Mestrado integrado em engenharia biomédica
Licenciatura
Em Braga

Descrição
-
Tipologia
Licenciatura
-
Local
Braga
-
Início
Datas a escolher
A Engenharia Biomédica é uma especialidade que se tem vindo a impor nos países desenvolvidos tendo, no seu início, pretendido colmatar as dificuldades sentidas pelos profissionais clínicos associados aos avanços científico-tecnológicos de todos os equipamentos, materiais ou serviços de suporte à atividade médica. O foco principal encontra-se na aplicação de conhecimentos, princípios e metodologias de engenharia ao desenvolvimento novos produtos, equipamentos, materiais e serviços de suporte à atividade médica. As competências a desenvolver pelos alunos incluem o conhecimento, compreensão e aplicação dos requisitos exigidos a produtos, equipamentos, materiais e serviços que interatuem com pacientes e/ou com sistemas biológicos. Conhecer, compreender e aplicar os princípios éticos que regulam as todos os aspetos associados aos ensaios que envolvam sistemas e modelos biológicos, sobretudo os que envolvam ensaios animas e ensaios clínicos. Conhecer, compreender e aplicar os princípios, métodos e conhecimentos de engenharia ao desenvolvimentos de novos produtos, equipamentos, materiais e serviços de suporte à atividade médica. A estrutura do curso assenta em três anos propedêuticos nos quais todos os alunos adquirem e aplicam conhecimentos de caráter transversal à formação de engenharia, incluindo componentes teóricas, práticas e laboratoriais. A partir do 4º ano, os alunos são divididos por quatro ramos de especialização: engenharia clínica, informática médica, biomateriais reabilitação e biomecânica e, eletrónica médica. Estes ramos definem cada um, um perfil de especialização dos alunos em áreas de conhecimento específicas, nas quais existe competência especializada nos departamentos/unidades de investigação que suportam o curso. O 5º ano destina-se quase exclusivamente ao desenvolvimento da tese de mestrado.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
O objetivo geral do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica é a formação de profissionais qualificados de Engenharia, capazes de acompanhar e intervir a nível da inovação científica e tecnológica na área da Medicina e da Biologia, incluindo em contexto de investigação. No final, os alunos deverão: 1. Possuir uma formação sólida e integrada em disciplinas básicas de Engenharia e uma formação geral de Engenharia Biomédica, complementada com formação específica num dos seus ramos especialização. 2. Ser capazes de intervir a nível da inovação nos domínios da Engenharia Biomédica, resolvendo problemas em situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares. Possuir competências que lhes permitam a aprendizagem contínua e autónoma, garantindo a sua atualização ao longo da vida ativa. 3. Ser capazes de intervir a nível da inovação nos domínios da Engenharia Biomédica, resolvendo problemas em situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares. 4. Ser capazes de trabalhar autonomamente, assumindo responsabilidades no planeamento e gestão de projetos e estruturas na área da Engenharia Biomédica. 5. Ser capazes de formar e coordenar equipas interdisciplinares em instituições na área das ciências médicas e biológicas.
Os Engenheiros Biomédicos têm como saídas profissionais as seguintes áreas de atividade: - Empresas de equipamento e instrumentação médica. - Empresas de material farmacêutico. - Hospitais, nas áreas de física hospitalar, engenharia clínica e instalação, operação e manutenção de equipamento. - Laboratórios de investigação e desenvolvimento de grandes empresas. - Indústria farmacêutica e de análises. - Laboratórios de faculdades de medicina, universidades e organismos estatais. - Empresas ligadas à eletrónica médica e biosensores. - Empresas ligadas à informática médica. - Empresas de biomateriais. - Empresas ligadas à área da saúde. - Consultoras para área da saúde.
Opiniões
Programa
Cálculo EE
Desenho e Representação Gráfica
Introdução à Engenharia Biomédica
Introdução aos Paradigmas da Programação
Química Geral EE
Análise Matemática EE
Biologia Molecular e Celular
Estatística Biomédica
Estrutura e Propriedades dos Materiais
Física EE
Química Orgânica EE
Bioquímica
Eletromagnetismo EE
Eletrónica
Fisiologia Humana I
Mecânica dos Fluídos
Mecânica dos Sólidos
Complementos de Eletrónica e Sistemas Digitais
Fenómenos Interfaciais
Fisiologia Humana II
Métodos Numéricos
Química-Física dos Materiais
Transferência de Calor e Massa
Biomateriais e Processamento de Materiais
Laboratórios de Fenómenos de Transferência e Materiais
Bioinformática
Engenharia de Custos
Higiene e Segurança Hospitalar
Investigação Operacional
Processamento de Sinal Contínuo e Discreto
Bases de Dados Clínicas e de Gestão Hospitalar
Elementos de Qualidade e Fiabilidade
Instrumentação
Serviços de Apoio Clínico
Tópicos de Gestão Hospitalar
Componentes Mecânicos
Biomecânica
Aplicação de Biomateriais
Biossensores
CAD - Modelização Computacional
Laboratórios Integrados I
Libertação Controlada de Agentes Ativos
Movimentos e Mecanismos
Avaliação de Propriedades de Biomateriais
Robótica
Biomateriais Avançados e Biomiméticos
Engenharia de Tecidos e Células Estaminais
Estabilidade e Degradação de Materiais
Laboratórios de Biocompatibilidade e Cultura de Tecidos
Projeto Dispositivos Médicos e Reabilitação
Sistemas Eletrónicos de Imagem Médica e Rádioisotópos
Técnicas de Processamento e Modificação de Biomateriais
Dissertação em Biomateriais, Reabilitação e Biomecânica
Computação com R
Desenvolvimento Humano e Envelhecimento
Diversidade na Psicologia
Educação, Cidadania e Direitos Humanos
Elites e Poder
Fundamentos de Astronomia e Cosmologia
Gestão de Inventários
Introdução aos Estudos Históricos
Leitura e Escrita para a Produção de Conhecimento Académico
Língua Estrangeira Nível 1 - Espanhol
Matemática das Coisas
Ótica Aplicada para Fotografia Digital
Substâncias que Mudaram o Mundo - Uma História da Humanidade
Mestrado integrado em engenharia biomédica