Pós-graduações > sustentabilidade local: principais instrumentos e práticas (uab/ uc)

Pos-graduação

Em Lisboa

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Lisboa

  • Início

    Datas a escolher

>> Curso oferecido ao abrigo da parceria entre a Universidade Aberta e a Universidade de Coimbra

Constata-se uma quase absoluta ausência de ofertas de formação — ao longo da vida — que permitam aos técnicos superiores atualizarem os seus saberes de referência, face aos novos desafios que se lhes colocam no âmbito da política de cidades e, especialmente, do enquadramento das políticas para as cidades sustentáveis, como por exemplo no âmbito da estratégia «Cidades Sustentáveis 2020» (Resolução do Conselho de Ministros n.º 61/2015).

Por outro lado, o modo como vulgarmente se disponibiliza a informação, que segmenta saberes relativos às questões do ordenamento do território e quase nunca permite a sua leitura como modelo de gestão integrada, justificou o desenvolvimento deste plano de formação, onde a cidade, a edificação, a energia e os transportes se expõem de modo articulado, como um processo único e holístico, capaz de melhor satisfazer as necessidades dos cidadãos.

Por fim, estimula-nos a convicção de que este modelo de ensino em e-learning, que permite um estudo de forma flexível e colaborativa, vai facilitar e incentivar as entidades empregadoras a permitirem e assegurarem o cumprimento da sua obrigação legal de dar formação aos seus técnicos superiores.

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

No final desta pós-graduação, os formandos devem ter adquirido conhecimentos e desenvolvido capacidades que os habilitem a: • Aperfeiçoar, numa ótica de especialização, o exercício de funções na área do desenvolvimento local sustentável dos recursos naturais e territoriais e aprender a geri-los de modo mais eficiente, holístico e integrado; • Identificar os principais conceitos, políticas e instrumentos associados à sustentabilidade a nível local, nomeadamente relacionados com a gestão territorial e ambiental, biodiversidade em espaço urbano, economia circular e gestão de energia e mobilidade; • Aplicar e utilizar os instrumentos diversificados para o desempenho das suas funções profissionais na área de Ambiente, Ordenamento do Território, Energia e Transportes; • Desenvolver uma atitude critica de reflexão pessoal conducente a um melhoria profissional na área da sustentabilidade local; • Participar em estudos de diagnóstico e ou auditoria energética de edifícios, ou em análises de oferta de opções de comercialização de energia; • Abordar problemas de tomada de decisão correntes relacionados com o trinómio cidade, ambiente e mobilidade; • Enquadrar e aplicar as atividades profissionais no âmbito da estratégia «Cidades Sustentáveis 2020».

Este curso é dirigido a técnicos superiores interessados na área, dentro do espaço lusófono, em particular técnicos ao nível da administração local, ligados aos serviços de obras municipais e obras particulares (incluindo os serviços de planeamento, projeto e obra, licenciamento, resíduos e limpeza, espaços verdes, ambiente e SMAS).

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Quem queres que te responda?

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Programa

O módulo 1, Conceitos de Sustentabilidade, é obrigatório e constituído por 3 unidades curriculares (u.c) (6 ECTS cada). Os dois módulos letivos opcionais (2a e 2b), Ambiente e Ordenamento do Território, e Energia e Transportes, são constituídos por 4 unidades curriculares (2,5 ECTS cada). A escolha de unidades curriculares dos módulos opcionais deve ser efetuada com um mínimo de 7,5 ECTS de um dos módulos (2a ou 2b). No módulo 1 as u.c. funcionam de forma sequencial, nos módulos 2, pelo menos duas u.c. ocorrerão em simultâneo. O módulo 3, Seminários Práticos (2 ECTS), é obrigatório e constituído por uma série de seminários (em videoconferência) apresentados por oradores convidados, que cobrem casos práticos das diversas temáticas lecionadas no curso. O curso tem a duração de 11 meses, funcionando o módulo de Conceitos de Sustentabilidade (obrigatório) entre os primeiros 7 meses e o módulo opcional entre os subsequentes 4 meses. Os Seminários Práticos ocorrerão ao longo dos 9 meses do curso.

Pós-graduações > sustentabilidade local: principais instrumentos e práticas (uab/ uc)

Preço para verificar