Sociologia: exclusões e políticas sociais

Mestrado

Em Leiria

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Leiria

  • Início

    Datas a escolher

Objetivos Gerais 1. Desenvolver competências analíticas aprofundadas em torno da exclusão social, das mutações ao nível da organização social e da actual reorientação das políticas sociais;
2. Proporcionar um alargamento do debate teórico em torno da problemática das "exclusões";
3. Aprofundar o debate teórico e empírico sobre os processos de conversão das políticas públicas passivas em políticas activas;
4. Desenvolver competências analíticas e práticas no domínio dos processos de planificação e intervenção por projectos;
5. Fomentar uma capacitação para a aplicação de conhecimentos a novos problemas e contextos, numa perspectiva académica, profissional e multidisciplinar;
6. Aprofundar competências de condução autónoma de investigação no domínio de especialização, orientada por objectivos teóricos ou propósitos de resolução de problemas práticos;
7. Incentivar oportunidades à continuação do aprofundamento das problemáticas em causa, em contexto académico ou de exercício profissional.

Instalações

Localização

Início

Leiria
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Competências Competências intelectuais:
1. Compreender, analisar e utilizar criticamente os principais conteúdos teóricos e conceptuais
associados à análise sociológica das políticas e exclusões sociais;
2. Dominar conteúdos fundamentais agregados às sub-áreas que compõem a estrutura curricular;
3. Identificar instrumentos metodológicos e técnicos necessários à aplicação do saber
teórico em contexto prático, quer se trate de investigação aplicada ou da implementação de
projetos de intervenção;
4. Elaborar análises com consistência teórica, metodológica e empírica nos domínios científico do ciclo de estudos;
5. Desenvolver uma capacidade de avaliação crítica em torno dos efeitos de opções programáticas
sobre a realidade concreta, objeto de intervenção.

Competências práticas:
6. Demonstrar capacidades analíticas e práticas no domínio dos processos de planificação e intervenção por projectos;
7. Demonstrar competência na aplicação de conhecimentos e suportes teóricos a novos problemas e contextos, numa perspectiva académica, profissional e multidisciplinar;
8. Demonstrar competência na condução autónoma de investigação no domínio de especialização, orientada por objectivos teóricos ou propósitos de resolução de problemas práticos;

Competências transversais:
9. Demonstrar capacidade de problematização sobre a realidade social em análise e defender com consistência lógica, teórica e empírica proposições e argumentos próprios;
10. Revelar proficiência na redacção escrita e oral, apresentação e uso de tecnologias de suporte;
11. Demonstrar capacidades de concepção, organização e execução de trabalhos teóricos e empíricos e de gestão e desenvolvimento autónomo de actividades de aprendizagem;
12. Revelar autonomia na problematização de questões a investigar, na selecção, e tratamento de fontes de informação, teorias, metodologias e técnicas a utilizar;
13. Demonstrar proficiência na organização, redacção, apresentação, uso de software informático e defesa da dissertação.

Saídas Profissionais - Técnicos e responsáveis de organismos públicos (Segurança Social, da Administração Local e Regional) e das organizações privadas sem fins lucrativos (IPSS, Instituições de Utilidade Pública, Organizações e Iniciativas de Desenvolvimento Local)
- Intervenção social e definição/condução de políticas sociais a um nível local, regional ou nacional
- Investigação em centros de estudos e outras entidades dedicados à análise da pobreza e exclusão social e/ou definição de estratégias políticas na área da intervenção social
-Técnicos superiores do Rendimento Social de Inserção
- Técnicos superiores ao nível autárquico/regional, capazes de definir/conduzir estratégias de combate à pobreza e exclusão social.

Requisitos de Admissão
• Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
• Titulares de um grau académico superior adquirido no estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudo organizado segundo o processo de Bolonha;
• Titulares de um grau académico superior adquirido no estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
• Detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional relevante na área.

Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Ef 1353/2011, 18-03-2011

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Metodologias de Diagnóstico, Planeamento e Prospetiva


Teorias da Exclusão Social


Estado-Providência e Políticas Sociais


Opção 1


Gerontologia Social


Processos de Mudança Social Nas Sociedades Contemporâneas


Saúde e Sociedade


Opção 2


Ciência, Tecnologia e Participação Pública


Metodologias de Investigação


Metodologias Avançadas de Apoio à Investigação


Dissertação/Projeto


13379
13380
13384
13386
13387
13388
13391
13392
13395
13382
13443
13444
13445
13446
13447
13448
13449
13450
13451

Informação adicional

Infraestruturas - Bibliotecas Biblioteca Central,Biblioteca da Unidade de Ciências Sociais e Humanas e o Centro de Documentação Europeia. - Biblioteca online •bases de dados; •revistas electrónicas,nomeadamente da Oxford University Press, Elsevier, Taylor & Francis, ISI Proceedings; •revistas electrónicas que não são assinadas pelos SD; •links com interesse para as várias áreas de investigação; •serviços de difusão de informação disponível. - Centros informáticos Um laboratório de informática, salas de aula e outros espaços, equipados com terminais e PC’s com ligação em rede interna e à rede web e com software. A universidade dispõe de rede wireless. 4. e-Conteúdos Plataforma digital, e-Conteúdos, que constitui uma ferramenta que permite a interacção à distância de docentes-alunos e alunos-alunos e onde são disponibilizados todos os materiais didácticos de apoio ao funcionamento das disciplinas, fóruns de discussão e outras actividades.

Sociologia: exclusões e políticas sociais

Preço para verificar