Mestrado em ensino de matemática no 3º ciclo do ensino básico e no secundário

Mestrado

Em Porto

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Porto

  • Início

    Datas a escolher

Os Mestrados em Ensino organizados pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto são segundos ciclos profissionalizantes que visam conferir habilitação profissional para a docência nos ensinos básico e secundário.

Este ciclo de estudos visa a aquisição de competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da função docente no Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, articulando o processo de ensino e aprendizagem com as actuais exigências de qualificação do corpo docente decorrentes das transformações da sociedade, da educação e da evolução científica e tecnológica. O Mestrado assegurará uma formação organizada por elementos de natureza geral e específica centrados no desenvolvimento dos conhecimentos e competências próprios de uma formação profissional de qualidade, capaz de responder aos novos desafios da educação.

Instalações

Localização

Início

Porto
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Titulares do grau de licenciado (ou enquadrados nas alíneas b) a d) do artigo 17.º do DL 74/2006 na redação dada pelo DL 63/2016), sem habilitação profissional para a docência no grupo de recrutamento de Matemática, que tenham obtido na sua formação de ensino superior pelo menos 120 créditos em Matemática.
Pode ainda candidatar-se quem, satisfazendo as restantes condições, atinja apenas 75% do requisito mínimo de créditos atrás enunciado, devendo neste caso obter com formação suplementar os créditos em falta para cobrir o mínimo, após o ingresso mas antes da inscrição em unidades de didáticas específicas e de iniciação à prática profissional.
É obrigatória a avaliação prévia, em prova específica para o efeito, do domínio oral e escrito da língua portuguesa e do domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.
São ainda aceites para seriação candidaturas de estudantes que não tendo a licenciatura completa à data do fecho do período de candidatura tenham capacidade de satisfazer as condições de acesso até à data de inscrição.

Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) e que satisfaçam os requisitos definidos nas alíneas anteriores, até final do prazo de realização da matrícula.
Critérios de Seleção e Seriação
Ter licenciatura em Matemática (20%)
Média de licenciatura quando é de Matemática e média das disciplinas de Matemática no caso de outra licenciatura (no caso de candidatos a aguardar resultados para concluir a licenciatura até à data de inscrição, a média para efeito de seriação será calculada atribuindo às disciplinas em falta a classificação de 10) (50%)
Avaliação global do curriculum (15%)
Entrevista individual (15%)
Critérios de desempate de candidatos:
Avaliação global do curriculum e de entrevista individual

Informações
Prazos de Candidatura 2018-2019

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

FEG4012
FEG4012
Psicologia do Desenvolvimento
Didática da Matemática I
Tecnologias no Ensino da Matemática I
Formação Complementar em Matemática I
Desenvolvimento Curricular e Avaliação
Organização Escolar
Formação Complementar em Matemática II
Didática da Matemática II
História da Ciência e da Tecnologia
Tecnologias no Ensino da Matemática II
Matemática na Ciência e na Arte
FP5002
FP5002
Iniciação à Prática Profissional, incluindo a Prática de Ensino Supervisionada
DID4021
Investigação e Prática Profissional
Formação Complementar em Matemática III

Mestrado em ensino de matemática no 3º ciclo do ensino básico e no secundário

Preço para verificar