Territórios Colaborativos

Curso

Em Lisboa

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Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Lisboa

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Apresentação:
Definir o espaço público através do desenvolvimento da inteligência coletiva crítica, criando mecanismos pró-ativos de participação, avaliação e codecisão.

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Lisboa
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Av.ª das Forças Armadas, 1649026

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Destinatários:
Titulares de uma licenciatura e/ou mestrado integrado nas áreas de arquitetura, urbanismo, planeamento, sociologia, engenharia, gestão e geografia, Decisores públicos de entidades publicas de administração local,membros de organizações associativas locais sem fins lucrativos, fundações de desenvolvimento comunitário local e Câmaras Municipais

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Opiniões

Programa

Programa:
Unidades Curricular:
Contextos de Urbanização e Morfologia
Processos Colaborativos e Participativos em Desenvolvimento Local
Habitabilidade
Processos de fabricação digital aplicada
Empreendedorismo e Inovação Social
Laboratório de Intervenção: territórios colaborativos
Resumo: Uma proposta singular e inovadora no quadro nacional da oferta formativa de ensino superior, reafirmando o papel do ISCTE-IUL, dos Arquitetos Sem Fronteiras - Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa na aproximação a problemáticas emergentes da condição arquitetónica e urbana contemporânea, antecipando mudanças de paradigmas sobre o modo como se equacionará a prática profissional da arquitetura no mundo atravessado por transformações profundas de natureza económica, social, cultural e tecnológica. O envolvimento dos habitantes na definição do espaço público, e consequente melhoria das condições de vida, leva a um desenvolvimento de inteligência coletiva crítica e, naturalmente, as instituições municipais adaptam-se, criando mecanismos pró-ativos de participação, avaliação e codecisão. O curso tem como um dos objetivos essenciais responder a uma necessidade sentida pelos agentes de desenvolvimento comunitário local urbano/arquitetónico na implantação de novas respostas e práticas. Neste contexto, torna-se premente que o arquiteto tenha um papel ativo enquanto mediador, ator, desenhador social e urbano. A colaboração com equipas multidisciplinares (sociólogos, animadores locais, assistentes sociais, psicólogos, agentes do poder municipal, juristas, consultores económicos) e com os cidadãos na procura de soluções de projeto é cada vez mais uma realidade. Intervenção O curso pretende dotar os alunos de competências críticas e de síntese sobre um conjunto de instrumentos e metodologias de caráter multidisciplinar, através do desenho e construção de soluções em cenário real. Exemplos de resultados de edições anteriores

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