Mestrado em estatística  

Mestrado

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

O Mestrado em Estatística visa a aquisição de conhecimentos científicos nas áreas básicas da disciplina, fornecendo aos estudantes uma formação sólida em fundamentos teóricos da Estatística, complementada com competências de intervenção em contexto aplicado. A Estatística é crucial na resolução de problemas tão diversos como o combate a doenças epidémicas, implementação de novos fármacos, estudo de risco ambiental, controlo de qualidade na indústria, estudos em ciências sociais e divulgação de informação pela comunicação social. A intervenção da Estatística em cada uma destas áreas requer uma formação exigente.
O curso está estruturado em 4 semestres. O primeiro semestre é constituído por disciplinas destinadas a uma formação de base em Estatística. O segundo e terceiro semestres oferecem um conjunto de disciplinas que permitem complementar a formação estatística, de modo orientado para as necessidades nos domínios de algumas especialidades, nomeadamente Ciências da Saúde e do Ambiente. Em parte do terceiro semestre e no quarto semestre, os alunos dedicam-se à elaboração de uma dissertação, que pode ser desenvolvida em ambiente de tese científica na Universidade do Minho, ou integrada como uma tarefa de um projeto de investigação já existente ou, ainda, como um estágio com carácter profissional efetuado numa empresa ou instituição externa.
O corpo docente do curso é constituído por investigadores doutorados, com elevada produção científica, membros do centro de investigação Centro de Matemática da Universidade do Minho (CMAT). São adotadas metodologias de ensino e aprendizagem que estimulam o trabalho independente e cooperativo dos alunos. Na grande maioria das UC, os alunos têm contato com problemas com dados reais que, muitas vezes, estão relacionados com a investigação dos docentes. Os alunos usualmente têm de escrever relatórios de análise de dados baseados nestes problemas e, por vezes, é-lhes solicitada a apresentação dos resultados em formato de seminário.

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

1. Conhecimento específico de diversas áreas da estatística
2. Competências para a formulação e resolução de problemas
3. Consolidação de espírito crítico
4. Capacidade para decidir sobre formas adequadas de ler a informação e interpretar resultados
5. Desenvolver competências de comunicação perante diferentes públicos (especialistas ou não)
6. Capacidade para desenvolver, de forma relativamente autónoma, temas de iniciação à investigação
7. Capacidade e autodisciplina para gestão de um projeto individual de prazo relativamente longo
8. Capacidade de trabalhar por objetivos, essencial para o trabalho individual ou integrado em equipas

Com o Mestrado em Estatística pretende-se formar profissionais aptos para integrar o mercado de trabalho ao nível de técnico superior, enquadrando-se em áreas variadas, tais como consultoras, bancos e seguradoras, órgãos de comunicação social, instituições ligadas à saúde, entidades governamentais e autarquias, universidades ou grandes empresas industriais. Estes profissionais têm a missão de promover a aplicação correta da Estatística aos mais diversos níveis, devendo ser capazes de formular, modelar e resolver problemas em ambientes em mudança e de elevada complexidade, em áreas diversas onde a Estatística tem um papel relevante. Eles devem ser dotados de elevada capacidade de abstração, de raciocínio lógico e de identificação das estruturas subjacentes a situações variadas, indispensáveis em contextos de multidisciplinaridade.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Estatística Computacional
Fundamentos e Aplicações da Estatística
Inferência Estatística
Modelos Lineares
Amostragem e Planeamento de Experiências
Análise Estatística Multivariada
Estatística Bayesiana e Aplicações
Análise de Sobrevivência
Modelação Estatística Espaço-Temporal
Análise de Sobrevivência
Modelação Estatística Espaço-Temporal
Modelos Lineares Generalizados e Aplicações
Tese/Projeto/Estágio
Modelos de Dados Longitudinais
Simulação Estocástica
Teoria do Risco
Modelos de Dados Longitudinais
Simulação Estocástica
Teoria do Risco
Tese/Projeto/Estágio

Mestrado em estatística  

Preço para verificar