Pós-graduação em avaliação de programas e projetos sociais

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1ª Edição | 2018/2019 | PortoÉ cada vez mais reconhecida a importância da Avaliação como componente essencial de qualquer processo de planeamento, na implementação de programas e projetos.Numa época em que os recursos públicos destinados à área social escasseiam e as exigências, em contrapartida aumentam, a necessidade de uma gestão “eficaz, eficiente e efetiva” dos projetos e programas sociais é decisiva. No entanto, é necessário o desenvolvimento de uma cultura orientada para a elaboração, a monitorização e a avaliação, que conceba tais processos, não apenas como etapas subsequentes destinadas à definição das metas, acompanhamento do cronograma e do fluxo de tesouraria e verificação dos resultados, com vista à captação de recursos e posterior prestação de contas junto aos financiadores, mas sim como práticas adequadas ao aperfeiçoamento do processo de tomada de decisão na gestão dos programas e projetos, em especial na área social.Neste sentido, a atenção – de uma maneira geral, e em especial entre as entidades financiadoras – tem-se voltado para o impacto das ações e não apenas para a eficiência e eficácia no cumprimento das metas. Importa saber se, para além de uma utilização conscienciosa dos recursos, as ações contribuíram para uma mudança positiva na situação-problema social identificada pelo programa/projeto. Além disso, os financiadores da área social, ao analisarem as propostas, procuram evidências claras de que: o proponente conhece o contexto no qual pretende atuar; tem condições de criar alternativas para resolver ou atenuar a situação-problema identificada; e tem uma noção realista de qual é o esforço necessário e dos custos efetivos da intervenção.Para a resolução das questões/problemas sociais precisamos mais do que boa vontade . As competências técnicas para desenhar, conduzir e avaliar intervenções no campo social devem ser procuradas, seja através da...

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Programa

Plano de Estudos:

Linhas Programáticas

Módulo 1. Fundamentos da Avaliação (12h)
Introdução aos fundamentos da avaliação, incluindo: a natureza e os objetivos da avaliação, a lógica da avaliação, os tipos de avaliações.

Módulo 2. Avaliação e Planeamento (12h)
Analisa como a avaliação e o planeamento são processos interdependentes e como o raciocínio avaliativo pode ser bastante orientador de um processo de planeamento. Inclui ainda uma abordagem às dimensões do planeamento.

Módulo 3. Desenho de Avaliação (20h)
Como desenhar e executar uma avaliação. As diferentes propostas e respetivos produtos.

Módulo 4. Seminário: A Avaliação em Programas e Politicas Publicas (12h)
Através de convidados, realiza-se uma mostra e leitura de diferentes programas/projetos, a partir das quais se reflete sobre as características e os fatores críticos do processo de avaliação.

Módulo 5. Avaliação de Impacto (20h)
Analisa as opções de design para estabelecer o impacto das intervenções sociais. Os tópicos incluem: Considerações conceituais e técnicas associadas ao projeto experimental e quase experimental; estratégias alternativas para análise causal

Módulo 6. Ética e Avaliação (6h)
Reflexão sobre as implicações éticas da avaliação. Identificação de potenciais conflitos e dilemas. Orientações práticas sobre os valores e as normas profissionais.

Módulo 7. Métodos Quantitativos e Qualitativos em Avaliação (16h)
Introdução à recolha, análise e divulgação de dados quantitativos e qualitativas em pesquisas e estudos de avaliação. Os tópicos incluirão uma abordagem aos tipos de dados; amostras e populações; construção de instrumentos; interpretação e utilização de ferramentas.

Módulo 8. Seminário: Tendências Atuais e Opções Profissionais (6h)
Analisa o estado da arte em avaliação, o que está a acontecer e quais os caminhos que se perspetivam na atualidade

Módulo 9: Trabalho de Projeto (16h)
Acompanhamento tutorial aos participantes para suporte à construção do seu trabalho individual

Módulo 10. Seminário Final (6h)
Conferência com especialistas e apresentação de projetos dos formandos

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