Microsoft Excel aplicado aos Recursos Humanos
Curso
Em Lisboa
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Nível
Intermediário
-
Local
Lisboa
-
Horário de aulas
12h
-
Duração
Flexível
Este curso procura integrar, numa vertente prática, a utilização de Microsoft Excel em aspectos do dia-a-dia de um departamento de recursos humanos.
Este Curso tem como objetivo dotar os participantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam utilizar as
funções avançadas do Microsoft Excel como ferramenta de suporte aos principais processos de Recursos Humanos.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
No final do curso os formandos serão capazes de:
Preparar e estruturar Modelos de Excel adaptados às diferentes Necessidades e Processos de Recursos Humanos
Economizar Tempo, pela Automatização de Processos e Procedimentos Administrativos Repetitivos, nomeadamente através de Macros
Otimizar e fundamentar a Tomada de Decisão das Políticas de Revisão Salarial através de Análises Gráficas e Cálculos Automáticos
Criar Relatórios para o Preenchimento Automático do Balanço Social, através da Exportação de Dados do Software de Gestão de Pessoal
Otimizar os Cálculos relacionados com a Formação pela Criação de Dossiers de Formação e de Relatórios e Organização de Informação através do Excel.
Todos os profissionais de RH´s que queiram aprender a potenciar a poderosa aplicação Microsoft Excell como suporte aos processos de RH´s em que estão envolvidos, nomeademente: Directores/Responsáveis de Recursos Humanos; Directores/ Responsáveis de Formação; Directores/ Responsáveis de Pessoal; Directores/ Responsáveis Administrativos; Consultores de Recursos Humanos/ Formação; Directores Executivos que tenham que tomar Decisões na Área; Técnicos de Recursos Humanos/ Formação.
Opiniões
Matérias
- Ficheiros
- Gestão
- Excel
- Avançadas
- Workspace
- Templates
- Excel Gráfico
- Criação
- Cenários de custos
- ADV
- ADV tools
Programa
Módulo 1 - Overview sobre gestão de ficheiros e funções avançadas em Excel
- Conversão de ficheiros
- Workspace
- Templates
- Uso de funções avançadas
- Encadeamento de funções
- Add ins do Excel
- Criação de simulações (venture.sim)
- Simulações de cenários de custos
- Simulações em períodos temporais
- Dtools e ADV tools
- Tabelas de entrada simples; de entrada múltipla e de duas entradas
- Pivot Tables
- Macros de comandos
- Criação de menus personalizados
- Macros de funções
- Linguagem macro de Excel
- Vba
- Automatização de processos e procedimentos administrativos, através de macros
- A Interacção e Importação de ficheiros de Excel de e para outros Sistemas de Gestão de Recursos Humanos.
- Definição da Folha de Cálculo segundo os Dados, Parâmetros e Variáveis da Avaliação de Desempenho
- Aplicação de Ferramentas Excel em contexto de Avaliação de Desempenho
- Como obter Análises Detalhadas com base na Tipologia de Resultados:
- Análises Estatísticas, Análises Gráficas e Análises de Conteúdo
- Distribuições Forçadas
- Apresentação Organizada da Informação Resultante
- Criar a Política de Revisão Salarial, simulando-a e comparando-a com o Orçamento Disponível
- Criar Tabelas Dinâmicas para sintetizar a Informação
- Tomar Decisões baseadas em Análises Gráficas e Cálculos Automáticos
- A Importância da Protecção de Informação e Metodologias a utilizar
- Como fazer a Identificação de Desvios
- A Automatização de Procedimentos Administrativos Repetitivos
- Criação de Simuladores para a Realização Automática de Cálculos
- Automatização de Emissão de Documentos:
- Contratos
- Acordos
- Comunicações
- Criação de Macros para a Realização de Processos Repetitivos
- Criação de Simuladores que evitem Redundâncias:
- Cálculo de Segurança Social:
- Transformação em Salário Líquido
- Compensações em caso de Saída da Empresa
- Criação de Relatórios para o Preenchimento Automático do relatório único com base em Dados Exportados do Software de Gestão de Pessoal:
- Definição da Folha de Cálculo para servir de Base ao Relatório
- Automatização de Cálculos de Campos: somas, contagens, etc.
- Representações Gráficas e Pirâmide de Idades
- Algumas Análises aos Dados
- Criação de Dossiers de Formação com Base nos Registos Disponíveis
- Criação de Relatórios para geração dos Documentos-Tipo
- Organização da Informação com base em diferentes Critérios:
- Formador
- Curso
- Área Formativa e outros: Criação de Gráficos de Acompanhamento
- Assiduidade
- Avaliação
- Custos
- Cumprimentos dos requisitos legais: Emissão Automática de Certificados
- Criação de um Quadro de Acompanhamento de Indicadores:
- Revisão Periódica e Visualização Imediata do Estado de Atingimento dos Objectivos e Identificação de Desvios
- Identificação dos Objectivos Estratégicos do com base na Metodologia Balanced Scorecard
- Operacionalização do Desdobramento de Objectivos em Excel
- Planeamento do Registo dos Dados Recolhidos
- Tipos de Indicadores e a sua Operacionalização no Excel
- Introdução de Alarmes através da Formatação Condicional
- Definição e seguimento da Eficácia das Medidas Correctivas
Microsoft Excel aplicado aos Recursos Humanos