Curso

Em Carnaxide

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Carnaxide

  • Início

    Datas a escolher

| A QUEM SE DESTINA
Interessados em ganhar competências em tecnologias do Som, e que revelem ainda vocação para os fenómenos da música e das tecnologias dos media.

| OBJETIVOS
Formação teórica/ prática do fenómeno do áudio, com incidência no estúdio de som e na produção musical.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Assistentes em estúdios de som, salas de espetáculo, auditórios, produtoras de cinema, televisão e vídeo, estações de televisão e produtoras na área do digital (com os dois níveis de formação completos).

Instalações

Localização

Início

Carnaxide (Lisboa)
Ver mapa
Av. Comendador Nunes Corrêa, nº 44

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

| OBJETIVOS
Formação teórica/ prática do fenómeno do áudio, com incidência no estúdio de som e na produção musical.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Assistentes em estúdios de som, salas de espetáculo, auditórios, produtoras de cinema, televisão e vídeo, estações de televisão e produtoras na área do digital (com os dois níveis de formação completos).

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

CONTEÚDOS DO CURSO SOM I

| O FENÓMENO DO SOM (33h)
Fenómenos do som: propagação sonora; frequência e comprimento de onda; onda simples e complexa; harmónicos; o espectro sonoro. A intensidade de som e o decibel. Fenómenos acústicos: absorção; reflexão; transmissão; difração; refração; difusão; reverberação; delay; formas de controlo de ruído. Ouvido e perceção: anatomia e funcionamento; intensidade e frequência; localização espacial de fontes sonoras; fenómeno auditivo e sistemas de medição.

| ELETRICIDADE E ELECTRÓNICA (24h)
A eletricidade e a eletrónica para o áudio: leis fundamentais; a manutenção de equipamento; instrumentos e ferramentas, a mala do técnico de som; alguns circuitos mais significativos. Áudio digital: teorema de Nyquist; a quantização; processo de gravação e reprodução; ligações: AES/EBU, S/PDIF e tipos de conexão tais como MADI, ADAT, TDIF, USB, MIDI, etc..

| AUDIÇÃO CRÍTICA E LINGUAGEM MUSICAL (24h)
Educação auditiva; desenvolvimento auditivo e análise crítica; equilíbrio tonal de sistemas de escuta; dinâmica, corpo harmónico e transparência musical.
Conceitos de linguagem musical: as notas; a pauta; claves; figuras rítmicas; escalas e graus, tons e meios-tons; o compasso; compassos mais usados; tempo, metrónomo e bpm; intensidade de som; tempos fortes, tempos fracos; ritmo, melodia, harmonia; famílias de instrumentos. Agrupamentos vocais e instrumentais: os naipes de voz; géneros musicais; o midi e a linguagem musical; editor de pauta e correspondências com a linguagem musical.

| PRO TOOLS (33h)
Pro Tools como workstation digital, o in/out Setup, MIDI Studio Setup, configuração e optimização do sistema, possibilidades do sistema, importação de ficheiros e session data, estrutura dos menus, tipos de pistas, janela de edição, timebase, edição em gridmode e determinação de BPM, edição áudio, modos de gravação, modos de escuta, automação de pistas e plugins, técnicas de mistura básicas, criação da mistura final (bounce to disk).

| ESTÚDIO, CAPTAÇÃO E GRAVAÇÃO ÁUDIO (45h)
O estúdio de som. Microfones: diafragma; princípios de funcionamento, tipos de microfones, caraterísticas técnicas e eléctricas; A escolha do microfone, pré-amplificadores, técnicas de captação para instrumentos acústicos e elétricos e normas de captação estéreo. Mesas e controladores áudio: mesa analógica, mesa digital e controlador DAW. Gravação em Pro Tools: abrir sessões, armar pistas, in/out setup, planificar o routing de sinal interno e externo; sincronismo, escutas. Retorno do sinal. Utilização de auxiliares e inserts, processamento de sinal; backups.

| MISTURA E MASTERIZAÇÃO (36h)
Módulo teórico-prático, constituído por exercícios de edição, processamento, mistura e masterização em Pro Tools e outros softwares especializados em masterização. Processamento de sinal: equalização, compressão e limiters, os efeitos de reverb, delay e por modelação. Os vários tipos de plugins. Edição em Protools. As principais funções de edição.

| MIDI, SINCRONISMO E ÁUDIO DIGITAL (24h)
O MIDI 1.0 e 2.0: protocolo, interfaces e conectores. As mensagens MIDI e SysEx, o GM e o XG. Equipamentos. Teclados e módulos de som, sequenciadores, samplers, triggers – hardware e software. As novas tecnologias associadas ao MIDI. MTC e MMC: Sincronismo MIDI com hardware.
O Timecode e Wordclock: Uso e configuração. A conversão e transmissão digital de áudio – protocolos e conectores.
O Patchbay digital em hardware e software.

| PROJETO MUSICAL (51h)
O objetivo deste módulo é implementar trabalhos onde os alunos põem a prova os conhecimentos adquiridos ao longo do ano, onde concebem, desenvolvem e finalizam um projeto musical, não serão lecionados conteúdos. O trabalho obedecerá a um calendário que se pretende rigoroso. Os alunos criam, definem e escolhem em grupo os projetos que pretendem concretizar. Os parâmetros técnicos mínimos são definidos pelo formador. A avaliação do módulo será feita em função do cumprimento do projeto nas suas vertentes: calendário, criatividade, rigor técnico e espírito de equipa.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2018. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

| FORMAÇÃO EXTRA
A World Academy estimula a que os seus alunos aprendam o máximo possível, mesmo fora de aulas: colaboração em exercícios de alunos de outros cursos como por exemplo Criação Musical, Acting ou Apresentação de TV e Rádio; uso do estúdio e outros meios fora das aulas; visitas a estúdios profissionais.

Som i

Preço para verificar