Programa doutoral em design de moda (pd em parceria)  

Doutoramento

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Doutoramento

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

O doutoramento em Design de Moda é um curso em associação entre a Universidade do Minho e a Universidade da Beira Interior, e que conta com a colaboração de professores de outras instituições de ensino superior portuguesas, como da FAULisboa e da ESART.
O doutoramento em Design de Moda tem como objetivos fomentar a investigação e desenvolvimento em Design de Moda, apostando na inovação e na transdisciplinaridade através de diversas áreas, nomeadamente Design de Moda, Design, Materiais e Tecnologias, Gestão e Design Têxtil e Desenho. Procura assim a formação de uma nova geração de especialistas e investigadores na área do Design de Moda, altamente qualificados e capazes de um trabalho autónomo de investigação, desenvolvimento e inovação em ambiente universitário ou empresarial, de forma a contribuir para a criação de um novo conhecimento que potencie a interação entre a Universidade e o tecido empresarial e contribua para a competitividade e sustentabilidade da indústria nacional e europeia.
Funcionamento e Plano de estudos:
O doutoramento em Design de Moda é organizado anualmente em cada uma das Universidades associadas, tendo decorrido a primeira edição (ano letivo 2014/15) na Universidade do Minho, Campus de Azurém, Guimarães.
O ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Design de Moda tem 180 ECTS e decorre ao longo de 6 semestres. Segundo o artº 31º do Decreto-Lei nº 107/2008 este ciclo de estudos integra a elaboração de uma Tese original e a realização de um conjunto de Unidades Curriculares dirigidas à formação para a investigação, denominado Curso de Doutoramento.

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Objetivos gerais do ciclo de estudos
1. Contribuir, numa sociedade baseada no conhecimento, para a formação de alto nível em design de moda;
2. Promover, em contexto académico e/ou empresarial, o progresso da atividade profissional;
3. Promover um ensino/aprendizagem de natureza multidisciplinar, envolvendo áreas científicas associadas ao design de moda como a cultura, o marketing, as tecnologias e outras disciplinas relacionadas;
4. Desenvolver investigação fundamental e aplicada em design de moda, de carácter multidisciplinar, no âmbito de projetos integrados nas Unidades de Investigação associadas ao curso;
5. Promover a internacionalização e/ou a ligação à comunidade através da parceria com outras instituições académicas e/ou empresariais, nacionais ou estrangeiras, no sentido de valorizar e disseminar o conhecimento científico.
Objetivos de aprendizagem
O percurso curricular do 3º Ciclo visa proporcionar a aquisição de conhecimentos e competências (formais e informais) de referência que permitam continuar a aprender, experimentar e aplicar conhecimentos em novas situações. Assim, o plano doutoral orienta-se decisivamente para o aprofundamento dos processos pedagógicos, científicos e críticos de Bolonha.
Outorgar-se-á o grau de doutor aos estudantes que demonstrem, na observância do Regulamento e do DL 74/2006: capacidade de compreensão sistemática dos conteúdos e aptidão para a investigação no domínio científico do design de moda; respeitar as normas académicas; demonstrar capacidades analíticas e de síntese; apresentar um contributo original para o campo de conhecimento em design de moda; serem capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas; entender as eventuais implicações da investigação na sua especialidade nos âmbitos académico, profissional, económico, tecnológico, social ou cultural.

Consideram-se setores de potencial empregabilidade do curso:
O ensino superior e tecnico-profissional no campo do design de Moda; Empresas de produção de produtos de moda; Centros de investigação no domínio do Design de Moda.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Branding de Moda
Fenomenologia da Moda
Interfaces Design de Moda e Tecnologia
Metodologias e Técnicas de Investigação
Comunicação Científica
Gestão da Inovação
Gestão de Projetos
Liderança
Merchandising e Comunicação no Ponto de Venda
Merchandising Visual
Projeto de Tese em Design de Moda
Seminários de Investigação em Design de Moda
Tese em Design de Moda

Programa doutoral em design de moda (pd em parceria)  

Preço para verificar