Química medicinal *

Licenciatura

Em Leiria

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Leiria

  • Início

    Datas a escolher

Objetivos Gerais A Licenciatura em Química Medicinal tem como objectivo formar Licenciados com conhecimentos de base de Química e Biologia, para inserção no mundo do trabalho em áreas envolvendo a aplicação de métodos científicos e técnicas inovadoras e a utilização de instrumentação complexa, para o desenvolvimento de novos fármacos.
Esta Licenciatura permitirá conhecer e desenvolver as estruturas das moléculas base de medicamentos e relacioná-las com os seus efeitos sobre os organismos vivos e com as suas propriedades terapêuticas. A modelação molecular será também aplicada na exploração e compreensão de novos tópicos na área médica, tendo em conta os tipos de patologias e seus efeitos a nível celular.
A Licenciatura em Química Medicinal resulta da interligação entre as Faculdades de Ciências e de Ciências de Saúde da UBI resultando daí um incremento na cooperação existente e permitindo aos estudantes um enquadramento das unidades curriculares leccionadas com a área da saúde.

Instalações

Localização

Início

Leiria
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Competências O Licenciado deverá possuir competências no âmbito das operações fundamentais de um Laboratório de Química e de metodologias computacionais, que lhe permitirão uma inserção rápida no mercado de trabalho envolvendo a aplicação dos conceitos apreendidos. Adicionalmente, serão desenvolvidas competências de auto-aprendizagem que lhe permitirão autonomamente acompanhar a evolução futura dos conhecimentos nesta área, bem como interagir com outros profissionais em ambientes multidisciplinares.

Competências específicas:
-aplicar as estratégias actuais de descoberta e desenvolvimento de fármacos a projectos concretos
-utilizar tecnologias informáticas, incluindo modelação molecular, ao desenvolvimento de fármacos e à compreensão dos seus mecanismos moleculares de acção
-produzir e caracterizar moléculas potencialmente bioactivas com diferentes graus de complexidade
-relacionar os aspectos estruturais das moléculas com a sua actividade biológica e toxicológica e utilizar a informação obtida no aperfeiçoamento de estruturas
-poder integrar-se numa equipa multidisciplinar de descoberta e desenvolvimento de fármacos.

Saídas Profissionais O curso de Química Medicinal é um curso que tem várias saídas profissionais porque o licenciado fica habilitado em várias áreas de conhecimento.
A indústria farmacêutica será o maior empregador para os licenciados deste curso que poderão fazer parte de equipas multidisciplinares para a criação e adaptação de novos fármacos.
Os licenciados poderão ser integrados em laboratórios de investigação públicos ou privados para participarem na preparação de novos produtos biologicamente activos.
As empresas de desenvolvimento de produtos para a indústria farmacêutica são possíveis empregadores, devido aos conhecimentos teóricos destes licenciados.
As áreas tecnológicas ligadas à saúde necessitam de licenciados nesta área para fazerem a interligação produção-aplicação de novos medicamentos.
Indústria química ligada à produção de materiais para uso clínico, para determinar a viabilidade do produto.
Empresas de base tecnológica para a criação de novos produtos para aplicação nas áreas da saúde, agro-alimentar, cosmética, entre outras.

Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Cr 2/2011, 14-06-2011

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Matemática


Perspetivas em Química Medicinal


Química I


Biologia Celular e Molecular


Técnicas Laboratoriais em Química


Bioestatística


Fisiologia Geral


Química II


Informática em Química


Física Aplicada


Fitoquímica Medicinal


Química Bioinorgânica


Química Analítica


Bioquímica I


Química Orgânica


Bioquímica II


Métodos Instrumentais de Análise


Biofarmacologia


Química Orgânica Complementar


Química Física Microscópica


Biotoxicologia


Síntese Química


Microbiologia


Química Medicinal I


Grupo Opção 1


Química Medicinal II


Design Computacional de Fármacos


Projeto


Grupo Opção 2


10260
10261
10266
10267
10268

Informação adicional

Infraestruturas As UC do curso de Química Medicinal vão decorrer nos departamentos de Química, Física, Matemática e das Ciências da Saúde em salas e laboratórios de aula. No departamento de Química o pessoal não docente que colabora neste curso é: 1 técnico superior, 4 assistentes técnicos e 1 secretário. No departamento de Física 1 assistente técnico. No departamento de Ciências da Saúde 3 assistentes técnicos darão o apoio necessário para as aulas leccionadas neste departamento. Este curso tem também o apoio de técnicos do centro de informática, do centro de óptica e da biblioteca. Instalações físicas afectas e/ou utilizadas pelo ciclo de estudos (espaços lectivos, bibliotecas, laboratórios, salas de computadores, etc.). Salas de aula 998 m2 Laboratórios de aulas 643 m2 Laboratórios de investigação 559 m2 Salas de computadores 472 m2 Biblioteca 4157 m2 Centro de Informática 1278 m2 Centro de Óptica 694 m2 Residências para estudantes 10858 m2 Cantinas e bares 5886 m2

Química medicinal *

Preço para verificar