Acompanhamento de Crianças e Jovens

Curso técnico superior profissional

Em Bragança

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Descrição

  • Tipologia

    Curso técnico superior profissional

  • Local

    Bragança

  • Horário de aulas

    120h

  • Duração

    2 Anos

  • Créditos

    120

O perfil do programa de estudos compreende a aquisição de conhecimentos, aptidões e atitudes em várias áreas de educação e formação. A área principal da componente de formação técnica é Serviços de Apoio a Crianças e Jovens. A área de formação mais geral é Serviços de apoio a crianças e jovens.

Instalações

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Bragança (Braganca)
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Campus de Santa Apolónia, 5300253

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Inscrições abertas

A ter em conta

O diploma de técnico superior profissional em Apoio a Crianças e Jovens é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área: a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão; b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos; c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos; d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes; e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia.

Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

Diploma de Técnico Superior Profissional em Acompanhamento de Crianças e Jovens.

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Matérias

  • Educação
    1

    1 estudantes indicaram que adquiriram esta competência ou habilidade

  • Educador
  • Intervenção sócio-educcativa
  • Projectos educacionais
  • Crianças
  • Jovens
  • Inclução social
  • Necessidades especiais
  • Contextos interculturais
  • Prácticas educativas

Programa

Actividades Principais:
  • 1. Elaborar planos de intervenção educativa com crianças e jovens, em diferentes respostas sócio-educativas;
  • 2. Elaborar materiais de apoio sócio-educativo adequados às diferentes faixas etárias com que desenvolvem a sua intervenção;
  • 3. Acompanhar as crianças e os jovens na sua formação e desenvolvimento cognitivo, psico-motor e e sócio-afectivo em diferentes contextos;
  • 4. Assegurar as condições de higiene e segurança das crianças e jovens e a sua integração nas normas de funcionamento das instituições;
  • 5. Dinamizar projetos sócio-educativas adequados a crianças e jovens;
  • 6. Gerir métodos e técnicas de intervenção sócio-educativa que permitam construir respostas ajustadas a cada situação e aos desafios emergentes;
  • 7. Colaborar na inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais, recorrendo a estratégias e recursos educativos que favoreçam o seu desenvolvimento global;
  • 8. Elaborar estudos sobre os contextos e as práticas educativas em que se envolve;
  • 9. Gerir relações interpessoais em contextos interculturais.

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