Cespu Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e universitário, CRL.

Pepp

Cespu Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e universitário, CRL.
Em Gandra

Preço para verificar
Ou preferes ligar para o centro agora?

Informação importante

Tipologia Pos-graduação
Local Gandra
Início Datas a escolher
  • Pos-graduação
  • Gandra
  • Início:
    Datas a escolher
Descrição

A American Academy of Pediatrics convidou representantes de oito organizações nacionais interessadas em desenvolver um programa educativo de emergência pediátrica e formou o Comité Coordenador do PEPP (Pediatric Education for Prehospital Professionals).
A meta do Comité Coordenador do PEPP foi desenvolver um curso pediátrico, com o objectivo de incrementar os conhecimentos teórico-praticos numa área específica da emergência médica.
O Comité Coordenador do PEPP distinguiu os representantes de:
American Academy of Paediatrics;
American College of Emergency Physicians:
Emergency Nurses Association;
International Association of Fire Chiefs;
International Association of Fire Fighters;
National Association of Emergency Medical Services Educators;
National Association of Emergency Medical Services Directors;
National Association of Emergency Medical Services Physicians;
O curso PEPP é um programa formativo muito interactivo, foi projectado como um curso integrado e de índole educativo. É composto por uma versão básica (BLS), dirigida ao cidadão comum e uma versão avançada (ALS), dirigida a técnicos de saúde. É um curso inovador, baseado em estudos de caso, com o auxílio de vídeos, estações práticas e discussões de grupo.

Instalações (1)
Instalações e datas
Início Localização
Datas a escolher
Gandra
Porto, Portugal
Ver mapa
Início Datas a escolher
Localização
Gandra
Porto, Portugal
Ver mapa

A ter em conta

· Quais são os objetivos deste curso?

O Curso tem por objectivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em guidelines nacionais e internacionais, que reforcem e uniformizem a formação de técnicos de saúde na área da emergência pré e intra-hospitalar. visa estimular o pensamento crítico e reflexivo centrado nas questões do cuidar ao doente pediátrico, preparando os profissionais de nível superior a desenvolverem uma visão holística e interdisciplinar na area do cuidar em Pediatria, com base para a efetiva participação e implementação dos conhecimentos teórico práticos e das competências adquiridas nas instituições de saúde onde eses técnicos exercem a sua actividade profissional.Espera-se que no final do curso os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta uniforme de actuação perante situações específicas de emergência pediátrica. Objectivos específicos: Dotar os formandos de competências e conhecimentos que lhes permitam reconhecer as diferenças associadas ao ”Cuidar em Pediatria” assim como as principais desvios de saúde associados a este tipo de doentes.; Abordar de forma sistematizada, utilizando a Metodologia preconizada pelo PEPP, a criança com desvios de saúde; Desempenhar o dever profissional de acordo com os princípios deontológicos e éticos, sabendo a distinção entre ambos; Identificar e cumprir os direitos das crianças, agindo de acordo com os mesmos;Identificar situações de “Maus Tratos” Infantis; Compreender a necessidade da participação dos pais no ato do “Cuidar” em Pediatria.A American Academy of Pediatrics convidou representantes de oito organizações nacionais interessadas em desenvolver um programa educativo de emergência pediátrica e formou o Comité Coordenador do PEPP (Pediatric Education for Prehospital Professionals).

· Público alvo

Licenciados em Medicina e Enfermagem (versão ALS). Agentes de Protecção Civil: bombeiros, TAE’s, TAS’s (versão BLS).Candidatura até 12/02/2016Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.3016 horas2.5A aprovação está sujeita à frequência completa de todo o curso; obtenção de classificação superior a 80% na prova escrita e menção de “aprovado” na avaliação prática.O Curso decorrerá conforme marcação pelo Departamento Pedagógico ou solicitação por entidades externas.As aulas decorrerão das 08h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, durante dois dias consecutivos.PROVISÓRIO 12 e 13 março de 2016 As datas poderão sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

· Requisitos

A aprovação está sujeita à frequência completa de todo o curso; obtenção de classificação superior a 80% na prova escrita e menção de “aprovado” na avaliação prática.O Curso decorrerá conforme marcação pelo Departamento Pedagógico ou solicitação por entidades externas.As aulas decorrerão das 08h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, durante dois dias consecutivos.PROVISÓRIO 12 e 13 março de 2016 As datas poderão sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Programa

Data de realização do curso

março de 2016

Local(is) de realização

Bombeiros Voluntários da Parede

Áreas de conhecimento
  • Enfermagem
Estrutura curricular

  • Triângulo de Avaliação em Pediatria
  • Desenvolvimento Infantil
  • Via Aérea Básica e Avançada
  • Obstrução da Via Aérea
  • Interacção Criança e Família
  • Trauma Músculo-esquelético e Imobilização
  • RCP Neonatal e Pediátrico
  • Farmacologia em Pediatria e Administração de Fluidos
  • Emergências Respiratórias
  • Emergências Médicas
  • Emergências Cardiovasculares
  • Emergências Obstétricas e Estabilização do Recém-nascido
  • Maus-tratos Infantis
  • Crianças com Necessidades Especiais
  • Exposição a Tóxicos
  • Síndrome de Morte Súbita

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Mencionar no boletim de candidatura as datas e o local do curso a que se está a candidatar.

Observações

OBTENÇÃO DE DIPLOMA DE CURSO
Para obtenção do diploma é obrigatória a presença a todo o curso, não são permitidas faltas.
Diploma Certificado pelo IPSN e Cartão Individual fornecido pela organização PEPP.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06

Entidades parceiras

Informação adicional

O curso desenvolve-se em aulas teórico-práticas, mas essencialmente em aulas práticas. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso á técnica de resolução de problemas e casos clínicos. Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas bancas práticas em crescente de diferenciação clínica. O curso terminará com avaliação teórica e avaliação prática de caso clínico.Licenciados em Medicina e Enfermagem (versão ALS). Agentes de Protecção Civil: bombeiros, TAE’s, TAS’s (versão BLS).Candidatura até 12/02/2016Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.3016 horas2.5A aprovação está sujeita à frequência completa de todo o curso; obtenção de classificação superior a 80% na prova escrita e menção de “aprovado” na avaliação prática.O Curso decorrerá conforme marcação pelo Departamento Pedagógico ou solicitação por entidades externas.As aulas decorrerão das 08h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, durante dois dias consecutivos.PROVISÓRIO 12 e 13 março de 2016 As datas poderão sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.