboa

  • Início

    Datas a escolher

A Pós-Graduação em neurociências aplicadas à educação apresenta uma lógica de pedagogia e de formação científica de forma a assegurar uma certificação válida para os destinatários, distinguindo-se pela sua oferta inovadora na área não só da psicologia, mas também da educação, respondendo às necessidades imediatas dos profissionais e de licenciados nas áreas de Psicologia, Educação e Saúde. Por outro lado, este curso apresenta uma solução de formação diferenciada posto que certifica uma oportunidade formativa de aliar a especialização de competências em neurociências com a prática educacional e clínica no mercado de trabalho.

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

A abordagem especializada de temas relacionados com a Neuropsicologia e com a Educação, associando as bases da Neuropsicologia às necessidades dos vários setores da Educação e na perspetiva alargada de Educação ao longo da vida.

Licenciados nas áreas de Psicologia, Educação e Saúde (com foco nos técnicos de Ensino para diferentes faixas etárias, nos técnicos de Educação Especial, e nos técnicos de supervisão e de intervenção de sistemas educativos e de instituições de inserção social); técnicos de reabilitação; e alunos em vias de ingresso em ciclos de Mestrado ou Doutoramento nas áreas referidas. Também para alunos e profissionais com interesse na especialidade de Neuropsicologia e na investigação transversal das neurociências.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Neurodesenvolvimento: percursos normativos da aprendizagem e introdução às questões educativas – 20h
Dificuldades e perturbações do comportamento na Infância e na Adolescência: casos escolares – 30h
Neurociências do envelhecimento: percursos normativos e disfunções do adulto e do idoso* – 30h
Necessidades Educativas e Perturbações da Aprendizagem e do Desenvolvimento (quadros de disfunções em diferentes níveis escolares; expressão verbal e não verbal; gestão de processos educativos) – 20h
Memória, funções executivas e aprendizagem* – 30h
Neurociências da Linguagem e Intervenção Pedagógica (dificuldades específicas de linguagem em diferentes níveis escolares; processos em LM e L2) – 30h
Exames complementares de diagnóstico e aplicação ao ambiente de sala de aula: compreender perfis neurocognitivos – 20h
Avaliação Neuropsicológica: dificuldades de aprendizagem e outros quadros disruptivos em Ensino Regular e Especial – 20h
Neuroreabilitação e contextos de intervenção precoce – 30h

Seminários** – 8h
Seminário: Memória, Cérebro e Aprendizagem
Seminário: A construção de um perfil individual: da Genética Forense à Psicologia Forense
Seminário: Psicologia Forense II
Seminário: Cronopsicologia (ritmos e desempenhos)

* Estes módulos são optativos, sendo que os profissionais da Educação, focando sobretudo Professores e Administradores escolares, apenas frequentam um módulo (Memória, funções executivas e aprendizagem).
** Os seminários designam a fase final do curso de Pós-Graduação em Neurociências Educativas, formando um conjunto temático articulado com diferentes especialidades das neurociências e da Educação. Trata-se de uma forma ativa e dinâmica de conclusão formativa do curso em que os alunos já se encontram na posse de ferramentas de escrita e de técnicas de análise em neuropsicologia aplicada à Educação, portanto poderão desenvolver trabalho de relatório e/ou poster como projeto final do curso.

Neurociências educativas

Preço para verificar