Produção para televisão e cinema

Curso

Em Carnaxide

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Carnaxide

  • Início

    Datas a escolher

| A QUEM SE DESTINA
A todos os que queiram ser profissionais em funções de produção, com uma forte componente prática e de interação com outros cursos, nas áreas de televisão, cinema e publicidade.

| OBJETIVOS
Formar profissionais de Produção para televisão, cinema, publicidade e vídeo em geral.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Produtoras de vídeo e televisão, canais e estações de televisão, produtoras de cinema, produtoras digitais de conteúdos, departamentos de vídeo e comunicação de marcas e organizações, agências de publicidade.

Instalações

Localização

Início

Carnaxide (Lisboa)
Ver mapa
Av. Comendador Nunes Corrêa, nº 44

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

| OBJETIVOS Formar profissionais de Produção para televisão, cinema, publicidade e vídeo em geral.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS Produtoras de vídeo e televisão, canais e estações de televisão, produtoras de cinema, produtoras digitais de conteúdos, departamentos de vídeo e comunicação de marcas e organizações, agências de publicidade.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

CONTEÚDOS DO CURSO

| LINGUAGEM E TECNOLOGIA AUDIOVISUAIS (18h)
Linguagem audiovisual: imagem, imagem em movimento, planos e planificação,
montagem e continuidade, som e música, guião.
Tecnologias: luz e iluminação, câmaras, sinal e formatos vídeo,
som e áudio, pós-produção.

| LEGISLAÇÃO (18h)
Legislação audiovisual.
Direito de Autor e Direitos Conexos.
Lei do Cinema.
Legislação de televisão e de publicidade; fundos públicos de apoio ao cinema.
Contratos; licenciamentos.

| MONTAGEM FINANCEIRA, MARKETING E PROMOÇÃO (24h)
Da montagem de projeto à produção, distribuição e exibição.
Montagem financeira para filmes: investidores, patrocinadores,
coprodutores, fundos públicos.
Receitas de bilheteira, televisão e vendas internacionais.
Marketing e promoção de filmes: estudos de mercado, festivais,
estreias, patrocínios, feiras, relação com os media e publicidade.
Conteúdos televisivos: formatos, públicos e tendências.
Estações e canais TV: áreas e organização.
Conceção de conteúdos e programas. Gestão de programação,
grelhas e audiências.
Marketing e promoção: estudos de mercado, audiometrias,
canais complementares e cross media, ativações do canal/
programas e autopromoções.

| DOCUMENTÁRIO (45h)
Documentário, grande reportagem, reportagem e promocional.
Géneros e formatos de documentário. O ponto de vista.
O planeamento e a imprevisibilidade do real. Montagem
financeira.
Produção: recursos e etapas. Relação do produtor com
realizador, argumentista/investigador e equipa técnica.
Técnicas de produção: logística, autorizações e locais, imagens
de arquivo, direitos de autor e de imagem, etc.
Promoção, exibição e venda: feiras, festivais, televisão e cinema.
Exercício prático de produção de documentários em conjunto
com alunos de outros cursos audiovisuais.

| PUBLICIDADE (42h)
Publicidade, marcas e empresas.
A agência de publicidade: áreas e organização.
Relação cliente, agência e produtora.
Produção publicitária: recursos, etapas e especificidades.
Técnicas de produção: briefing, ppm’s, planeamento e orçamentação, casting e testes, locais e autorizações, direção de arte, pós-produção.
Exercício prático de produção de spots publicitários, em conjunto com alunos de outros cursos audiovisuais.

| TELEVISÃO (66h)
Produção em televisão: interna, externa, coprodução. Marcas, patrocínios e licenciamento.
Workflow de um canal tv: captação e gravação em estúdio e exteriores, pós-produção vídeo e áudio, storage, receção e emissão, continuidade e streaming.
Estúdio de televisão: plateau e régie, tecnologias, funções, tarefas e comunicação.
Visita a estação de televisão. Documentação de produção e preparação.
Exercícios práticos de produção multi-câmara em estúdio, em conjunto com alunos de outros cursos audiovisuais: TV Show e Concerto ao vivo.

| FICÇÃO (62h)
A produção em ficção: filmes, telefilmes, séries, sitcoms e novelas. Etapas: argumento, casting, contratações, levantamentos e mapas, orçamentação, scouting, testes e ensaios, gravação e pós-produção. Necessidades técnicas específicas de cada obra: da captação à pós-produção. Técnicas e exercícios de planeamento, levantamento, autorizações, contratos e orçamentação. Exercício de produção de curtas-metragens, cobrindo todas as etapas e rodando os alunos em todas as funções de produção, e ainda em conjunto com alunos de outros cursos audiovisuais. Os melhores filmes serão enviados para festivais e mostras de curtas de escolas.

| PROJETO FINAL (25h)
Produção e acompanhamento de segundo exercício no qual os alunos assumem o papel de produtores do programa e são responsáveis pelo produto final, pela escolha das equipas e profissionais, pela pós-produção e finalização, e são avaliados através do visionamento do resultado final. Metade da turma assume a produção de novos talkshows, enquanto a outra metade assume a produção de outro projecto de ficção.
Toda a preparação é acompanhada por formador, mas a partir do momento das gravações os alunos assumem os papeis sem assistência de formador, como prova final da sua autonomia nas funções de produção.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Outubro de 2017. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

Produção para televisão e cinema

Preço para verificar