Produção de eventos e espetáculos

Curso

Em Carnaxide

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Carnaxide

  • Início

    Datas a escolher

| OBJETIVOS
Conhecer os principais meios, funções e tarefas na produção de qualquer evento.
Dominar na prática as principais operações de produção, gestão e promoção de um evento.
Estar apto a integrar o mercado como assistente de produção ou produtor júnior em qualquer tipo de evento profissional.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Assistentes de Produção para produtoras de eventos, promotoras de espetáculo, agências de comunicação, departamentos de marketing e comunicação de grandes marcas, salas de espetáculo, companhias de teatro e dança, promotores de música e, ainda, espaços e instituições culturais.

Instalações

Localização

Início

Carnaxide (Lisboa)
Ver mapa
Av. Comendador Nunes Corrêa, nº 44

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

| OBJETIVOS
Conhecer os principais meios, funções e tarefas na produção de qualquer evento.
Dominar na prática as principais operações de produção, gestão e promoção de um evento.
Estar apto a integrar o mercado como assistente de produção ou produtor júnior em qualquer tipo de evento profissional.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Assistentes de Produção para produtoras de eventos, promotoras de espetáculo, agências de comunicação, departamentos de marketing e comunicação de grandes marcas, salas de espetáculo, companhias de teatro e dança, promotores de música e, ainda, espaços e instituições culturais.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

CONTEÚDOS DO CURSO

| PRODUÇÃO (28h)
O que é um evento e para que serve.
Tipologias.
Etapas da produção.
Recursos humanos, logísticos e financeiros.
Carreiras e mercado.
As funções e tarefas principais do produtor.
Visita a espaço de eventos.
Programação e desenho de produção.
Pré-produção, promoção, produção e balanço.
Equipa do venue. Equipa do promotor do evento.
Equipa do artista. Coordenação de equipas. Gestão de Públicos.
Exercício prático de produção de um concerto, por cada turma, no Auditório World Academy.

| LEGISLAÇÃO (20h)
Legislação de espetáculos e eventos.
Licenciamentos e autorizações.
Legislação e normas de segurança.
Gestão e segurança de públicos.
Direitos de autor e conexos.
Licensing.

| SOM (24h)
Noções gerais sobre som e áudio.
Acústica de espaços.
Sistemas e equipamentos áudio:
Captação, gravação, monição e amplificação.
Equipas e operações principais.
Aula prática em auditório.
Visita técnica.

| ILUMINAÇÃO E VÍDEO (28h)
Noções gerais sobre luz e iluminação.
Principais tecnologias e projetores de luz.
Estruturas e Rigging.
Mesas de luz, softwares e robótica.
Efeitos especiais de imagem e cénicos.
Desenho de luz.
Tecnologias e equipamentos de projeção vídeo.
Captação e gravação vídeo.
Aula prática de iluminação em auditório.
Visita técnica.

| DIREÇÃO TÉCNICA E DE CENA (20h)
Tipos e exemplos de espaços e eventos.
Direção Técnica: funções, equipa, operações.
Direção de Cena: música e espetáculo, teatro e dança.
Technical riders: tipologias e exemplos.
Planeamento, montagens, ensaios e evento.
Palcos e elementos cénicos.
Visita a montagem ou ensaio técnicos.

| MARKETING E PROMOÇÃO (24h)
Noções de marketing.
Objetivos do evento e público-alvo.
Promotores e agências.
Plano estratégico de promoção/comunicação.
Criatividade e campanha media.
Medias digitais (redes sociais, apps, etc).
Sponsoring, naming, brand placement e brand entertainment.
Relações públicas. Avaliação de resultados.
Exercício prático de promoção e comunicação dum evento.

| GESTÃO FINANCEIRA (24h)
Noções gerais de finanças e gestão financeira.
Fontes de financiamento: público, privado, bilheteira,outros. Orçamentação: breakdown, breakeven, estimativas, imprevistos, final. Análise financeira de projectos.
Risco e rentabilidade. Investimento.
Distribuição de receitas e dividendos.
Co-produções, eventos internacionais e fora de território nacional.

| EVENTOS EMPRESARIAIS E DE MARCA (32h)
As empresas: o evento como estratégia de comunicação, marketing e venda.
Encontros e reuniões, conferências, congressos, feiras, team building, outros.
Relações entre produtores, empresas de comunicação e empresa/cliente.
Briefings e conceção do evento.
Fases de pré-produção, produção e avaliação de resultados.
Análise de case studies.
Ativação das Marcas: o evento como parte da estratégia e campanha de comunicação das marcas.
Relações entre o marketing da empresa, agência e produtor.
Naming, patrocínio, apoio, evento da marca.
Criatividade, imagem, novidade e participação como fatores chave.
Casos no desporto, festivais de músicas, festas de cidade e outros.
Criação mix media entre evento e outros media.
Avaliação de impacto e retorno.
Exercício prático de criação e apresentação de projeto de evento.

| ESPETÁCULOS E CULTURA (32h)
O que é um evento cultural.
Artes visuais e artes performativas.
Montagem e sustentabilidade financeira. Fontes de receita.
A relação entre direção artística e produção.
Os diferentes públicos de um evento cultural.
Etapas e funções de produção nas artes performativas: teatro e dança em particular.
Festivais, espaços culturais e de espetáculo, eventos em espaços efémeros e não convencionais.
Concertos em formato standard, showcase, festivais, tournées.
Funções na área da produção de concertos: promotor, produtor e manager.
Papel das editoras na gestão de concertos e tournées. Relações com o artista.
Booking e agenciamento.
Contratos.
Equipas, etapas e planeamento da produção de um concerto.
Exercício prático de criação e apresentação de projeto de espetáculo.

| FESTIVAL WORLD ACADEMY (43h)
Projeto final de programação, produção e promoção de um dos dias do Festival World Academy, em articulação com os cursos de Técnico de Espetáculos, Som, Realização, Câmara e Iluminação, Fotografia, Make-up, Fashion Design, Criação Musical, entre outros.
O Festival consiste, duma forma global, numa mostra de talentos da World Academy e da comunidade criativa nacional, aberto ao público em geral. Será realizado com apoio de parceiros e num espaço público a definir.
O curso terá apoio financeiro, logístico e promocional da World Academy e será registado em vídeo e fotografia.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 120h e máximo de 480h (1 a 3 meses), podendo ser realizado numa ou mais organizações/eventos.
Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Junho e Dezembro de 2019. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

Produção de eventos e espetáculos

Preço para verificar