Pós-graduações > design e fabrico integrado por computador (uab/ ipcb)

Pos-graduação

Em Lisboa

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Lisboa

  • Início

    Datas a escolher

>> Curso oferecido ao abrigo da parceria entre a Universidade Aberta e o Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Estudos recentes indicam que a percentagem de empresas a lançar iniciativas de transformação digital será de 50% em 2020 e que 67% dos CEO’s centrará a sua estratégia nessa transformação. O novo ambiente industrial irá caracterizar-se pela aposta na inovação colaborativa, em meios de produção conectados e flexíveis, em cadeias logísticas integradas e canais de distribuição e serviço ao cliente digitais. Em suma, um modelo de indústria inteligente e conectado.

De acordo com o Digital Economy&SocietyIndex 2016 da Comissão Europeia, Portugal coloca-se acima da média UE ao nível da competitividade digital. A pontuação portuguesa cresceu a um ritmo mais rápido do que o da média EU nos últimos anos, ocupando atualmente a 15º posição. De acordo com este estudo, Portugal deverá focar-se na melhoria das competências digitais da população (metade da população não tem competências digitais básicas e 28% nunca utilizaram a internet).

As medidas a desenvolver no âmbito da iniciativa Indústria 4.0 devem estar em linha com estas conclusões, sendo visível neste documento a preponderância de medidas ao nível de recursos humanos . Um outro estudo, da UBS , indica Portugal acima da média e como a 23ª economia mais preparada a adotar a Indústria 4.0 de um conjunto de 45 países analisados, sendo de destacar as suas infraestruturas, competências gerais e capacidade de inovação. Estas classificações remetem para um razoável grau de preparação que contrasta com a competitividade atual.
.
Segundo o índice de Manufacturing Global Competitiveness de 2016 da Deloitte, a indústria portuguesa encontra-se apenas no 35º lugar de 40 economias analisadas. Ou seja, Portugal não estará ainda a capitalizar esta revolução industrial. A título de exemplo, Portugal tem apenas cerca de um terço de robôs por cada 10

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Esta formação visa a adequação de técnicos de produção, projeto e engenharia ao novo paradigma da Industria 4.0.

Os destinatários são engenheiros industriais, mecânicos, de produção e técnicos superiores dos domínios do design do produto, materiais e projeto mecânico. O curso está vocacionado para ser lecionado em língua portuguesa. No entanto o mesmo também poderá ser ministrado na língua inglesa caso se pretenda uma abrangência mais alargada.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

• Design; • Automação; • Teoria e aplicação de elementos finitos; • Simulação de sistemas logísticos de produção; • Incorporação de novas tecnologias; • Diagnóstico e Monitorização em Manutenção Condicionada; • Fabrico; • Prática de Simulação computacional

Pós-graduações > design e fabrico integrado por computador (uab/ ipcb)

Preço para verificar