Património material e imaterial: um recurso para o ensino da História

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Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Intermediário

  • Metodologia

    Online

  • Horário de aulas

    25h

  • Duração

    Flexível

  • Início

    Datas a escolher

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

  • Aulas virtuais

    Sim

Num tempo e num mundo marcado pela globalização em larga escala, impõe-se a necessidade de defender, preservar e divulgar as diferenças nacionais, regionais e locais que alicerçam a identidade nacional e regional. Torna-se, por isso, indispensável promover a educação patrimonial, a par da educação para a cidadania.
Com esta formação em particular, pretende-se motivar os docentes para a importância do património material e imaterial e promover a sua utilização como recurso no ensino da História. Por essa via, pretende-se, ainda, despertar nos formandos o interesse pelo seu conhecimento, sensibilizá-los para a necessidade da sua conservação e estimular a intervenção ativa na comunidade. Nesse sentido, será necessário que consigam uma articulação entre os conteúdos programáticos e os exemplos de património local existentes no meio em que a escola está inserida.

Instalações

Localização

Início

Online

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

- Promover a diversificação de metodologias e de recursos no processo de ensino-aprendizagem.
- Estimular a valorização e a promoção da cultura e da educação patrimonial.
- Articular os diferentes níveis da Educação Básica com abordagens focadas no conhecimento Histórico e Cultural.
- Compreender a importância dos mecanismos que permitem a interação entre a investigação, o património e o processo ensino-aprendizagem.
- Valorizar o trabalho de pesquisa no planeamento das aulas de História.
- Reconhecer a importância dos conhecimentos prévios dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.
- Desenvolver o sentido crítico relativamente às várias temáticas que se inscrevem no âmbito do património local e regional.

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Programa

Conteúdos programáticos

  • Apresentação
  • Património e Memória
  • O Património e a História de Portugal
  • Fontes para o estudo da cultura material
  • As sociedades, os espaços e os objetos
  • Os espaços públicos, os seus quotidianos e objetos
  • Espaços, sociabilidades e objetos
  • Património imaterial: práticas sociais, eventos e rituais festivos
  • As festas
  • As festas religiosas e romarias
  • Os bailes
  • As procissões e as promessas
  • Os rituais de passagem
  • Os rituais de trabalho e de lazer
  • Uma abordagem pedagógica do património
  • Como articular o património local e regional com os conteúdos programáticos
  • As visitas de estudo
  • Educação Histórica nas primeiras idades: hipóteses de trabalho e de investigação pedagógica
  • Lugares de Memória, Arqueossítios e Centros Interpretativos
  • Património Mundial em Portugal: Memória(s) e abordagens pedagógicas em espaço educativo
  • Classificação dos Objetos Patrimoniais em função do seu valor de uso
  • O Património Cultural do Alto Minho como recurso educativo e didático
  • A abordagem interdisciplinar dos recursos patrimoniais
  • Avaliação dos formandos e da ação de formação

Metodologias de realização da ação

Esta formação tem um caráter teórico-prático. Está prevista a apresentação dos conteúdos teóricos, seguindo-se, quando for julgado oportuno, trabalho prático, a realizar, individualmente ou em grupo, pelos formandos. Quando programado, apresentam o trabalho realizado e aplicado no contexto escolar, tendo em vista o debate de ideias e a troca de experiências, bem como a sua avaliação na perspetiva da adesão dos alunos.

Avaliação dos formandos

A avaliação dos formandos terá por base os seguintes itens:

  • Trabalhos produzidos no decurso da formação; assiduidade - 50%
  • Reflexão crítica, individual, sobre a formação vivenciada – 50%

A classificação final será expressa, na escala de 1 a 10, em números inteiros arredondados às décimas. Esta classificação é expressa quantitativamente e qualitativamente, de acordo com as cartas circulares n.ºs 3/2007 de setembro e nº 1/2008 de janeiro, da seguinte forma:

  • 1 a 4,9 valores – Insuficiente
  • 5 a 6,4 valores – Regular
  • 6,5 a 7,9 valores – Bom
  • 8 a 8,9 valores – Muito Bom
  • 9 a 10 valores – Excelente

Modelo de avaliação da ação

  • Ficha de avaliação da ação;
  • Relatório de reflexão crítica dos formandos;
  • Relatório do formador;
  • Trabalho dos formandos.

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