Treino funcional para músicos: da prevenção da lesão à potenciação da performance.

Licenciatura

Em Porto

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Porto

  • Início

    Datas a escolher

Enquadramento e definição
Um dos objetivos prioritários a desenvolver será dotar o formando de conhecimentos anatómicos, funcionais e posturais que permitam a identificação dos principais fatores de risco de lesão nos músicos e justificam a elevada incidência de tecnopatias nesse grupo profissional/ocupacional.A partir dessa identificação, o formando será apresentado a diferentes protocolos de treino/áreas de conhecimento (por exemplo, RPG, trabalho isométrico, trabalho hipopressivo, treino funcional do core, Técnica de Alexander, trigger point – libertação mio-fascial, entre outras) que poderão ser utilizadas para reduzir o risco de lesão do músico e potenciar a sua performance.
A reeducação postural e o desenvolvimento propriocetivo, buscando uma maior consciencialização corporal, serão uma componente central em todo o processo de treino físico do músico traduzindo-se em aspetos centrais de toda a formação.O desenvolvimento de um trabalho compensatório, reeducativo e de reforço efetuado em pequenas rotinas de aquecimento, libertando o músico de esforços de correção postural durante a sua prática instrumental, iniciarão o formando numa perspetiva diferente do trabalho preventivo tradicionalmente sugerido. Assim, o formando adquirirá uma perspetiva distinta e libertadora da tradicional “correção postural na prática instrumental”, frequentemente de difícil implementação e com resultados perversos na performance instrumental. A busca de estratégias de treino que compensem funcionalmente o músico libertando-o na sua performance musical, trarão uma alternativa ao trabalho postural tradicionalmente desenvolvido com os músicos. Assim, professores, estudantes e profissionais da prática instrumental serão apresentados a novas formas de prevenir lesões e potenciar a sua performance.
AvaliaçãoProfessores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
Professores do Ensino Secundário
Músico instrumentista

Instalações

Localização

Início

Porto
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Quem queres que te responda?

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Programa

Plano de Estudos:

A seleção de conteúdos a abordar será baseada na análise etiológica das lesões músculoesqueléticas e tecnopatias dos músicos. Como resposta a essa análise, será apresentado um variado conjunto de exercícios que poderão ser ajustados individualmente e contribuir para a potenciação da performance física do músico.

Temas a desenvolver:
-Etiologia da lesão profissional (tecnopatia).
-Fatores de risco de um músico.
-Identificação das principais lesões nos músicos.
-Postura cifótica e sua relação com a sintomatologia dolorosa do músico.
-Ampliação do tempo de estudo e estabilização do nível de performance física e intelectual.
-Redução do risco de lesão e/ou diminuição das aptidões físicas na prática instrumental.
-Vicissitudes de um músico e condicionamento do programa de treino.
-Do trabalho profilático à ampliação da performance física.
-Reeducação postural: reconhecimento da postura correta (reeducação propriocetiva) e reforço dos músculos posturais.
-Realização de exercícios profiláticos com diferentes objetivos.
-Exploração de diferentes técnicas e áreas de treino físico no desenvolvimento de um músico (por exemplo, RPG, trabalho isométrico, trabalho hipopressivo, treino funcional do core, Técnica de Alexander, trigger point – libertação mio-fascial, entre outras).

Treino funcional para músicos: da prevenção da lesão à potenciação da performance.

Preço para verificar