Pós-graduação em educação inclusiva
Licenciatura
Em Porto
Descrição
-
Tipologia
Licenciatura
-
Local
Porto
-
Início
Datas a escolher
Atualmente, o Ministério de Educação elege como prioridade a promoção de uma escola de qualidade para todos, em que o sucesso escolar se constrói com a inclusão plena de todos os alunos, através da adoção de medidas que lhes garantam o acesso ao currículo e a aprendizagens significativas e efetivas (ME, 2018, Nota à Comunicação Social, 24 de maio). Neste quadro, o Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho consagra um conjunto de princípios e normas que pretendem garantir a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa. Por um lado, o reforço da autonomia das escolas e as possibilidades de flexibilidade curricular corporizam uma opção de operacionalização da educação inclusiva em relação com os documentos curriculares relevantes como é o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Por outro lado, emerge a opção por modelos de enquadramento específicos como sejam a abordagem multinível em educação e o desenho universal para a aprendizagem. Estas medidas colocam, assim, desafios importantes às escolas e aos profissionais da educação que justificam o reforço da aproximação/articulação entre prática, formação e investigação.A presente pós-graduação inscreve-se nesta linha de ação, procurado contribuir para a aproximação entre profissionais e investigadores/docentes na área no domínio específico da educação inclusiva e, deste modo, responder a necessidades emergentes de formação dos profissionais de educação e das respetivas instituições onde trabalham. ObjetivosEducadores de infância, professores, psicólogos e outros profissionais de educação.3ª e 5ª feira, das 18h00 às 21h00, em regime quinzenal.Início das aulas: novembro de 2018Prof .ª Doutora Marisa CarvalhoServiços Académicos - Gabinete de Estudos...
Instalações
Localização
Início
Início
Opiniões
Programa
Horas de contacto
Horas trab. autónomo
Políticas, teorias e modelos de educação inclusiva
Filomena Pereira
4 sessões Presenciais (12 horas) 3 sessões síncronas (9 horas) Sessões assíncronas (9 horas)
Modelos organizacionais e pedagógicos de enquadramento da Educação inclusiva I: Abordagem multinível em educação
Marisa Carvalho
Modelos organizacionais e pedagógicos de enquadramento da Educação inclusiva II: Desenho universal para a aprendizagem
Helena Azevedo
Modelos organizacionais e pedagógicos de enquadramento da Educação inclusiva III: Lideranças inclusivas e equipas educativas
José Matias Alves
Modelos organizacionais e pedagógicos de enquadramento da Educação inclusiva IV: Avaliação pedagógica e organizacional
Ilídia Cabral
Seminário de Projeto (conjuga sessões temáticas e elaboração de projeto)
- Marisa Carvalho (coord.) - Lurdes Veríssimo - Cristina Palmeirão
7 sessões presenciais (21 horas) + 9 horas assíncronas
Pós-graduação em educação inclusiva