Aquisição e perturbações da linguagem: desafios das neurociências da linguagem no século xxi

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Em Lisboa

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    Licenciatura

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    Lisboa

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Pretende-se oferecer formação avançada em aquisição e perturbações da linguagem na criança e no adulto, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e competências necessários ao trabalho nestas áreas, adaptado à realidade do século XXI.
Pretende-se, assim, que os alunos desenvolvam:
(i) compreensão do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem numa perspetiva monolingue e bilingue;
(ii) conhecimentos e competências na área das perturbações da linguagem;
(iii) compreensão das lesões que conduzem às perturbações da linguagem na criança e no adulto;
(iv) compreensão das bases da surdez e da modalidade gestual enquanto modalidade linguística na espécie humana;
(v) competências básicas de procura e leitura de bibliografia científica e desenvolvimento de um enquadramento global da compreensão das perturbações da linguagem, que lhes permitam integrar novas informações, numa área em permanente atualização.Candidatos detentores do grau de Licenciado (privilegiam-se os candidatos com Licenciatura em Linguística, Ciências da Linguagem, Terapia da Fala, Ensino da Língua Materna e não Materna e áreas afins): a) Classificações/notas académicas de licenciatura: 40%. b) Curriculum vitae académico, científico e profissional (valorizadas as publicações, a participação em projetos, os conhecimentos de línguas, a abrangência da experiência profissional e a adequação da formação e da experiência prévias à área de especialização do ciclo de estudos a que se candidata): 40%. c) Carta de motivação: 20%. Candidatos não detentores do grau de Licenciado (ou com o grau sem classificação expressa): a) Curriculum vitae académico, científico e profissional: 80%. b) Carta de motivação: 20%.O aproveitamento em todas as unidades curriculares confere o diploma de curso de especialização.

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A ter em conta

O aproveitamento em todas as unidades curriculares confere o diploma de curso de especialização..
NOTA: A conclusão com aproveitamento de um curso de pós-graduação não conferente de grau não atesta, em caso algum, a conclusão pelo seu titular de parte curricular de mestrado ou de doutoramento.Possibilidade de prosseguimento de estudos nestes domínios científicos em ciclos de estudos conferentes de grau.Adota-se o regulamento de avaliação em vigor na instituição de acolhimento. Cada unidade curricular descreve detalhadamente os métodos de avaliação ias obrigatórias. 2) A...

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Programa

Nome
Aquisição e Perturbações da Linguagem - 1. semestre
Neurociências da Linguagem (ICS-Católica) - 2. semestre
Plurilinguismo, Surdez e Língua Gestual (ICS-Católica) - 2. semestre
Nome
Desenvolvimento da Linguagem em Contextos Multilingues - 2. semestre
Metodologias para o Estudo da Aquisição da Linguagem - 2. semestre

Informação adicional

Adota-se o regulamento de avaliação em vigor na instituição de acolhimento. Cada unidade curricular descreve detalhadamente os métodos de avaliação. 1) Para a frequência das unidades curriculares da pós-graduação não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores.

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