Programa doutoral em ciências da educação  

Doutoramento

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Doutoramento

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

O Doutoramento em Ciências da Educação (DCE) promove a investigação autónoma e avançada nos diferentes domínios das CE, incluindo a Educação, o Ensino, a Formação de Formadores e as Ciências Básicas da Educação. As competências a desenvolver nos doutorandos passam pelo conhecimento aprofundado e reflexivo numa determinada área temática a pesquisar, pelo desenvolvimento de metodologias de recolha, análise e sistematização de dados, pela responsabilidade ética e profissional pelo conhecimento construído e posicionamentos assumidos, pela divulgação científica das principais conclusões, destacando os contributos da investigação realizada para a inovação e a transformação dos contextos e das políticas educativas.
O Curso, na sua vertente tutorial, assenta na realização, pelo doutorando, de uma investigação e na elaboração e defesa em provas públicas de uma Tese original, enquadrada numa das 12 áreas de especialização do doutoramento: Desenvolvimento Curricular, Educação em Ciências, Educação em História e Ciências Sociais, Educação em Línguas Estrangeiras, Educação Matemática, Filosofia e História da Educação, Literacias e Ensino do Português, Organização e Administração Escolar, Sociologia da Educação e Política Educativa, Psicologia da Educação, Supervisão Pedagógica, e Tecnologia Educativa.
Em termos de metodologia de trabalho espera-se do doutorando a consulta de bibliografia atual e especializada na área da sua investigação, bem como, no quadro dos projetos de investigação da instituição, a realização de um estudo original com metodologia adequada, sob a supervisão do(s) seu(s) orientador(es). Os doutorandos são incentivados a participar em seminários e a realizar estadias breves noutras instituições, assim como a apresentar comunicações e artigos.

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

1. Conhecer aprofundadamente os modelos teóricos dos temas versados na investigação e na tese, consultando a bibliografia nacional e estrangeira relevante e atual na área;
2. Conhecer as metodologias qualitativas e quantitativas de investigação em Ciências da Educação;
3. Construir sínteses reflexivas, a partir da teorização e dos resultados da investigação na área;
4. Demonstrar autonomia na condução de investigação, nomeadamente conceber e realizar projetos;
5. Equacionar e interpretar problemas das Ciências da Educação numa perspetiva sistémica e numa visão crítica do conhecimento;
6. Refletir e discutir resultados da investigação;
7. Comunicar oralmente e por escrito resultados, reflexões e conclusões junto de públicos diversos;
8. Refletir sobre o potencial impacto e relevância da sua investigação, promovendo a inovação e a transformação das políticas e das práticas.

O grau de doutor é um requisito de ingresso ou progresso na carreira académica no Ensino Superior. Também em outras carreiras profissionais, o grau de doutor releva para efeitos de progressão de carreira e para uma diferenciação, por complexificação, das funções (estudos, concepção e direção de projetos), por exemplo em serviços da administração central e local, associações ou fundações, instituições de solidariedade social, empresas, centros de investigação ou agrupamentos escolares. O grau de doutor qualifica também os seus detentores para o desempenho de funções de investigação científica no ramo de conhecimento e área de especialização a que se refere este grau, bem como para atividades relacionadas com a promoção e divulgação de atividades de elevada exigência científica e técnica.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Comunicação Científica: Teoria e Prática
Metodologia de Investigação I
Projeto de Tese em Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa
Temas Avançados em Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa
Metodologia de Investigação II
Projeto de Tese na Especialidade de Estudos Curriculares
Temas Avançados em Estudos Curriculares
Tese em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular

Programa doutoral em ciências da educação  

Preço para verificar