Pos-graduação

Em Gandra

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Gandra

  • Duração

    2 Anos

  • Início

    Datas a escolher

Embora não existam estudos alargados sobre a prevalência da dor crónica em Portugal, sabe-se que, em média, nos países europeus é de 20% na população geral. Também o impacto socioeconómico da dor não está estudado em Portugal, mas, no Reino Unido, estimou-se que a despesa de saúde relativa à lombalgia, que constitui, a patologia dolorosa crónica mais frequente, foi de 2,5 mil milhões de euros só no ano de 1998. Mas adicionando a esta despesa os custos indirectos, em consequência, nomeadamente, das perdas de produtividade, do absentismo e das reformas antecipadas, estima-se que esse número subiria para quase 20 mil milhões de euros. Os efeitos nefastos da dor nas comunidades são, por isso, incontestáveis e de relevo e envolvem um enorme impacto sobre o indivíduo, sobre os familiares e/ou cuidadores do doente e representam uma perda dificilmente quantificável para a sociedade em geral. A dor tem consequências na percepção de qualidade de vida e no bem-estar dos doentes, questões que não raro têm uma acção em feed-back, aumentando a tendência à cronificação do mecanismo álgico.
Nas últimas décadas, com a solidez de resultados científicos de suporte, têm ganho prestígio as metodologias de intervenção psicológica para auxiliar os doentes com dor. Exemplo disso, é a popularidade crescente da investigação sobre o uso da hipnose como método coadjuvante ou único para o tratamento da dor, e a possibilidade de constituir alternativa a outras metodologias de cariz farmacológico, nomeadamente nos Estados Unidos da América, que originaram, há cerca de dois anos, a atribuição do prémio de investigação na divisão de Hipnose da APA (American Psychological Association) ao Prof. Doutor António Capafons, elemento do corpo docente deste curso. Outras metodologias que têm obtido projecção clínica e científica são o mindfulness, o relaxamento e o biofeedback, etc.

Instalações

Localização

Início

Gandra (Porto)
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

O Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Dor tem como finalidade dotar os futuros profissionais de uma compreensão global dos mecanismos subjacentes ao fenómeno da dor, a nível fisiológico, psicológico e social. Os módulos que o constituem foram preparados para poder ser creditados nas unidades curriculares correspondentes do 1º ano curso de Mestrado. Os módulos contêm uma avaliação independente, procurando criar aos potenciais candidatos, alguma versatilidade, em que poderão escolher realizar apenas um módulo, dois, três, etc, ou todos os quatro módulos.

Objectivos Específicos
- Dotar os futuros profissionais de uma compreensão global dos mecanismos subjacentes à dor.
- Fornecer conhecimentos para avaliar a dor
- Fornecer conhecimentos para tratar a dor, abordando as várias metodologias de índole psicológica, nomeadamente, a hipnose, as técnicas de relaxamento, o biofeedback, as terapias cognitivo-comportamentais e a meditação/ mindfulness.A dor tem consequências na percepção de qualidade de vida e no bem-estar dos doentes, questões que não raro têm uma acção em feed-back, aumentando a tendência à cronificação do mecanismo álgico.O Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Dor proporciona uma forte componente de ensino prático que permite a integração eficaz dos múltiplos contributos teóricos, através da análise e discussão de casos clínicos, de trabalho individualizado desenvolvido em pequenos grupos, de metodologias de "problem solving".O programa destina-se a Psicólogos Clínicos e Psicólogos, Licenciados ou Finalistas em Psicologia e Saúde ou em Ciências Psicológicas, Médicos, Médicos Dentistas, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Podologistas e outros profissionais de saúde.Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.30171 Horas46O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária em cada módulo frequentado.

O programa destina-se a Psicólogos Clínicos e Psicólogos, Licenciados ou Finalistas em Psicologia e Saúde ou em Ciências Psicológicas, Médicos, Médicos Dentistas, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Podologistas e outros profissionais de saúde.Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.30171 Horas46O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária em cada módulo frequentado.
A avaliação de cada módulo será feita através de exame final, após o que poderá ser passado diploma de frequência e conclusão do mesmo módulo.A pós-graduação decorrerá de Maio a Outubro de 2010. As aulas decorrerão às sextas e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h30.PROVISÓRIO
7, 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de Maio de 2010
4 e 5 de Junho de 2010
10, 17 e 24 de Setembro de 2010
1,2, 15,16 e 29 de Outubro de 2010
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.Candidatura
50 Euros
Propinas
PÓS-GRADUAÇÃO
2.700 Euros ou 10 prestações mensais de 270 Euros.
MÓDULOS AVULSO
M1 - 540 Euros ou 2 prestações mensais de 270 Euros.
M2 - 780 Euros ou 2 prestações mensais de 390 Euros.
M3 - 1.560 Euros ou 3 prestações mensais de 520 Euros.
M4 - 540 Euros ou 2 prestações mensais de 270 Euros.
(Cheques pré-datados)
20% Desconto para Cooperantes e funcionários da CESPU.
10% Desconto para Ex-alunos da CESPU, e para Instituições Protocoladas.
5% Desconto a pronto pagamento.

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária em cada módulo frequentado.
A avaliação de cada módulo será feita através de exame final, após o que poderá ser passado diploma de frequência e conclusão do mesmo módulo.A pós-graduação decorrerá de Maio a Outubro de 2010. As aulas decorrerão às sextas e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h30.PROVISÓRIO
7, 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de Maio de 2010
4 e 5 de Junho de 2010
10, 17 e 24 de Setembro de 2010
1,2, 15,16 e 29 de Outubro de 2010 onto para Ex-alunos da CESPU, e para Instituições...

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Data de realização do curso

07 de Maio de 2010

Local(is) de realização

Campus Universitário de Gandra - Paredes

Áreas de conhecimento
  • Enfermagem
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Psicologia
  • Podologia
Estrutura curricular

MÓDULO 1 - PSICOLOGIA DA DOR - 27 HORAS - 9 ECTS
- O papel dos parâmetros cognitivo-emocionais na percepção da dor.
- Influência dos níveis de contracção-relaxamento.
- Importância das variáveis de aprendizagem na percepção da dor. Paradigmas de condicionamento clássico, de condicionamento operante e de aprendizagem por modelagem. Exemplificação.
- Importância dos parâmetros de concentração, imagética orientada.
- Importância da crença-convicção na percepção da dor. O efeito da sugestão e dos estados de consciência alterados.

MÓDULO 2 - MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA DOR - 39 HORAS - 14 ECTS
- Avaliação, estratégias de coping e emoção em pacientes com dor crónica.
- Estratégias de coping face à dor.
- Qualidade de vida e métodos de coping.
- Métodos psicométricos da avaliação da dor.

MÓDULO 3 - DIFERENTES ABORDAGENS À INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA DOR - 78 HORAS - 14 ECTS
- Tratamento por Biofeedback.
- Tratamento por Técnicas de Relaxamento.
- Modelos de auto-regulação da dor.
- Tratamento da dor por meio de técnicas hipnóticas.
- Técnicas de reorientação da atenção. Meditação.
- Métodos cognitivo-comportamentais no controlo da dor.

MÓDULO 4 - BIOLOGIA DA DOR
- Fisiologia da dor:
. O Sistema Nervoso;
. Receptores sensoriais, circuitos neuroniais para processamento da informação;
. Sensações somáticas;
. Transmissão nos Sistema antero-lateral;
- Biopatalogia da dor:
. Desenvolvimento e função do sistema nervoso às expressões da patologia;
. Processo inflamatório e dor;
. Processo neoplásico e dor;
- Terapêutica da dor

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (ver anexo);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (ver anexo);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, cartão de contribuinte;
2 Fotos tipo passe devidamente identificadas (não são aceites fotografias digitalizadas);
Cheque ou numerário no valor da candidatura.

Local(is) de formação do curso Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Entidades parceiras

Informação adicional

O Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Dor proporciona uma forte componente de ensino prático que permite a integração eficaz dos múltiplos contributos teóricos, através da análise e discussão de casos clínicos, de trabalho individualizado desenvolvido em pequenos grupos, de metodologias de "problem solving".O programa destina-se a Psicólogos Clínicos e Psicólogos, Licenciados ou Finalistas em Psicologia e Saúde ou em Ciências Psicológicas, Médicos, Médicos Dentistas, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Podologistas e outros profissionais de saúde.Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.30171 Horas46O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária em cada módulo frequentado. A avaliação de cada módulo será feita através de exame final, após o que poderá ser passado diploma de frequência e conclusão do mesmo módulo.A pós-graduação decorrerá de Maio a Outubro de 2010. As aulas decorrerão às sextas e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h30.PROVISÓRIO 7, 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de Maio de 2010 4 e 5 de Junho de 2010 10, 17 e 24 de Setembro de 2010 1,2, 15,16 e 29 de Outubro de 2010 O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.Candidatura 50 Euros Propinas PÓS-GRADUAÇÃO 2.700 Euros ou 10 prestações mensais de 270 Euros. MÓDULOS AVULSO M1 - 540 Euros ou 2 prestações mensais de 270 Euros. M2 - 780 Euros ou 2 prestações mensais de 390 Euros. M3 - 1.560 Euros ou 3 prestações mensais de 520 Euros. M4 - 540 Euros ou 2 prestações mensais de 270 Euros. (Cheques pré-datados) 20% Desconto para Cooperantes e funcionários da CESPU. 10% Desconto para Ex-alunos da CESPU, e para Instituições Protocoladas. 5% Desconto a pronto pagamento.

Pós-graduação em psicologia da dor

Preço para verificar