Licenciatura
Online

Descrição
-
Tipologia
Licenciatura
-
Metodologia
Online
-
Duração
6 Semestres
-
Início
Consultar
Os nossos alunos de turismo atingem uma formação multidisciplinar assente em três pilares fundamentais para esta área de formação-trabalho: profissionalismo, hospitalidade e cosmopolitismo. É esta a filosofia do curso de turismo da UTAD.
Além mais, a missão deste curso é ensinar os estudantes a arte de comunicar, atrair, receber, alojar e servir visitantes, algo que representa uma competência transversal dos profissionais do turismo. Outra competência transversal deste curso é o conhecimento das culturas, das línguas e dos lugares de origem dos turistas, de forma a construir uma relação intercultural mais adequada e menos etnocêntrica.
A ter em conta
O principal objetivo deste curso de licenciatura é formar técnicos superiores de turismo com uma visão ampla, holística e complexa do sistema turístico, que lhes permita melhor gerir, desenhar e planear produtos, experiências, políticas, empresas, organizações, territórios e destinos turísticos. Os licenciados em turismo pela UTAD adquirem as seguintes competências: a) Instrumentais: capacidade de análise, comunicação (domínio de idiomas), organização, planificação, gestão, tomada de decisões; b) Pessoais: Trabalho em equipa, interdisciplinaridade; relações interpessoais; multiculturalidade; cosmopolitismo; pensamento crítico; ética; abertura de mente; empatia; c) Sistémicas: Qualidade; sensibilidade meio ambiental; aprendizagem autónoma; adaptação a novas situações, criatividade; liderado; conhecimento de outras culturas; iniciativa e empreendedorismo; criatividade; defesa de um turismo responsável.
O perfil do licenciado em turismo pela UTAD é a de um técnico superior de turismo polivalente que está capacitado para trabalhar em diferentes áreas profissionais, entre as quais destacamos: 1. Planificação e gestão pública de destinos: gestão do património cultural e natural, gestão de instalações de ócio e deporte; gestão de eventos; 2. Formação, investigação e consultadoria no campo do turismo; 3. Intermediação turística. Ex.: agências e operadores turísticos, guias turísticos, guias intérpretes dos patrimónios… 4. Transporte e logística do turismo; 5. Desenho de produtos, experiências, rotas e atividades turísticas; 6. Alojamento, receção, hospitalidade e acolhimento de visitantes 7. Restauração e gestão da hospitalidade alimentar 8. Animação turística
Opiniões
Matérias
- Geografía del turismo
- Gestión de las organizaciones
- Historia del turismo
- Sociología del turismo
- Economía del turismo
- Património Cultural
- Recursos Humanos
- Marketing del turismo
- Planeación turística
- Turismo cultural
Programa
1er año
Español a1
Geografía del turismo
Gestión de las organizaciones
Historia del turismo
Inglés b 1.1
Introducción al turismo
Métodos cuantitativos en el turismo
SENTIDO DE LA MARCHA
Antropología y Sociología del turismo
Economía del turismo
Español a2
Historia del arte
Inglés b 1.2
Métodos cualitativos en el turismo
2 º año
Análisis del mercado turístico
Contabilidad y Finanzas (I)
Ley de turismo
B Español 1.1
Inglés b 2.1
Operaciones de turismo
Contabilidad y Finanzas II
Español b 1.2
Gestión del patrimonio cultural
Gestión de recursos humanos
Inglés b 2.2
Marketing del turismo
Planeación turística y desarrollo
3er año
Curso de formación de grado en turismo y grado en Turismo (254)
Plataformas digitales en turismo
Turismo cultural
Salud y bienestar, turismo
Turismo y medio ambiente
Turismo, la agricultura y la alimentación
Animación turística
Espíritu empresarial
Gestión de calidad en turismo
OPCIÓN I
OPCIÓN II
OPCIÓN III
Seminario-Diplomado en Turismo (254)
Opcional
Ecoturismo
Turismo del vino
Geoturismo
Itinerarios turísticos
Literatura de viajes y Turismo
Turismo