Comportamento, cooperação e relações interpessoais em contexto escolar

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Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    Online

  • Horário de aulas

    25h

  • Duração

    Flexível

  • Início

    Datas a escolher

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

  • Aulas virtuais

    Sim

A escola constitui um sistema que agrega, potencia e interage com outros sistemas de vida das crianças e dos agentes educativos (pais, educadores/professores, auxiliares). Estes agentes da escola estabelecem relações interpessoais que diferem em termos de qualidade e intensidade e que se vão transformando ao longo do percurso escolar. As relações interpessoais interferem também com os processos de ensino-aprendizagem tanto no que se refere aos conteúdos escolares, como à formação pessoal. Assim, as relações interpessoais na escola podem potenciar ou constranger os processos educativos, desencadeando trajetórias positivas de assertividade, apoio e cooperação, ou trajetórias negativas marcadas por conflitos, problemas comunicacionais ou mesmo agressividade (e.g., bullying). O Educador/Professor está no centro desta dinâmica e necessita estar capacitado para desenvolver estratégias não apenas de transmissão de conteúdos, mas também de gestão de comportamentos interpessoais em sala de aula, no recreio, ou mesmo mediar a relação interpessoal que muitas vezes excede o contexto escola, ou seja, num ambiente educativo mais alargado. Assim, é importante analisar a escola numa intersecção de sistemas e como núcleo da dinâmica interpessoal Aluno-Aluno, Aluno-Professor, Escola-Família, no sentido de promover a capacidade deste contexto para potenciar um ambiente educativo de cooperação, construção de relações interpessoais satisfatórias e saudáveis, prevenindo assim as trajetórias mais negativas, nomeadamente de agressividade, com fortes implicações para o insucesso e abandono escolar (CNE, 2015).

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Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

- Aprofundar e atualizar conhecimentos sobre aspetos relativos à comunicação, gestão do comportamento (dentro e fora da sala de aula);
- Aprofundar e atualizar conhecimentos sobre aspetos relacionados com a construção e gestão de relações interpessoais em contexto educativo (e.g., sala de aula, recreio);
- Aprofundar e atualizar conhecimentos sobre a comunicação e a relação escola-família;
- Refletir sobre fenómenos decorrentes de falhas e/ou limitações da construção e gestão relacional e comportamental em contexto educativo, nomeadamente bullying;
- Analisar e refletir sobre estratégias de gestão das relações interpessoais e do comportamento relacional em contexto educativo, particularmente numa perspetiva positiva e de prevenção dos desvios
- Refletir sobre práticas educativas que promovem a comunicação eficaz, a cooperação, a adequação comportamental e a promoção das relações interpessoais positivas no contexto escolar;
- Desenvolver competências sobre estratégias de gestão comportamental e de promoção de relações interpessoais no contexto escolar, envolvendo alunos, família e professores.

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Opiniões

Matérias

  • Contextos
  • Intervenientes
  • Interpessoal
  • Ambiente educacional
  • Comunicação
  • Metodologias
  • Análise
  • Pesquisa
  • Quantitativa
  • Gestão

Programa

Conteúdos programáticos

  • Uma Escola, vários sistemas: contextos, intervenientes e dinâmicas interpessoais.
  • Relação interpessoal e ambiente educativo
  • Relações e comunicação Família e Escola
  • Bullying e agressão entre pares: formas de bullying e estratégias de prevenção e controlo
  • Promoção da cooperação no contexto educativo: comunicação, relação e organização dos tempos e dos espaços educativos

Metodologias de realização da ação

  • As sessões de formação envolvem exposição de informação, debate, partilha de experiências, e análise de documentação para aprofundamento dos temas.
  • Os conteúdos das sessões serão dinamizados de forma a incentivar uma participação ativa dos educadores/professores com base na sua experiência profissional.
  • Privilegia-se a partilha de experiências e de conhecimentos em pequeno e grande grupo.

A avaliação dos formandos

A avaliação dos formandos baseia-se nos seguintes elementos:

  • participação nas tarefas práticas realizadas nas sessões de formação (50%)
  • relatório de pesquisa sobre um dos conteúdos programáticos do curso a selecionar pelos formandos. Este relatório poderá ser individual ou de grupo e deverá consistir num aprofundamento do tema com base na teoria e na investigação produzida e na recolha de evidências em contexto da escola (50%)

Tal como definido pelo Despacho n.º 4595/2015, de maio de 2015, os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores.

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