Realização i

Curso

Em Carnaxide

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Carnaxide

  • Início

    Datas a escolher

| A QUEM SE DESTINA
A todos os que queiram ser profissionais de Realização, com uma forte componente prática e de treino tanto das ferramentas da Realização como das ferramentas que suportam a criação audiovisual.

| OBJETIVOS
Formar profissionais de Realização, Assistência de Realização e Anotação ou Mistura Vídeo para Televisão e Cinema.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Assistentes de Realização, Anotadores, Misturadores Vídeo ou Realizadores para Produtoras de Conteúdos, Canais Generalistas e de Cabo; Canais de Youtube; Produtoras de Publicidade ou de Cinema.

Instalações

Localização

Início

Carnaxide (Lisboa)
Ver mapa
Av. Comendador Nunes Corrêa, nº 44

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

| OBJETIVOS
Formar profissionais de Realização, Assistência de Realização e Anotação ou Mistura Vídeo para Televisão e Cinema.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Assistentes de Realização, Anotadores, Misturadores Vídeo ou Realizadores para Produtoras de Conteúdos, Canais Generalistas e de Cabo; Canais de Youtube; Produtoras de Publicidade ou de Cinema.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

CONTEÚDOS DO CURSO

| LINGUAGEM, FORMA E NARRATIVA AUDIOVISUAL (21h)
O alfabeto de quem trabalha a imagem; escalas de planos e movimentos; continuidade visual; regras essenciais; os sistemas formais visuais; mise-en-scéne; as áreas artísticas em redor da realização.
Exercícios práticos de análise de sequências.
A estrutura dos três atos: o grande pilar da narrativa; o contraste entre o final e o início. Criação do primeiro ato: o setup. Criação do segundo ato: o caminho. Criação do terceiro acto: a resolução. Evento inesperado e plot twists.
Exemplos e exercícios de storytelling para imagem.

| PRODUÇÃO E MERCADO (12h)
As fases de trabalho: pré-produção; produção; pós-produção; distribuição. Determinar quais os planos iniciais: low/no budget; orçamento médio; alta produção.
Produção interna e produção externa. Coprodução: distribuir os custos.
Formas de financiamento: encomenda; venda posterior; concurso; patrocínios.
Formas de distribuição. Custos dos serviços e equipa; custos com equipamento; custos com deslocações; outros custos; imprevistos. Levantamento financeiro de um projeto: estimativa de tempo; estimativa de pré-produção; estimativa de produção; estimativa de pós-produção.
Autorizações. Contratos. Documentos de rodagem. Introdução à promoção e vendas.

| CAPTAÇÃO E EDIÇÃO VÍDEO E ÁUDIO (39h)
A Realização e a Direção de Fotografia. Análise de sequências. Introdução à captação de Imagem. Câmaras DSLR: sensores; diafragma, velocidade e ISO; profundidade de campo; lentes e narrativa audiovisual. Acessórios DSLR: montagem de adaptadores para vídeo e áudio. Captação de áudio fora da câmara. Exercícios de operação de câmara com DSLR.
Introdução à Teoria da Montagem. Análise de sequências.
As principais componentes do Interface no Premiere; importação de material de imagem e som para a ferramenta; organização, visionamento, catalogação e pesquisa rápida de material.
Introdução à edição: escolha de material e a marcação de áreas; edição na timeline; ferramentas de ajuste rápido da montagem.
Edição intermédia: técnicas de ripple, roll, slide e slip para ajuste de clipes e cortes; ferramentas de trim.
Manipulação áudio no Premiere. Correção de cor, efeitos e grafismos.

| REALIZAÇÃO | BASES (30h)
A equipa de Realização e a sua relação com as outras equipas. A Realização, a Assistência de Realização e a Anotação.
Enquadrar um plano: as bases da composição. A regra dos 180º em ação: análise de sequências.
Exercício de realização de entrevista com entrevistador e dois convidados. A altura da câmara. Ponto de Vista. Espaço e Tempo. Planificar uma sequência para a continuidade.
Exercício de continuidade (personagem a atravessar os vários espaços da World Academy) com câmara fixa e várias escalas de planos. Nos exercícios os alunos rodam nas principais funções da Realização.

| REALIZAÇÃO LIVE | TALKSHOW (48h)
(+aulas extra para montagem)
Introdução à Régie. Operação com a mesa de mistura. Operação para o lançamento de peças. As funções principais nas equipas de uma emissão televisiva de entretenimento. As funções da equipa de realização nas emissões em direto. O trabalho do Assistente de Realização no set. A comunicação entre equipas. Visitas técnicas a todas as funções e espaços de uma emissão em direto de um programa de entretenimento. Discussão do guião de talkshow com a turma de Guionismo. Pré-produção do talkshow em contato próximo com a turma de produção e outras turmas envolvidas. Ensaios com os atores para os sketches humorísticos. Planificação e gravação em multicâmara de sketches humorísticos. Gravação no exterior de entrevistas. Exercício de Ensaio e gravação live de talk-show de entretenimento, com conteúdos de apresentador, entrevistas em estúdio e no exterior, sketches humorísticos e público. Colaboração com as várias turmas de audiovisual da World Academy (Câmara, Cenografia, etc.).

| REALIZAÇÃO LIVE | CONCERTO (18h)
(+aulas extra para montagem)
Audição e Planificação audiovisual das músicas do concerto. Discussão com a banda sobre a estratégia visual. Ensaio de realização multicâmara com câmaras fixas, câmara móvel e grua durante o soundcheck. Exercício de Realização live multicâmara de concerto em colaboração com as várias turmas de audiovisuais da World Academy.

| ESCRITA DE ARGUMENTO (24h)
Drama e conflito, as ferramentas principais do argumento. A estrutura dos 3 atos. Criação de Personagem: o protagonista. Os desejos e ambições do protagonista. Começar pelo final e depois construir um inicio oposto: a criação de um arco narrativo. Primeiro ato: Introdução ao mundo da narrativa e às personagens. Personagens secundários.
Inciting incident ou Evento Inesperado: a destruição do status quo do mundo e personagens da narrativa. Plot point 1: a passagem para o segundo ato. A divisão do segundo ato em atos menores. Construção de obstáculos ao longo do segundo ato. Caraterização dos personagens através dos obstáculos. Obstáculos físicos, emocionais ou pessoais. O meio do guião. Plot point 1: revelação e passagem para o segundo ato. O terceiro ato: o caminho para o clímax e resolução.
Exercício de criação individual de curta-metragem de ficção.

| DIREÇÃO DE ATORES (24h)
Os métodos “históricos” da representação: Stanislavsky, Actor’s Studio, entre outros. A colaboração entre realizador e ator: uma relação de confiança mútua. Entender o trabalho do ator, as suas ferramentas e os seus problemas. O realizador como orientador e como auxílio nas dúvidas frequentes. A importância das leituras e dos ensaios. O trabalho no guião durante os ensaios com os atores. As marcações. Exercícios de interpretação para realizadores: técnicas de relaxamento; exercícios de improvisação. Definir a função e a motivação de cada cena. A importância das unidades dramáticas e dos beats de ação na preparação de uma cena. Exercícios de direção de atores em colaboração com a turma de Acting, com e sem câmara.

| REALIZAÇÃO | STORYTELLING (33h)
Neste módulo pretende-se juntar os conhecimentos de Realização I e Direção de Atores para realizar sequências de ficção já anteriormente escritas e que visam treinar a mise-en-scène, a escolha de planos, a direção de atores e várias técnicas de realização em duas sequências de ficção. A turma de realização prepara, filma, ilumina e edita as suas sequências.
Exercício prático de realização de ficção com diálogos, movimentações e marcações em interiores.

| REALIZAÇÃO DE CINEMA | CURTA-METRAGEM (51h)
Os alunos realizam curtas-metragens de ficção a partir de textos da turma de argumento e com duração aproximada entre os 5 e os 10 minutos. As curtas-metragens a realizar pretendem simular a realidade do mercado de trabalho em cinema e envolvem todas as turmas de audiovisual da World Academy, cada qual concentrada na sua área de trabalho. Os alunos de realização trabalham em triplas (Realizador, Assistente de Realização e Anotador) durante a pré-produção e rodagem, com o supervisionamento dos formadores das várias áreas. Cada aluno faz a sua montagem individual em dupla criativa com um aluno da turma de pós-produção vídeo. As melhores curtas-metragens concorrem a festivais de cinema.

NOTA: Alguns alunos de Realização podem ser chamados a colaborar como realizadores em projetos de outras turmas de documentário e publicidade, para além de vários projetos de realização Multicâmara nas parcerias e exercícios World Academy.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Outubro de 2017. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

| MOSTRA FINAL
Os melhores trabalhos, além de serem enviados para mostras e festivais, serão exibidos no Festival World Academy.

Realização i

Preço para verificar