Relações internacionais

Mestrado

Em Leiria

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Leiria

  • Início

    Datas a escolher

Objetivos Gerais O Mestrado visa propiciar aos licenciados oportunidades de consolidação e desenvolvimento de uma formação sólida, especializada e interdisciplinar que os capacite a aprender, abordar e interpretar as transformações sociais, económicas, políticas e institucionais num quadro internacional. Fornece um perfil de formação que capacita os pós-graduados a desenvolver as suas actividades em organizações intervenientes no contexto internacional (governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, públicas e privadas, empresas, associações, universidades, entre outras) e em diferentes domínios (cooperação e desenvolvimento, negociação internacional, economia e mercados, direitos humanos, construção e manutenção da paz e educação, entre outros), a realizar investigação na área de conhecimento das Relações Internacionais e a participarem na tomada decisão com especialistas de várias áreas.

Instalações

Localização

Início

Leiria
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Competências Compreende, analisa e utiliza ferramentas conceptuais, teóricas, metodológicas e técnicas de análise quantitativa e qualitativa avançadas em domínios de saber especializados das Relações Internacionais.

Compreende e interpreta literatura teórica e empírica veiculada por publicações de referência internacional nos domínios de especialização.

Revela pensamento crítico quanto a argumentos alternativos sobre problemas contemporâneos da realidade internacional, nomeadamente no âmbito das suas áreas de especialização.

Interpreta e avalia factos e dinâmicas da realidade internacional relevantes para a acção de organizações com vocação internacional e utiliza estratégias coerentes e integradas na sua abordagem.

Procede, com rigor científico, à integração dos conhecimentos disciplinares de natureza sociológica, económica, política, institucional e histórica na abordagem de problemas complexos e práticos que animam a vida internacional e que se colocam às organizações nela intervenientes.

Saídas Profissionais A formação pós-graduada em Relações Internacionais é acolhida por uma significativa diversidade de percursos profissionais, sectores económicos e organizações, desde as diferentes actividades de diplomacia a serviços externos de empresas industriais, bancos e autarquias. É, contudo, importante realçar que as oportunidades de exercício de funções como quadros seniores em organizações internacionais e nacionais aumentam com a obtenção dos graus de Mestre e, mais significativamente, de Doutor. Destacam-se, entre outros, os seguintes empregadores potenciais:

- Instituições da administração pública central nacional;

- Instituições da União Europeia (Conselho, Parlamento, Comissão e seus serviços de apoio);

- Organizações governamentais internacionais;

- Serviços de relações externas do sector empresarial do Estado, de institutos públicos, de empresas privadas, de bancos e outras instituições financeiras e associações empresariais;

- Organizações não governamentais, nomeadamente as que operam nos domínios ambiental, de ajuda humanitária, da cooperação comercial e tecnológica internacional e do desenvolvimento e cooperação internacional;

- Serviços de relações externas da administração regional e local;

- Instituições de consultoria;

- Instituições de ensino;

- Meios de comunicação social

Requisitos de Admissão
Podem candidatar-se, de acordo com o artigo 17.º do Decreto-lei n.º 74/2006, de 24 de março:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Ef 1351/2011, 18-03-2011

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Comércio e Desenvolvimento Internacional


Espaço Lusófono


Metodologia de Investigação em Relaç. Internacionais


Debates Teóricos em Relações Internacionais


Política Externa das Grandes Potências e Segurança Internacional


Negociação Internacional e Prática Diplomática


Problemas e Políticas Globais


Marketing Internacional


Seminário de Investigação


União Europeia Como Ator Global


Dissertação/Estágio/Projeto


Informação adicional

Infraestruturas Biblioteca Os alunos de Relações Internacionais dispõem de duas bibliotecas: a Biblioteca Central e a Biblioteca da Unidade de Ciências Sociais e Humanas e de um Centro de Documentação Europeia. A Biblioteca Central, situada no Pólo I, é constituída por uma área de 6000 m2 repartida por 5 pisos, dispondo de cerca 600 lugares de estudo, onde os seus utilizadores, academia e comunidade, podem usufruir dos seus fundos bibliográficos, entre os quais se inclui o Fundo do Banco Mundial. A Biblioteca da Unidade de Ciências Sociais e Humanas, situada no Pólo IV, é constituída por área com 327 m2 e 92 lugares sentados, destinada a apoiar as licenciaturas, mestrados e doutoramentos. Biblioteca on line Os Serviços de Documentação da Universidade da Beira Interior (SD/UBI) disponibilizam na sua página de Internet diversos recursos electrónicos que se dividem, fundamentalmente, em: bases de dados, revistas electrónicas, assinadas pela Universidade, nomeadamente da Oxford University Press, Elsevier, Taylor & Francis, Springer, ISI Proceedings, ABI/INFORM, PROQUEST, ou oferecidas por outras instituições, que também se podem encontrar em papel nos SD, outras revistas electrónicas com interesse para alunos, docentes e investigadores da Universidade que não são assinadas pelos SD, links com interesse para as várias áreas de investigação, um serviço de difusão de informação, que inclui vários recursos electrónicos, tais como newsletters de várias áreas e o boletim bibliográfico dos SD/UBI com actualização mensal, onde se podem encontrar os números das revistas e bases de dados em CD-Rom, assim como as monografias mais recentes. Centros informáticos . A unidade orgânica na qual funcionará o Mestrado dispõe de um laboratório de informática, salas de aula e outros espaços equipados com terminais e PC’s com ligação em rede interna e à rede web e com software

Relações internacionais

Preço para verificar