Pós-produção vídeo

Curso

Em Carnaxide

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Carnaxide

  • Início

    Datas a escolher

| A QUEM SE DESTINA
A todos os que queiram ser profissionais de pós-produção vídeo, sabendo aliar um forte conhecimento técnico das ferramentas a um know how criativo e narrativo das mesmas.

| OBJETIVOS
Formar técnicos e criativos especializados em Pós-Produção Vídeo.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Assistentes de Pós-Produção e Editores / Pós-Produtores para Produtoras de Conteúdos, Canais Generalistas e de Cabo; Canais de Youtube; Produtoras de Publicidade ou de Cinema.

Instalações

Localização

Início

Carnaxide (Lisboa)
Ver mapa
Av. Comendador Nunes Corrêa, nº 44

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

| OBJETIVOS
Formar técnicos e criativos especializados em Pós-Produção Vídeo.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Assistentes de Pós-Produção e Editores / Pós-Produtores para Produtoras de Conteúdos, Canais Generalistas e de Cabo; Canais de Youtube; Produtoras de Publicidade ou de Cinema.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

CONTEÚDOS DO CURSO

| LINGUAGEM E MERCADO AUDIOVISUAL (15h)
PRODUÇÃO: Introdução ao mercado de trabalho e ao lugar da Pós-Produção inserida na cadeia de produção: televisão, cinema, outras produtoras e web; equipas de trabalho; as várias saídas profissionais na Pós-Produção.
LINGUAGEM: Linguagem Audiovisual: o alfabeto de quem trabalha a imagem; escalas de planos e movimentos; continuidade visual; regras essenciais; os sistemas formais visuais; o lugar da Pós-Produção na Linguagem Audiovisual. Exercícios práticos de análise de sequências.

| ADOBE PREMIERE (33h)
Introdução à Creative Cloud Adobe. Diferenças entre versões. As principais componentes da interface no Premiere. Importação de material de imagem e som; organização, visionamento, catalogação e pesquisa rápida de material; Introdução à edição: escolha de material e a marcação de áreas; edição na timeline; ferramentas de ajuste rápido da montagem; edição intermédia: técnicas de ripple, roll, slide e slip para ajuste de clips e cortes; ferramentas de trim. Edição avançada: técnicas de replace; edição com marcas; selecção avançada e sincronismo de pistas. Ferramentas áudio no Adobe Premiere; técnicas FX: velocidade, títulos e efeitos. Introdução à correção de cor no Premiere. Personalização dos layouts e do teclado.

| ADOBE AUDITION: PÓS-PRODUÇÃO ÁUDIO (27h)
Conceitos áudio de base: frequência e amplitude. Conceitos de áudio digital: sample rate e bitdepth. A waveform de áudio. Áudio não comprimido e áudio comprimido: formatos standard.
As diferenças entre mono, stereo e 5.1. Adobe Audition CC: Interface. Importação de ficheiros áudio de diferentes fontes. Trabalho em pistas. Normalização de níveis de áudio. Ajuste manual de níveis de áudio.
Operações frequentes em pós-produção de áudio: redução de ruído, compressão, ajustes de ganho, equalização, remoção de sibilantes. Integração entre o Audition CC e o Premiere CC. Edição e controlo multi-pista. Output de áudio. Exportação para OMF. Importação e Exportação XML. Exercícios de Pós-Produção Áudio. Exercício de sonorização.

| TECNOLOGIAS DE PÓS-PRODUÇÃO (21h)
Standards de Vídeo: SD, HD, 2K, 4K. Dimensões de imagem. Frame rates. vídeo interlaçado (i) e vídeo progressivo (p). A diferença entre captar a 25p, 50p ou outras framerates.
Compressão digital: compressão vídeo, data rate e color sampling. Os principais formatos de vídeo digital. Hardware para pós-produção. Placas de hardware vídeo. Entradas e saídas de vídeo profissional.
Velocidades e características de cartões de memória e discos rígidos (HDD/SSD) para Pós-Produção Vídeo.
Os workflows vídeo: workflow DSLRs; workflow Broadcast ENG; workflow Tape; workflow cinema digital; workflow Live Streaming; workflow canais generalistas; workflow canais cabo. Entender o bitrate vídeo; relação entre velocidade de exportação e qualidade de vídeo; o Adobe Media Encoder como ferramenta de conversão e exportação de formatos. Criação e utilização de proxies.
O vídeo para a web: codecs, Open Captions e Closed Captioning, links, metadata.

| STORYTELLING E MONTAGEM NARRATIVA (24h)
Os sistemas formais e a montagem. A relação entre guião e montagem. O tempo na montagem. A escolha do plano na montagem.
O efeito da quebra de regras. Visionamento e desconstrução de sequências de montagem narrativa. Preparar uma montagem. Definir o objetivo e o tipo de caminho para o atingir.
Técnicas e ferramentas de edição multicâmara em Premiere
Exercícios de montagem para treinar a justaposição. Quando cortar e quando não cortar: duração dos planos; a importância do som e da música. A criação do rough cut e do fine cut. Exercicios de montagem para treinar a intenção. Exercícios para treinar o ritmo. Exercícios de montagem de diálogo e de construção narrativa. Visionamento, análise e feedback de todos os trabalhos dos alunos.

| EDIÇÃO DE INFORMAÇÃO (18h)
O trabalho em informação; relação de trabalho e funções entre editor e jornalista; análise rápida do material; utilização de soundbytes; do texto para a imagem; técnicas de edição em Premiere com b-roll; ajuste de áudio ambiente e áudio directo. Técnicas de desfoque de caras, matrículas ou outros elementos. Técnicas de efeitos de voz. Criação de oráculos. Exercícios de criação de peças informativas.

| GRANDE REPORTAGEM (30h)
Técnicas de Grande Reportagem: do teaser inicial, à estruturação da informação, ao fecho e conclusão. Técnicas de estrutura jornalística em Grande Reportagem (com jornalista convidado/a). Exercício de organização, estruturação e montagem de entrevistas como uma primeira base de montagem. Exercício de ilustração da reportagem com o restante material de imagem. Utilização da narração jornalística para juntar todas as peças da estrutura; Exercício de finalização de Grande Reportagem.

| AFTER EFFECTS PARA MOTION GRAPHICS (24h)
Compreender os conceitos fundamentais: layers e keyframes. Criação e configuração de composições. Importação de vários tipos de elementos gráficos. Introdução à animação de elementos. Trabalhar os keyframes no Graph Editor. Animar elementos e layers no espaço 3D. Animação com relações de parentesco entre objetos. Animar com recurso ao áudio. Edição de linhas de animação. Animação de texto. Utilização de ficheiros Photoshop como projetos. Criação de elementos: shapes, texto, sólidos. Criação e utilização de máscaras. Aplicação de efeitos. Utilizar composições dentro de composições: o pre-compose. Rendering. Exercício de criação de um genérico para programa de televisão.

| AFTER EFFECTS VFX E DAVINCI (24h)
ChromaKeying: técnicas de Green Screen; utilização do Keylight; trabalhar as arestas e o spill; usar o matte para refinar o chroma. Rotoscopia: colocar máscaras a seguir objetos. Remoção de elementos de uma imagem vídeo; clonagem de elementos numa imagem vídeo; mudança de elementos numa imagem vídeo (exercício de mudança de céu). Ferramentas de Tracking. Introdução à correção de cor em DaVinci Resolve. Software baseado em Nodes. Compreender os LUT’s. Compreender as curvas. Analisar a imagem: contraste, exposição, cor, saturação. Correção de cor primária. Correção de cor secundária. Manter a continuidade de correção entre planos. Rendering. Exercícios de composição de imagem e de correção de cor.

| EDIÇÃO DE PROGRAMAS DE ENTRETENIMENTO (30h)
Os principais programas de entretenimento atual e a sua estrutura moderna: Talk-Show; Reality Show; Humor; Talent Show, Concurso (culinária, moda, investimento, etc), Novela. A repetição e antecipação como ferramenta principal nos programas de talentos e formatos similares. Exercício de montagem de programas de entretenimento variados.

| MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA: CURTA-METRAGEM (34h)
Durante este módulo serão editadas, em dupla criativa com os alunos de Realização, as curtas-metragens de final de ano executadas pelas várias turmas de audiovisuais da WorldAcademy. Cada aluno de pós-produção vídeo fará a montagem de uma curta-metragem de ficção onde será responsável por todas as fases da pós-produção vídeo, correção de cor e, caso se aplique, efeitos. O aluno terá também uma voz criativa no processo de montagem narrativa. Os melhores trabalhos, além de serem enviados para mostras e festivais, serão exibidos no Festival World Academy.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Outubro de 2018. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

Pós-produção vídeo

Preço para verificar