Revestimentos tradicionais de cal: conservação e restauro

Licenciatura

Em Porto

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Porto

  • Início

    Datas a escolher

EnquadramentoOs revestimentos de cal constituem uma técnica tradicional do património edificado português, estando presentes em muitos edifícios quer no exterior quer no interior. Desde meados dos anos 90 do século XX que, em Portugal, se registou um interesse pela recuperação das técnicas tradicionais de rebocos e estuques, contando hoje Portugal com um bom naipe de especialistas no tema. O desenvolvimento dos setores da reabilitação e da conservação e restauro tem sido uma constante, justificando-se a formação de profissionais habilitados para a intervenção no domínio da conservação de rebocos e estuques antigos. Esta pertinência aumentou sobretudo com os recentes surtos de reabilitação urbana aliados à procura turística centrada nas principais cidades como Lisboa e Porto.Visa-se assim qualificar profissionais habilitados para a conservação e o restauro deste tipo de revestimentos quer para intervir em obras de reabilitação quer em obras de conservação de monumentos classificados. Objetivos Modelo PedagógicoComponente teórica (aula expositiva)
Componente prática (em oficina) Apoios/Parceiros:FAUP - Faculdade de Arquitetura – Universidade do PortoNCREP - Núcleo de Consultoria em Reabilitação do Edificado e do PatrimónioAPPRUP - Associação portuguesa para a Reabilitação UrbanaConservadores-restauradores; arquitetos; engenheiros; profissionais ligados à reabilitação e ao restauro de património arquitetónico; gestores de monumentos e sítios históricos.8 horas9h às 13h e das 14h às 18h130,00 €15 VagasCentro de Conservação e Restauro - Eduarda Vieira
Estudos Avançados e Formação
Tel: 22 619 62 02 / 43
Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto

Instalações

Localização

Início

Porto
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Plano de Estudos:

  1. Metodologias de Inspeção e diagnóstico de Rebocos Antigos. Da ciência à Obra.
  2. Levantamento de anomalias em rebocos antigos. Métodos e Técnicas de Conservação e Restauro para intervir em rebocos de cal.
  3. Casos práticos de conservação e restauro de argamassas tradicionais.
  4. Práticas de elaboração de técnicas de rebocos antigos.

Revestimentos tradicionais de cal: conservação e restauro

Preço para verificar