Como sabemos o que sabemos hoje: o estudo das fontes no contexto das práticas performativas
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EnquadramentoEsta formação no âmbito do estudo de fontes no contexto da performance musical foca elementos fundamentais do desenvolvimento artístico e cultural do educador e tem bifurcações diretas nas artes plásticas, som e música. ObjetivosEsta formação está desenhada para promover e desenvolver o sentido analítico e crítico da música nos dias de hoje e as suas ligações com o passado (o passado que educa o presente). Esta formação vem fornecer uma coleção eclética de utensílios pedagógicos de forma a melhorar a atividade performativa e artística assim como o desempenho em sala de aula, quer nas atividades de música em grupo ou aula individual de uma forma a proporcionar uma performance historicamente mais informada.Os pontos principais: Modelo PedagógicoEsta formação é lecionada em grupo. Os temas serão divididos em seis sessões planeadas de forma a permitir uma aquisição de elementos fundamentais para apresentação para os pares na última sessão.
Sessão 1 e 2 - As sessões partem de uma análise geral da importância e pertinência do estudo das fontes no contexto histórico, criativo artístico e performativo na primeira e segunda sessões. Desta forma, são introduzidas, as ferramentas base para a compreensão dos níveis político-sociais, culturais, religiosos e pedagógicos das fontes na produção artística e performativa contemporâneas. Estas sessões vão permitir que os alunos possam fazer uma interpretação/ oferecer uma performance/ ou incluir nas suas aulas uma componente performativa com carácter histórico mais informativo..
Sessões 3 e 4 - As sessões 3 e 4 tem um carácter mais prático e aberto a analise e discussão de obras iconográficas, desde a renascença aos dias de hoje, passando por uma analise da importância dos instrumentos históricos, o seu estudo, conservação e restauro e prática
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Programa
Plano de Estudos:
Sessão 1 (4h) – Fontes Primárias e Fontes Secundárias: uma coleção dos triunfos e desastres da história da música.
Sessão 2 (4h) – tratados musicais e o desenvolvimento técnico dos instrumentos;
Sessão 3 (4h) – iconografia: como uma forma de arte influência a outra;
Sessão 4 (4h) – os instrumentos históricos, as coleções e as novas tecnologias;
Sessão 5 (4h) – Do fonógrafo ao ipod: preservação, restauro e tratamento de fontes sonoras;
Sessão 6 (4h) – Apresentação para os pares.
Como sabemos o que sabemos hoje: o estudo das fontes no contexto das práticas performativas