Universidade da Beira Interior

Tecnologias e sistemas da informação *

Universidade da Beira Interior
Em Leiria

Preço para verificar
Ou preferes ligar para o centro agora?

Informação importante

Tipologia Licenciatura
Local Leiria
Início Datas a escolher
  • Licenciatura
  • Leiria
  • Início:
    Datas a escolher
Descrição

Objetivos Gerais É amplamente aceite que nas áreas de acelerada evolução tecnológica, como é o caso da Tecnologias e Sistemas da Informação, a desatualização dos profissionais pode ser bastante acentuada. Verifica-se que o país necessita de recursos humanos com formação superior na área da Informática, observando-se grande empregabilidade nesta área. Portanto, face à característica demográfica em Portugal e ao aumento do número de empresas que se têm instalado na Beira Interior, a atual oferta de um curso de Tecnologias e Sistemas da Informação na Beira Interior representa uma desafio ao qual só é possível responder com grande qualidade e atratividade.
A Licenciatura em Tecnologias e Sistemas da Informação, para além de proporcionar a habilitação de um primeiro ciclo de estudos, também possibilita aos estudantes prosseguirem os seus estudos para um segundo ciclo em Tecnologias e Sistemas da Informação ou em algum curso de segundo ciclo equivalente em Informática.

Instalações (1)
Instalações e datas

Localização

Início

Leiria
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

· Quais são os objetivos deste curso?

Competências Os licenciados do curso de Tecnologias e Sistemas da Informação terão adquiridos um conjunto de conhecimentos relacionados essencialmente com a informação que os sistemas informáticos podem fornecer a uma empresa, no sentido de a ajudar a definir e a atingir os seus objetivos, assim como com os processos que uma empresa pode implementar ou melhorar usando a tecnologia da informação. Os Sistemas de Informação centram-se nas características da Tecnologia da Informação, a qual é um complemento dos Sistemas de Informação e cujo foco vai mais para a própria tecnologia do que para o que a informação transporta. Os profissionais das Tecnologias e Sistemas da Informação possuem um misto de conhecimento e de experiência prática, o que os tornam especialistas quer na implementação e manutenção de infraestruturas da tecnologia da informação de uma organização, quer na formação das pessoas que a usam. Desta forma, os licenciados em Tecnologias e Sistemas de Informação ficam aptos a exercer diversas funções na área da Informática, tais como - projetar e desenvolver aplicações informáticas, em especial sistemas de informação, - administrar sistemas informáticos, - instalar, configurar e fazer manutenção de redes informáticas, - prestar serviços de consultadoria e de auditoria de sistemas de informação.

· Público alvo

Saídas Profissionais O curso permite ao futuro Licenciado trabalhar nas diversas áreas da Informática, em especial: - desenvolvimento e administração de Sistemas de Informação; - instalação, manutenção e suporte de Equipamento Informático, em empresas públicas e privadas. Também estará qualificado a exercer Formação em Informática (após a obtenção de devido certificado) nos diversos organismos que proporcionam esta atividade.

· Titulação

Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES Registo DGES R/A-Ef 1317/2011, 18-03-2011

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Quem queres que te responda?

Somente publicamos o teu nome e pergunta

Programa

Arquitetura de Computadores I


Inglês Técnico


Matemática para Informática I


Programação I


Tecnologias da Internet


Tecnologias de Redes Informáticas


Arquitetura de Computadores II


Aspetos Profissionais da Informática


Matemática para Informática II


Programação II


Inteligência Artificial


Interação Humana com o Computador


Programação III


Programação Orientada a Objetos


Pesquisa e Publicação de Informação


Tecnologia de Computadores


Aplicações Multimédia


Bases de Dados I


Engenharia de Software


Sistemas Operativos


Administração de Sistemas


Análise de Sistemas


Base de Dados II


Organização e Gestão de Empresas


Segurança Informática


Estágio


Informação adicional

Infraestruturas Os estudantes têm à sua disposição um vasto conjunto de infraestruturas, tais como a Biblioteca Central (com 200 terminais informáticos, aberta das 9 às 23 horas) e uma sala de estudo no departamento, assim como algumas salas específicas do curso, como sejam os laboratórios para aulas: - 3 laboratórios para aulas práticas de software (com 30 computadores cada), - 1 laboratório para aulas práticas de hardware (sistemas digitais e arquitetura de computadores), - 1 laboratório para aulas práticas de redes de computadores e Internet (com routers, switches, cablagem em cobre e em fibra ótica, e wireless), Além disto, os estudantes têm também acesso às infraestruturas proporcionadas pelos vários grupos de investigação: ALLAB, IT-Covilhã, HULTIG, MediaLab, NetGNA, NMCG, Regain, Release, SD, SEGAL, SociaLab (ver Os alunos têm ainda acesso wireless permanente à Internet e aos seus serviços em todo o campus universitário, incluindo nas residências universitárias.

Compare para escolher melhor:
Ver mais