Património material e imaterial: um recurso para o ensino da História
Curso
Online
Descrição
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Tipologia
Curso
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Nível
Intermediário
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Metodologia
Online
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Horário de aulas
25h
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Duração
Flexível
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Início
Datas a escolher
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Campus online
Sim
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Envio de material didático
Sim
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Serviço de informação
Sim
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Aulas virtuais
Sim
Num tempo e num mundo marcado pela globalização em larga escala, impõe-se a necessidade de defender, preservar e divulgar as diferenças nacionais, regionais e locais que alicerçam a identidade nacional e regional. Torna-se, por isso, indispensável promover a educação patrimonial, a par da educação para a cidadania.
Com esta formação em particular, pretende-se motivar os docentes para a importância do património material e imaterial e promover a sua utilização como recurso no ensino da História. Por essa via, pretende-se, ainda, despertar nos formandos o interesse pelo seu conhecimento, sensibilizá-los para a necessidade da sua conservação e estimular a intervenção ativa na comunidade. Nesse sentido, será necessário que consigam uma articulação entre os conteúdos programáticos e os exemplos de património local existentes no meio em que a escola está inserida.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
- Promover a diversificação de metodologias e de recursos no processo de ensino-aprendizagem.
- Estimular a valorização e a promoção da cultura e da educação patrimonial.
- Articular os diferentes níveis da Educação Básica com abordagens focadas no conhecimento Histórico e Cultural.
- Compreender a importância dos mecanismos que permitem a interação entre a investigação, o património e o processo ensino-aprendizagem.
- Valorizar o trabalho de pesquisa no planeamento das aulas de História.
- Reconhecer a importância dos conhecimentos prévios dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.
- Desenvolver o sentido crítico relativamente às várias temáticas que se inscrevem no âmbito do património local e regional.
Opiniões
Matérias
- História
- Cultura
- Conteúdo pedagógico
- Programático
- Educação histórica
- Hipóteses
- Pedagógica
- Pesquisa
- Profissional
- Metodologias
- Quantitativa
- Análise
Programa
Conteúdos programáticos
- Apresentação
- Património e Memória
- O Património e a História de Portugal
- Fontes para o estudo da cultura material
- As sociedades, os espaços e os objetos
- Os espaços públicos, os seus quotidianos e objetos
- Espaços, sociabilidades e objetos
- Património imaterial: práticas sociais, eventos e rituais festivos
- As festas
- As festas religiosas e romarias
- Os bailes
- As procissões e as promessas
- Os rituais de passagem
- Os rituais de trabalho e de lazer
- Uma abordagem pedagógica do património
- Como articular o património local e regional com os conteúdos programáticos
- As visitas de estudo
- Educação Histórica nas primeiras idades: hipóteses de trabalho e de investigação pedagógica
- Lugares de Memória, Arqueossítios e Centros Interpretativos
- Património Mundial em Portugal: Memória(s) e abordagens pedagógicas em espaço educativo
- Classificação dos Objetos Patrimoniais em função do seu valor de uso
- O Património Cultural do Alto Minho como recurso educativo e didático
- A abordagem interdisciplinar dos recursos patrimoniais
- Avaliação dos formandos e da ação de formação
Metodologias de realização da ação
Esta formação tem um caráter teórico-prático. Está prevista a apresentação dos conteúdos teóricos, seguindo-se, quando for julgado oportuno, trabalho prático, a realizar, individualmente ou em grupo, pelos formandos. Quando programado, apresentam o trabalho realizado e aplicado no contexto escolar, tendo em vista o debate de ideias e a troca de experiências, bem como a sua avaliação na perspetiva da adesão dos alunos.
Avaliação dos formandos
A avaliação dos formandos terá por base os seguintes itens:
- Trabalhos produzidos no decurso da formação; assiduidade - 50%
- Reflexão crítica, individual, sobre a formação vivenciada – 50%
A classificação final será expressa, na escala de 1 a 10, em números inteiros arredondados às décimas. Esta classificação é expressa quantitativamente e qualitativamente, de acordo com as cartas circulares n.ºs 3/2007 de setembro e nº 1/2008 de janeiro, da seguinte forma:
- 1 a 4,9 valores – Insuficiente
- 5 a 6,4 valores – Regular
- 6,5 a 7,9 valores – Bom
- 8 a 8,9 valores – Muito Bom
- 9 a 10 valores – Excelente
Modelo de avaliação da ação
- Ficha de avaliação da ação;
- Relatório de reflexão crítica dos formandos;
- Relatório do formador;
- Trabalho dos formandos.
Património material e imaterial: um recurso para o ensino da História