Mestrado em psicologia da educação

Mestrado

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Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Porto

No 2º Ciclo de Estudos em Psicologia da Educação, o 1.º ano é exclusivamente dedicado à componente curricular e procura aprofundar conteúdos específicos ligados à área, para além de desenvolver metodologias de investigação. Pretende-se possibilitar o estudo e a reflexão sobre os principais paradigmas e as metodologias de investigação psicológica e educacional que deverão estar subjacentes à integração dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, em contexto, necessários à análise global dos fenómenos educativos, desde a infância à idade adulta e velhice, permitindo o envolvimento, a aprendizagem e o sucesso educativo ao longo do tempo. No 2.º ano, o estudante realizará um estágio em contexto real de trabalho no âmbito da Psicologia da Educação. Através da prática profissional sob supervisão, promove-se o desenvolvimento de competências fundamentais à sua futura atividade profissional, designadamente a capacidade de integração de aspetos teóricos e práticos da sua própria aprendizagem, competências interpessoais, e análise e discussão de casos. O estudante realizará igualmente uma dissertação no domínio científico da Psicologia da Educação, permitindo aplicar conhecimentos científicos relacionados com a metodologia de investigação em Psicologia da Educação, bem como a articulação entre teoria, investigação e prática.O mestrado em Psicologia da Educação segue as orientações do Eurospsy, reunindo as condições para a formação de qualidade dos psicólogos na Europa, possibilitando o acesso á Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

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R. Dr. Lopo de Carvalho 67

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A ter em conta

Para além das atividades de docência e de investigação, e motivado pelas diversas necessidades individuais, grupais e institucionais, tem-se por certo que o detentor do grau de Mestre em Psicologia da Educação será um especialista com sólida preparação científica e prática capaz de articular a conceção de educação com aprendizagem, cognição e motivação, incorporando igualmente áreas como o afeto, os valores, a saúde mental e ajustamento, e a adaptação ao longo da vida. Neste sentido, são vários os contextos em que o Psicólogo Educacional pode intervir: Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias não Agrupadas, designadamente nos serviços de psicologia escolar, no apoio psicopedagógico e orientação vocacional, em instituições de educação especial, no apoio à reabilitação de pessoas com necessidades educativas especiais em diferentes graus de ensino e formação, em autarquias, em programas de desenvolvimento social, de promoção da saúde, da educação/formação parental e de intervenção comunitária, em instituições de solidariedade social, colégios privados, clínicas, creches e outras organizações que visem a formação ao longo da vida.

(Aviso n.º 10189/2015 - Diário da República, 2.ª série - n.º 174 - 7 de Setembro de 2015)

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Opiniões

Programa

AVALIAÇÃO E CONSULTA PSICOLÓGICA EDUCACIONAL
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
OPÇÃO 1
OPÇÃO 2
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
PSICOLOGIA DA FAMÍLIA
PSICOPATOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
DISSERTAÇÃO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ESTÁGIO COM SUPERVISÃO
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DE INVESTIGAÇÃO/INTERVENÇÃO
OPÇÃO 1: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
OPÇÃO 2: ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJECTOS

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