Mestrado em gestão de unidades de saúde  

Mestrado

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

O curso de Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, destina-se a profissionais sem formação prévia em gestão que desempenham, ou pretendam desempenhar, funções em instituições de saúde públicas ou privada, que sejam titulares do grau de licenciado, ou seu equivalente legal, em qualquer área do conhecimento, obtido em Universidades Portuguesas ou estrangeiras. Em particular, tem por objetivo promover a consolidação de um quadro de referência concetual e metodológico em Gestão que permita uma intervenção prática eficaz, através de técnicas e instrumentos específicos, no contexto das organizações de saúde.
O curso permite o desempenho cargos ou tarefas nas várias áreas da gestão, em contexto de unidades de saúde, de forma competente e capacitada.
O curso está organizado em 3 semestres. Os dois primeiros semestres são letivos. Existe uma unidade curricular optativa em cada um destes semestres. No terceiro semestre os estudantes terão que realizar um projeto ou dissertação.
Este curso inclui uma unidade curricular que proporciona acesso ao programa de desenvolvimento de competências transversais EEGenerating Skills da Escola de Economia e Gestão, que oferece uma diversidade de atividades como cursos, workshops, palestras e outros eventos, que contam com a participação de empresas e outras instituições.
A Escola de Economia e Gestão oferece excelentes condições para a realização do projeto/dissertação, seja em termos de instalações, seja de acesso a software, bases de dados e bibliográficas. Conta com um corpo docente altamente qualificado, formado em universidades de referência a nível nacional e internacional e afeto a centros de investigação bem classificados, e com índices de publicação crescentes.

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

1. Descrever, comparar criticamente e discutir as principais teorias e conceitos do pensamento atual subjacente a cada uma das áreas funcionais da Gestão.
2. Aplicar as principais teorias e conceitos do pensamento atual subjacente a cada uma das áreas funcionais da Gestão em situações específicas no contexto de organizações de saúde, públicas ou privadas.
3. Aplicar competências técnicas nas diversas áreas funcionais da gestão.
4 Articular as competências técnicas nas diversas áreas funcionais da gestão para a resolução dos problemas organizacionais específicos destas unidades.
5. Preparar e adequar os instrumentos e técnicas de gestão recentes sobre este tipo de organizações ao respetivo meio envolvente.
6. Conceber planos de acção e desenhar instrumentos de avaliação, com base nos conhecimentos de gestão recentes sobre este tipo de organizações.
7. Intervir nos processos de transformação organizacional que respondam eficazmente às exigências internas das organizações de saúde.
8. Intervir nos processos de transformação organizacional que respondam eficazmente às exigências socioeconómicas do meio envolvente.

Os estudantes graduados deste mestrado estão habilitados a exercerem cargos de gestão em unidades de saúde público ou privadas, nacionais ou internacionais. A título de exemplo os graduados podem exercer funções de gestão em centros de saúde, agrupamentos de centros de saúde, unidades de saúde familiares, direcções regionais de saúde, instituições particulares de solidariedade social, hospitais públicos, hospitais privados, e clínicas de entre outras.
Os graduados deste mestrado tanto podem exercer funções clínicas que impliquem responsabilidade pela gestão de recursos (humanos ou materiais), como por exemplo enfermeiro chefe, director clínico, como estar dedicados em exclusividade a funções administrativas.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Contabilidade e Controlo de Gestão em Unidades de Saúde
Estratégia Empresarial
Princípios de Finanças
Economia da Saúde
Sistemas e Políticas de Saúde
Fundamentos de Comportamento Organizacional
Logística em Unidades de Saúde
Metodologia de Investigação e Competências Transversais
Empreendedorismo
Gestão da Mudança e Inovação
Gestão da Qualidade
Gestão de Recursos Humanos em PME's
Marketing Público e Social
Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão
Política do Ambiente
Políticas e Práticas de Gestão de Recursos Humanos
Princípios de Auditoria
Sistemas de Informação na Gestão da Saúde
Dissertação/Projeto

Mestrado em gestão de unidades de saúde  

Preço para verificar