Mestrado em museologia

Mestrado

Em Lisboa

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Lisboa

  • Início

    Datas a escolher

Descrição

A museologia define-se como um meio de intervenção social e de comunicação ao serviço do desenvolvimento das comunidades que serve, não se limitando às tarefas tradicionais em que tantas vezes é colocada e que reduzem o Museu à simples condição de armazém de objetos.
O curso de mestrado em Museologia da Universidade Lusófona trata no essencial da intervenção museológica local, que pela sua prática e projetos, se têm afirmado como uma museologia inovadora e comum a forte ligação ao meio onde está inserida, partilhando com o poder local responsabilidades crescentes no domínio do planeamento e coordenação de ações culturais e museológicas, identificação e valorização do património, e definição de políticas públicas culturais.
O curso de mestrado em Museologia da Universidade Lusófona tem em consideração duas questões:
- O posicionamento dos museus no contexto da sociedade portuguesa, enquanto produtores de informação e de serviços, dependendo a sua viabilidade da abertura às técnicas modernas de gestão.
- A necessidade de criar um corpo de investigadores e docentes capazes de desenvolver, com bases e métodos científicos, a Museologia.

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Direção de instituições culturais e em particular museológicas, (Museólogo / Conservador), profissão liberal / administração local e central na área do planeamento e gestão de recursos culturais, investigação e docência no domínio da Museologia.

Podem candidatar-se ao curso de mestrado em Museologia da Universidade Lusófona: a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;

Despacho n.º 22448/2008, de 29 de Agosto, alterado pelo Despacho n.º 10676/2012, de 07 de Agosto

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Quem queres que te responda?

Somente publicamos o teu nome e pergunta

Programa

A Função Social do Museu
Estágio Curricular
Estudos Aprofundados em Museologia
Laboratório de Museografia e Computação
Museologia e Pensamento Contemporâneo
Museologia, Património e Desenvolvimento Cultural
Dissertação Científica em Museologia/Trabalho de Projeto Avançado em Museologia/Relatório de Estágio
Seminário de Investigação em Museologia
Metodologias de Investigação em Museologia

Mestrado em museologia

Preço para verificar