Pós-graduação em gestão da qualidade em saúde

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9ª edição Possibilidade de assistir às aulas à distânciaAcesso a Certificação de Auditores Internos da Qualidade Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Saúde, com especialização em: Face aos constantes e crescentes desafios que se colocam ao Sector da Saúde em Portugal é imperativa a melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos doentes/utentes. A implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade nas Unidades de Saúde, como objetivo estratégico, é essencial para a melhoria dos processos e contribui para uma maior eficiência na utilização dos recursos.Conhecer as necessidades e expectativas de todas as partes envolvidas (órgãos de gestão, profissionais de saúde, doentes/utentes e sociedade, entre outros) e prestar um serviço de modo sistemático e consistente que vá ao seu encontro, é um pilar fundamental na gestão das unidades de saúde. Consideramos que a aquisição, desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências no domínio dos Sistemas de Gestão da Qualidade são essenciais para todos os profissionais de Saúde.Este curso de Pós-Graduação tem como objetivo dotar os participantes de formação técnica e científica, em contexto multidisciplinar e com uma visão integrada, na área da gestão da qualidade em saúde. Assim, pretende-se que no final deste curso os participantes estejam habilitados a:Para a implementação e desenvolvimento desta formação pós-graduada estabeleceu-se uma parceria entre a APCER e Instituto de Ciências da Saúde – Porto da Universidade Católica Portuguesa.Ver folheto »»Informações da 8ª Edicão aqui..
Informações da 7ª Edicão aqui. Titulares de Licenciaturas em áreas da Saúde, ou outros licenciados que trabalhem ou pretendam vir a trabalhar na área da Gestão da Qualidade em Saúde sessões no sábado à tarde. O seminário final decorrerá a uma quinta-feira das 17h00 às 20h00. Para mais informações, por favor contacte:Universidade Católica Portuguesa –...

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Opiniões

Programa

Unidade Curricular
Contextualização da gestão das unidades de saúde
Ética e decisãoem Saúde Enquadramento legal da gestãoem saúde SNS – Políticas e Estratégias Organização e administração das unidades de saúde Comportamento Organizacional e Liderança Gestão da Qualidade, determinante para os resultados clínicos Responsabilidade social Gestão financeira
Princípios e requisitos da gestão da qualidade
Indicadores clínicoscomo ferramenta de gestão de qualidade A norma NP EN ISO 9001:2008 Gestão por processos e por indicadores da qualidade Gestão da qualidade no atendimento Gestão das instalações e equipamentos Metrologia Aprovisionamentos Gestão do Medicamento Referenciais de Acreditação Gestão do risco (clínico e nãoclínico) Ferramentas da Qualidade
Integração de sistemas e auditoria
Gestão de Pessoas – NP 4427 Segurança alimentar – NP EN ISO 22000 Gestão da inovação– NP 4457 Segurança de informação– ISO/IEC 27001 Gestão do risco – ISO 31000 Auditorias – ISO 19011 Gestão de Reclamações–  ISO 10002
Aplicação prática do sistema de gestão da qualidade
Gestão de Pessoas – NP 4427 Segurança alimentar – NP EN ISO 22000 Gestão da inovação– NP 4457 Segurança de informação– ISO/IEC 27001 Gestão do risco – ISO 31000 Auditorias – ISO 19011 Gestão de Reclamações–  ISO 10002 Certificação de Auditor Interno da Qualidade *

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