Pós-graduação em tecnologias e sistemas de informação para a saúde
Pos-graduação
Em Gandra
Descrição
-
Tipologia
Pos-graduação
-
Local
Gandra
-
Duração
2 Anos
-
Início
Datas a escolher
As novas tecnologias na saúde e as crescentes exigências e expectativas dos cidadãos têm determinado, nos últimos anos, o aumento da procura dos serviços de saúde. Por seu lado, para fazer face a alterações sócio económicas, a oferta, quer em termos de serviços de saúde públicos quer privados, tem vindo a ajustar-se no sentido de proporcionar aos cidadãos a melhoria das acessibilidades, a integração dos serviços de prestação de cuidados, a melhoria da qualidade do serviço e o acesso a programas de auto cuidados, que incluam mais informação e formação sobre aspectos de saúde.
A Especialização em Sistemas de Informação para a Saúde visa a formação pós-graduada em temas que integram aspectos organizacionais, sociais e tecnológicos relacionados com a gestão, o desenvolvimento e a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação nas organizações de saúde.
Destina-se aos profissionais de saúde que possuam uma licenciatura e pretendam complementar ou reciclar os seus conhecimentos.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
É objectivo da Pós-graduação em Tecnologias e Sistemas de Informação para a Saúde dotar os profissionais da área com conhecimentos por forma a suportarem e optimizarem as suas situações de trabalho e de contribuírem para o melhoramento do funcionamento das organizações aproveitando as potencialidades das tecnologias da informação.
No final da formação, o aluno será capaz de:A Especialização em Sistemas de Informação para a Saúde visa a formação pós-graduada em temas que integram aspectos organizacionais, sociais e tecnológicos relacionados com a gestão.O plano pedagógico desenvolve-se em aulas teóricas, teórico-práticas e seminários.Licenciados nas áreas das Ciências da Saúde e outros Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos na área dos Sistemas de Informação.Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.30224 Horas25O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
Aprovação nos dois testes escritos ao longo do Curso, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 50%.O curso decorrerá de Março a Novembro de 2011. As aulas decorrerão às sextas, das 18h00 às 22h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (Quinzenalmente).PROVISÓRIO
11, 18, 19, 25 de Março de 2011
1, 2, 8, 15, 16 e 29 de Abril de 2011
6, 7, 13, 20, 21 e 27 de Maio de 2011
3, 4 e 17 de Junho de 2011
1, 2, 8, 15, 16 e 22 de Julho de 2011
9, 10, 16, 23, 24 e 30 de Setembro de 2011
7, 8, 14, 21, 22 e 28 de Outubro de 2011
4, 5, 11, 18, 19, 25 e 26 de Novembro de 2011
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.Candidatura
50 Euros
Propinas
2.400 Euros ou 12 prestações mensais de 200 Euros.
(Cheques pré-datados)
20% Desconto para Cooperantes e funcionários da CESPU.
10% Desconto para Ex-alunos da CESPU, e para Instituições Protocoladas.
5% Desconto a pronto pagamento.
Licenciados nas áreas das Ciências da Saúde e outros Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos na área dos Sistemas de Informação.Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.30224 Horas25O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
Aprovação nos dois testes escritos ao longo do Curso, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 50%.O curso decorrerá de Março a Novembro de 2011. As aulas decorrerão às sextas, das 18h00 às 22h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (Quinzenalmente).PROVISÓRIO
11, 18, 19, 25 de Março de 2011
1, 2, 8, 15, 16 e 29 de Abril de 2011
6, 7, 13, 20, 21 e 27 de Maio de 2011
3, 4 e 17 de Junho de 2011
1, 2, 8, 15, 16 e 22 de Julho de 2011
9, 10, 16, 23, 24 e 30 de Setembro de 2011
7, 8, 14, 21, 22 e 28 de Outubro de 2011
4, 5, 11, 18, 19, 25 e 26 de Novembro de 2011
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.Candidatura
50 Euros
Propinas
2.400 Euros ou 12 prestações mensais de 200 Euros.
(Cheques pré-datados)
20% Desconto para Cooperantes e funcionários da CESPU.
10% Desconto para Ex-alunos da CESPU, e para Instituições Protocoladas.
5% Desconto a pronto pagamento.
O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
Aprovação nos dois testes escritos ao longo do Curso, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 50%.O curso decorrerá de Março a Novembro de 2011. As aulas decorrerão às sextas, das 18h00 às 22h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (Quinzenalmente).PROVISÓRIO
11, 18, 19, 25 de Março de 2011
1, 2, 8, 15, 16 e 29 de Abril de 2011
6, 7, 13, 20, 21 e 27 de Maio de 2011
3, 4 e 17 de Junho de 2011
1, 2, 8, 15, 16 e 22 de Julho de 2011
Opiniões
Programa
Data de realização do curso
11 de Março de 2011
Áreas de conhecimento- Desporto
- Enfermagem
- Farmácia
- Fisioterapia
- Medicina
- Medicina Dentária
- Psicologia
- Segurança e higiene no trabalho
- Gestão/administração
- Cardiopneumologia
- Podologia
- Ciências Farmacêuticas
- Análises Clínicas e de Saúde Pública
- Nutrição
UNIDADE CURRICULAR 1 GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
1- Caracterização das organizações de Saúde
- Modelos e formas de gestão
- OBJECTIVOS: Debater as particularidades de um sistema de saúde. Comparar diferentes sistemas de saúde. Conhecer diferentes sistemas de saúde implementados em outros países. Novas formas de gestão: parcerias público privadas. Análise crítica das diferentes formas de gestão.
- O Sistema Nacional de Saúde
- OBJECTIVOS: Perceber como está estruturado o SNS, a sua importância para o funcionamento do sistema de saúde na sua globalidade. Evolução do SNS desde a sua constituição; seus principais paradigmas e desafios. A utilização dos Sistemas de Informação pelo SNS seu enquadramento na política estratégica.
- O Hospital como referência central do SNS
- OBJECTIVOS: Compreender a importância dos hospitais para o funcionamento do sistema. Modo de articulação dos hospitais com as restantes unidades de saúde. Estrutura e organização de um Hospital. A importância dos Sistemas de Informação num Hospital.
2- Fundamentos da Gestão e Desempenho Organizacional
- Modelos de gestão
- OBJECTIVOS: Diferentes modelos de gestão organizacional aplicáveis às unidades de saúde. Gestão interna vs gestão direccionada para o utente. Troca de experiências entre os participantes sobre a realidade de diferentes instituições. Caso específico dos Centros de Responsabilidade Integrados.
- O Financiamento da Saúde
- OBJECTIVOS: Enquadramento teórico sobre diferentes formas de financiamento da saúde. Debater a problemática da escassez de recursos financeiros e do crescimento progressivo dos custos com a saúde. A situação portuguesa.
- Gestão de RH nos serviços de saúde
- OBJECTIVOS: Identificar as diferentes categorias profissionais integrantes do sistema de saúde. A aplicação do código de trabalho e a política de vínculos, vencimentos e carreiras. Debater temas como: as particularidades intrínsecas da gestão de recursos humanos na saúde ou o paradigma da aplicação de sistema de incentivos. Meios de envolvimento dos RH no desempenho da organização. A política de formação.
- As Tecnologias de Informação e o Desempenho Organizacional
- OBJECTIVOS: Perceber de que forma as tecnologias de informação inferem no desempenho organizacional. A política de comunicação nas organizações de saúde. Debater a importância dos sistemas de informação como complemento da prestação de cuidados.
UNIDADE CURRICULAR 2 TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
- A relação entre Sistema Organizacional e os sistemas de informação.
- O papel das tecnologias da informação e das aplicações informáticas nas actividades que lidam com informação.
- A segurança da informação:
- Riscos e ameaças para a segurança da informação.
- Medidas para proteger a informação:
UNIDADE CURRICULAR 3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE
- Percurso dos Sistemas de Informação na Saúde
- Sistema de Informação para Apoio à Actividade Médica
- Sistema de Informação para Apoio à Prática de Enfermagem
UNIDADE CURRICULAR 4 INTEROPERABILIDADE/INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS
- Interoperabilidade: arquitecturas, protocolos, codificação, normas e ontologias.
- Metodologias de registo clínico.
- Integração, Difusão e Arquivo da Informação Médica.
- Interoperabilidade e apoio à decisão.
- Metodologia Problem Oriented Medical Record (POMR) e SOAP.
- Processo Clínico Electrónico (EMR vs EHR).
- Inteligência na integração de Sistemas.
UNIDADE CURRICULAR 5 SISTEMAS DE BUSINESS INTELLIGENCE
- Tecnologias associadas aos Sistemas de Business Intelligence na perspectiva dos Sistemas de Informação para o suporte e optimização da Gestão e da Tomada de Decisão.
- Conceitos associados aos sistemas de Business Intelligence com base em tecnologias de recolha e de armazenamento de informação como as Bases de Dados e Data Warehouses, Processamento Analítico e Data Mining.
- Técnicas, modelos, metodologias, tecnologias e ferramentas de Data Mining e Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados.
- Descoberta de conhecimento atendendo a objectivos como a classificação, a segmentação, a análise de séries temporais e sequências de dados.
- Conceitos sobre Tomada de Decisão, Suporte Computacional, Modelação e Análise e Sistemas de Apoio à Decisão.
UNIDADE CURRICULAR 6 GESTÃO POR PROCESSOS
- Entender as vantagens/benefícios de gerir uma organização por processos.
- Requisitos para a gestão por processos.
- Riscos na implementação da gestão por processos.
- Conceitos de mapeamento e modelação de processos.
- Ferramentas de análise dos processos do negócio.
- Técnicas para Monitorização dos Processos, a metodologia PDCA.
- Mapeamento e Modelação de Processos e o BPM (Business Process Management);
- A utilização de ferramentas informáticas na Modelação e Mapeamento de Processos.
UNIDADE CURRICULAR 7 GESTÃO DE PROJECTOS
Este módulo fornece uma visão geral da gestão de projectos e das áreas de conhecimento associadas ao ciclo de vida de um projecto, apresentando as técnicas e ferramentas para gerir projectos de qualquer natureza.
- Conceitos de gestão de projectos.
- Entender o contexto da gestão de projectos dentro das organizações.
- Ciclo de vida do projecto.
- Iniciação.
- Planeamento.
- Execução.
- Ferramentas exploração e gestão de projectos.
UNIDADE CURRICULAR 8 FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE PESSOAL
- Gestão do Tempo
- OBJECTIVOS: Compreender a relação que o tempo e a sua gestão têm com o nosso desempenho. Aprender a identificar as actividades com que ocupamos o nosso tempo, implementar ferramentas que nos permitem registar, monitorizar e analisar aquilo que fazemos, para saber onde estamos a utilizar o nosso valioso tempo.
- Folha de cálculo
- OBJECTIVOS: Seleccionar a informação pertinente para a criação de indicadores, gráficos, tabelas dinâmicas ou simplesmente listas, para avaliar ou analisar actividades, sectores, eventos ou pessoas é um dos pontos que não pode ser descorado, pois o que não é avaliado não pode melhorar.
- Processador de texto
- OBJECTIVOS: Criar documentos estruturados de fácil utilização e manutenção, transformá-los em modelos que podem ser reutilizados, para assim poupar tempo em futuras actividades.
- Modelação gráfica
- OBJECTIVOS: Criar panfletos, trípticos ou apresentações para serem utilizados no departamento ou nas mais diversas actividades.
UNIDADE CURRICULAR 9 - PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO DAS TÉCNOLOGIAS E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A ÁREA DA SAÚDE E ÁREAS EMERGENTES
- Sistemas de Informação na Saúde numa perspectiva nacional.
- Tecnologias, SI e áreas emergentes.
UNIDADE CURRICULAR 10 SISTEMAS DE QUALIDADE NA SÁUDE
- Conceitos e dimensões da Qualidade em Saúde.
- Abordagem aos Sistemas de Gestão da Qualidade (JCI, HQS, ISO e EFQM) utilizados no sector saúde.
- Indicadores da Qualidade. Importância das ferramentas de Business Inteligence.
- O papel das ferramentas informáticas no desenvolvimento da qualidade organizacional.
- Perspectivas da gestão do risco em saúde.
SEMINÁRIO 1
- Apresentação e exploração das principais aplicações informáticas existentes no mercado para a área da saúde.
SEMINÁRIO 2
- Apresentação e exploração de Ferramentas de apoio à Decisão.
Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.
CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
Local(is) de formação do curso
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL
Entidades parceiras
- Instituto Politécnico de Saúde do Norte - Vale do Ave (IPSN-VA)
Informação adicional
Pós-graduação em tecnologias e sistemas de informação para a saúde