Produção e promoção de música
Curso
Em Carnaxide
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Local
Carnaxide
-
Início
Datas a escolher
| A QUEM SE DESTINA
A todos os que queiram ser profissionais de promoção e produção de musica, com uma sólida formação inicial nas componentes globais da indústria musical.
| OBJETIVOS
Compreender as linguagens e procedimentos de um promotor e produtor na indústria musical. Dominar na prática a operação de promoção e do marketing da música. Estar apto a integrar o mercado profissional, com os conhecimentos e a prática necessária que esta indústria exige.
| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Management e agenciamento, empresas produtoras e promotoras de espetáculos, editoras discográficas e de distribuição digital, sites e portais especializados, e ainda, integração em instituições espaços culturais ligados à música e ao espetáculo.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
| OBJETIVOS
Compreender as linguagens e procedimentos de um promotor e produtor na indústria musical. Dominar na prática a operação de promoção e do marketing da música. Estar apto a integrar o mercado profissional, com os conhecimentos e a prática necessária que esta indústria exige.
| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Management e agenciamento, empresas produtoras e promotoras de espetáculos, editoras discográficas e de distribuição digital, sites e portais especializados, e ainda, integração em instituições espaços culturais ligados à música e ao espetáculo.
Opiniões
Programa
CONTEÚDOS DO CURSO
| INDÚSTRIA MUSICAL (18h)
Breves noções de história da música popular. A influência dos movimentos artísticos na criação musical. Evolução da indústria discográfica. A nova geração de tecnologias. Tendências no mercado da música.
| MANAGEMENT, AGENCIAMENTO E EDIÇÃO (24h)
Produtores, managers, editoras, promotores e agentes. Organização e gestão das editoras. Majors, independentes, netlabels e edição de autor. Gestão de repertório e catálogos. Publishing e Licenciamento. Distribuição e vendas: canais, especificidades. Gestão de carreira. Agenciamento de artistas. Funções de management.
| LEGISLAÇÃO (18h)
A proteção das obras, os direitos de autor e direitos conexos. Intervenientes no processo de produção musical e elementos contratuais. Gestão coletiva de direitos. Legislação do espetáculo e da distribuição e reprodução digital.
| GESTÃO FINANCEIRA (21h)
A indústria da música: planos financeiros. Despesas: fabrico, distribuição, retalho, campanhas, artistas, outros. Receitas: cd e dvd, web, concertos, tv, sponsoring , mobile, merchandising, crowdfunding , outros. Orçamentação e gestão financeira de projectos. Gestão integrada de produto: packaging (valorização do produto), formatos e canais (distribuição física e digital), concertos (editoras e outros stakeholders do investimento e retorno).
| PRODUÇÃO MUSICAL (27h)
Composição, arranjos e métodos de composição. Demos. Gravações caseiras. Noções gerais sobre som. Tipos de estúdios. Equipamentos e novas tecnologias. Técnicas de captação e gravação. O papel do produtor. Visita a um estúdio profissional. O papel do editor, a edição de autor. Edição, fabrico e distribuição. Edição e distribuição digital.
Exercícios práticos de captação, gravação e mistura de música.
| PRODUÇÃO DE CONCERTOS (27h)
A produção de concertos em formato standard, showcase, festivais, tournées.
Outros espetáculos com música integrada: dança, teatro, musicais, espetáculos multimédia.
Equipamentos e tecnologias para música ao vivo.
O planeamento e as diversas fases da produção de um evento.
Carreiras na área da produção de concertos: promotor, produtor e manager.
Papel das editoras na gestão de concertos e tournées.
Exercício prático de produção de um concerto na World Academy.
| PROJECTO EDITORIAL (50h)
Elaboração e planeamento de um projeto editorial (conceito e label, artistas, músicas). Linha editorial. Posicionamento no mercado. Recursos de produção. Planeamento de promoção e media.
Exercício prático de criação de projetos editoriais completos, individualmente ou em pequenos grupos, para pitching a formador, turma e profissionais do mercado convidados.
Exercício prático de produção e promoção de um conjunto de concertos, baseados num ou mais projetos editoriais selecionados e inseridos no Festival World Academy (programado e produzido por vários cursos da escola). Haverá articulação com alunos de Design, Técnico de Espetáculo, Som, Vídeo e Fotografia. Os concertos terão ainda apoio financeiro, logístico e promocional da World Academy.
| MARKETING E PROMOÇÃO (24h)
Tipos de públicos e de produtos. Tendências de mercado. Os media tradicionais e digitais.
Planos estratégicos em marketing musical. O briefing. Planos e acções de promoção. Planeamento media. Relações públicas. Comunicação social. O press kit e as ferramentas tradicionais. Marketing Digital. Promoção nos pontos de venda.Visita a estúdio de televisão ou rádio.
Exercício prático de elaboração de plano estratégico de marketing e criação de conteúdos para o Projecto Editorial.
| PRODUÇÃO MEDIA (21h)
Fotografia: sessões fotográficas com artistas.
Design: logotipo do artista/banda, capa e inlay de edição, cartaz e outros materiais impressos, merchandising.
Vídeo: produção de videoclip musical, vídeos promos e vídeo de concertos.
Digital: criação de imagem e perfil em sites, redes sociais, inserção em sites e apps especializadas.
Criação de conteúdos para o módulo de Projeto Editorial.
| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2019. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.
Produção e promoção de música