Motion graphics

Curso

Em Carnaxide

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Carnaxide

  • Início

    Datas a escolher

| A QUEM SE DESTINA
A todos os que queiram ser técnicos e criativos de Motion Graphics, aliando as técnicas artísticas e criativas do Motion Design às técnicas especializadas de efeitos visuais (VFX).

| OBJETIVOS
Formar criativos especializados em Motion Graphics.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Motion Designers e VFX Artists Júniores, para Produtoras de Conteúdos, Canais Generalistas e de Cabo; Canais de Youtube e produtoras de publicidade, séries, cinema e eventos.

| MAXON Qualified Training Partners


CINEMA 4D R18
MAXON QUICKSTART Motion Design

Instalações

Localização

Início

Carnaxide (Lisboa)
Ver mapa
Av. Comendador Nunes Corrêa, nº 44

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

| OBJETIVOS
Formar criativos especializados em Motion Graphics.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Motion Designers e VFX Artists Júniores, para Produtoras de Conteúdos, Canais Generalistas e de Cabo; Canais de Youtube e produtoras de publicidade, séries, cinema e eventos.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

CONTEÚDOS DO CURSO

| TECNOLOGIAS DE MOTION GRAPHICS (16h)
Tipologias de imagem: Imagens Raster (pixels) e Images vectoriais. A compressão de Imagem: imagens comprimidas e não comprimidas. Espaços de cor, canais de cor e canal alpha. O digital e os bits por canal. Ficheiros com outras capacidades (layers, etc).
Tipologias de vídeo: Vídeo SD, HD, 2K, 4K entre outros. Vídeo interlaçado e vídeo progressivo, frame rates, A compressão em vídeo. Compressão do frame, Color Sampling, e Long GOP. A importância da data rate e da compressão no trabalho de Motion Graphics. Formatos sem compressão. Codecs mais indicados para Motion Graphics. Tecnologia HDR. As ferramentas principais do mercado de Motion Graphics.

|AFTER EFFECTS I: INTRODUÇÃO À ANIMAÇÃO (40h)
Os princípios da animação. Interface. Introdução às composições. As layers como pistas. Importação de ficheiros: tipos de ficheiros aceites. Criar composições a partir de ficheiros Photoshop. Criar composições a partir de ficheiros Illustrator. Tipos de Layers: sólidos, texto, shapes, etc. Criação de elementos: shapes, texto, sólidos.Princípios de keyframing e interpolação entre keyframes. Criação de animações: keyframing, graph editor, parenting, animação no espaço 3D. Tipos de efeitos e aplicação de efeitos. Utilização de AdjustmentLayers. Trabalho e animação com texto. Utilizar composições dentro de composições: o pre-compose. Rendering. Exercícios variados de animação 2D e 3D.

| SONOPLASTIA (20h)
A importância da música e da sonoplastia no Motion Graphics. Análise de case-studies. Pesquisa e aquisição de sons, sfx e músicas. Sincronismo do som e enfatização da animação. Prática de software para cortar e trabalhar sons. Breve introdução ao Adobe Audition.
Como trabalhar níveis de som e mistura no After Effects. Ferramentas de áudio presentes no After Effects.
Exercício de sonoplastia de peça de Motion Graphics.

| AFTER EFFECTS II: KEYING, MATTES E ROTOSCOPIA (24h)
O After Effects como ferramenta VFX.
Compreender o material bruto e pré-identificar problemas no chroma. A importância do Color Sampling no processo de Chroma. Utilização do Keylight. Técnicas de refinamento do chroma e de manipulação de máscaras. Utilização de luzes digitais para melhorar o processo de chroma.
Criação e edição de Shapes para máscaras.
Desenho de máscaras livres com a caneta. Criação de Máscaras com Roto. Trabalho com várias máscaras. Trackmattes. Efeitos de Stencil.
As ferramentas de Paint: brush, eraser, reveal, clone. Compreensão e utilização do RotoBrush.
Exercícios de ChromaKey; Exercícios de animação com máscaras; exercícios de animação com rotoscopia; exercícios de clonagem e remoção de elementos.

| CRIAÇÃO E ANIMAÇÃO 3D: CINEMA 4D (64h)
Introdução:
Conceitos básicos de funcionamento do programa; Interface e personalização; Transformação de objectos: Move, Scale e Rotate; Selecção de objectos.
Modelação com Parametric Objects e Deformers: Modelação com objectos paramétricos; Utilização de Deformers em modelação.
Modelação com Splines e Generators: Importação e desenho de Splines; Modelação a partir de Splines com Extrude, Lathe, Loft e Sweep.
Modelação Poligonal: Conceitos e Workflow; Editable Objects: edição de Points, Edges e Polygons; Utilização de Subdivision Surface.
Modelação: Modelling Objects e Mograph: Boole, Metaball, Cloner e MoText.
Materiais e Texturização: Criação, parâmetros e aplicação de materiais a objectos; Aplicação de texturas: Texture Tool e opções da Texture Tag; Aplicação de múltiplos materiais e texturas a um objecto.
Iluminação: Conceitos e workflow; Criação e parâmetros dos diversos tipos de luzes; Global Illumination e Ambient Occlusion.
Animação: Conceitos de animação, Keyframes e Interpolação; Criação e edição de animação; Editor Timeline: Key Mode e F-Curve Mode.
Animação com Mograph: Utilização do Mograph para criar animações dinâmicas; Effectors.
Animação de Partículas: Emissão de Partículas; Modificadores de Partículas.
Câmaras: Criação e propriedades de câmaras; Animação de câmaras.
Rendering: Definições de rendering; Efeitos de Render e Multipass Rendering; Rendering e exportação de imagens e animações.
Projecto Final.

| GRADING (24h)
Introdução à Análise de Imagem.
Compreensão e utilização das Video Scopes. Sistemas e configurações para Da Vinci Resolve.
Importação de material e criação de projetos para Grading.
A filosofia do trabalho com Nodes.
Ferramentas de correcção de cor primária: Sliders. Rodas de cor. Hue e Saturação. Contraste e Pivot Controls. RGB Mixer. Curvas. Trabalho com LUTs.
Correção de cor secundária: utilização de keys e shapes.
Utilização do Tracking.
Técnicas de Correspondência de planos. Construção de looks de imagem.
Rendering e Exportação.

| AFTER EFFECTS III: COMPOSIÇÃO DE IMAGEM E VFX (52h)
3D Tracking e Matchmoving em After Effects.
Remoção e substituição de elementos do cenário em After Effects.
Criação de partículas (explosões, fumo, fogo, etc).
Composição: matching dos elementos de foreground com o Background (luzes, correção de cor, motionblur, etc). Adição de outros elementos: flares, glows, sombras, entre outros.
Utilização de layers diferentes e render passes para a colocação de um elemento 3D num background de vídeo real.
Criação de projeto final de composição em After Effects com elementos (opcional) de Cinema 4D.

| GENÉRICOS PARA WEB, TELEVISÃO E CINEMA (40h)
Análise, discussão e break-down de genéricos de séries: True Detective; Game of Thrones; Breaking Bad, ou outros (os genéricos analisados podem mudar conforme o formador). Criação de trabalho baseado em Motion Design onde se pretende reunir todos os elementos dos módulos anteriores na criação de um genérico para série de televisão ou web ou para cinema. Este trabalho pode ser um original ou baseado em algo já existente.
Os trabalhos vão da discussão e análise do conceito até à execução final.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Outubro de 2017. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

Motion graphics

Preço para verificar