Optometria e ciências da visão

Licenciatura

Em Leiria

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Leiria

  • Início

    Datas a escolher

Competências Considerando os objetivos gerais do ciclo de estudos, o estudante no final do seu percurso académico deve ser capaz de:

- Saber comunicar de forma coerente os conhecimentos adquiridos;
- Demonstrar capacidade de comunicação, oral e escrita, de informação quantitativa e qualitativa na área da Optometria-Ciências da Visão a públicos diferenciados;
- Implementar os métodos e técnicas relacionadas com a área de Optometria;
- Demonstrar que compreende os princípios científicos subjacentes às observações experimentais e a sua aplicação na área da Optometria;
- Demonstrar conhecimentos e competências clínicas na área da Optometria com vista à promoção e prestação de cuidados primários em visão;
- Refletir criticamente sobre questões éticas, clínicas, científicas, políticas e sociais implicadas no exercício profissional da Optometria.


São objetivos específicos:

- Conhecer os princípios físicos e matemáticos de funcionamento dos equipamentos optométricos utilizados e suas limitações.
- Saber os efeitos da instrumentação optométrica na fisiologia ocular.
- Conhecer as bases físicas, químicas, anatómicas e fisiológicas do olho e da função visual.
- Identificar as características ópticas, anatómicas e fisiológicas de um olho humano normal.
- Realizar técnicas de exame visual para medir o erro refractivo sem recurso a fármacos.
- Realizar técnicas de exame visual para avaliar disfunções binoculares e acomodativas, de caracter não estrábico.
- Saber relacionar sinais e sintomas de anomalias visuais de natureza refractiva;
- Detectar, analisar e solucionar problemas visuais de natureza refractiva e disfunções heterofóricas e acomodativas.
- Identificar a sequência de tratamento em função da anamnese e dos dados optométricos, bem como saber apresentar e discutir com o paciente as diferentes opções de tratamento/compensação.

Instalações

Localização

Início

Leiria
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Competências Considerando os objetivos gerais do ciclo de estudos, o estudante no final do seu percurso académico deve ser capaz de: - Saber comunicar de forma coerente os conhecimentos adquiridos; - Demonstrar capacidade de comunicação, oral e escrita, de informação quantitativa e qualitativa na área da Optometria-Ciências da Visão a públicos diferenciados; - Implementar os métodos e técnicas relacionadas com a área de Optometria; - Demonstrar que compreende os princípios científicos subjacentes às observações experimentais e a sua aplicação na área da Optometria; - Demonstrar conhecimentos e competências clínicas na área da Optometria com vista à promoção e prestação de cuidados primários em visão; - Refletir criticamente sobre questões éticas, clínicas, científicas, políticas e sociais implicadas no exercício profissional da Optometria. São objetivos específicos: - Conhecer os princípios físicos e matemáticos de funcionamento dos equipamentos optométricos utilizados e suas limitações. - Saber os efeitos da instrumentação optométrica na fisiologia ocular. - Conhecer as bases físicas, químicas, anatómicas e fisiológicas do olho e da função visual. - Identificar as características ópticas, anatómicas e fisiológicas de um olho humano normal. - Realizar técnicas de exame visual para medir o erro refractivo sem recurso a fármacos. - Realizar técnicas de exame visual para avaliar disfunções binoculares e acomodativas, de caracter não estrábico. - Saber relacionar sinais e sintomas de anomalias visuais de natureza refractiva; - Detectar, analisar e solucionar problemas visuais de natureza refractiva e disfunções heterofóricas e acomodativas. - Identificar a sequência de tratamento em função da anamnese e dos dados optométricos, bem como saber apresentar e discutir com o paciente as diferentes opções de tratamento/compensação.

Saídas Profissionais - Prática de Optometria no seio de equipas multidisciplinares. - Gabinetes de Optometria - Clínicas ou centros de Optometria/Oftalmologia - Empresas industriais de fabrico de lentes e outros componentes / equipamentos ópticos - Consultoria em empresas de distribuição de equipamento de Optometria/Oftalmologia

Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES Registo DGES R/A-Ef 1313/2011, 18-03-2011

Perguntas & Respostas

Quem queres que te responda?

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

quem e onde se realiza este curso?
Usuário Emagister - 30/06/2019 | Responder

Programa

Introdução às Ciências da Visão


Anatomia e Fisiologia Geral


Biologia Celular e Histologia


Cálculo


Elementos de Química


Anatomia e Fisiologia Ocular I


Física para as Ciências da Visão


Álgebra Linear e Numérica


Ótica Geométrica


Bioquímica para as Ciências da Visão


Anatomia e Fisiologia Ocular II


Ótica Visual


Ótica Oftálmica


Neurociências da Visão


Fundamentos de Optometria


Prática Clínica I


Ótica Física


Bioestatística


Perceção Visual


Métodos Optométricos


Prática Clínica II


Microbiologia Aplicada


Análise Optométrica


Patologia Geral


Opção 1


Prática Clínica III


Complementos de Optometria


Contactologia


Patologia Ocular


Opção 2


12518
12521
12522
12528
12529
12530

Informação adicional

Infraestruturas Os alunos dispõem de laboratórios bem equipados na área científica do curso que garantem uma preparação prática adequada para a sua vida profissional. Laboratórios Didácticos equipados para as áreas de: Química, Biologia, Bioquímica, Anatomia, Física experimental, Sistemas Digitais, Óptica, Óptica Ocular, Psicofísica, Optometria e Contactologia. Laboratórios de Investigação: Centro Clínico e Experimental em Ciências da Visão (CCECV), UBIMedical e Laboratório Optométrico de Rastreio Visual. Além disso, os alunos dispõem ainda de salas de aulas equipada com videoprojector, um Centro de Informática (com acesso à Internet) e de Bibliotecas e serviços bibliográficos.

Optometria e ciências da visão

Preço para verificar