Universidade do Minho

Mestrado em ensino de história no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário  

Universidade do Minho
Em Braga

Preço para verificar
Ou preferes ligar para o centro agora?

Informação importante

Tipologia Mestrado
Local Braga
Início Datas a escolher
  • Mestrado
  • Braga
  • Início:
    Datas a escolher
Descrição

O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário confere habilitação profissional para a docência da disciplina de História nesses ciclos. Tem a duração de 2 anos/ 4 semestres e 120 ECTS. Inclui um estágio profissional, sobre o qual será elaborado um relatório, a defender em provas públicas. Ele inclui unidades curriculares nas áreas científicas da Educação, História, Didática da História, sendo mais relevante as UC adstritas à da História e da Didática da História, permitindo assim aprofundar a reflexão sobre o conhecimento histórico e os desafios que a contemporaneidade coloca à sua docência e aprendizagem.
Tem como finalidade principal formar professores que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de:
- Reconstruir o seu pensamento e ação ao longo da vida; estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade;
- Incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, autodireção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.
Subjacente a todas as UC encontra-se valorizada a perspetiva de ensino aprendizagem sócio-construtivista, daí que as metodologias de ensino predominantes mobilizem atividades como a leitura e discussão de textos; pequenos trabalhos práticos e de investigação (em pequeno grupo, pares), de modo a permitir a construção da autonomia e no desenvolvimento do sentido crítico e pró-ativo dos alunos.

Instalações (1)
Instalações e datas

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

· Quais são os objetivos deste curso?

Este mestrado profissionaliza para a docência da História nos ciclos referidos no seu título. Epera-se, pois, que sejam desenvolvidas pelos alunos (futuros professores) os seguintes objetivos: 1. Equacionar as implicações socioeconómicas, políticas, científico-tecnológicas e culturais da educação histórica na sociedade contemporânea, e perspetivar pedagogicamente tais implicações. 2. Revelar conhecimento de perspectivas atuais da educação histórica, associadas à investigação realizada nestes domínios. 3. Dominar os saberes académicos relevantes para o exercício profissional no domínio de docência. 4. Analisar criteriosamente os programas e os materiais curriculares da disciplina de História, tendo presente o conhecimento disponível nas disciplinas de referência. 5. Promover aprendizagens significativas no quadro da educação histórica, adoptando procedimentos adequados. 6. Promover uma utilização adequada dos recursos em educação histórica, fomentando competências de aprendizagem autónoma e criativa. 7. Desenvolver modalidades de aprendizagem colaborativa, através da utilização de metodologias participativas. 8. Diversificar as estratégias de avaliação, tornando-as sensíveis às competências fundamentais da educação histórica . 9. Investigar situações contextualizadas de educação histórica, no sentido da sua compreensão, aplicação e disseminação.

· Público alvo

O curso de mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário confere habilitações profissionais para a docência para o grupo de recrutamento 40 (Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de Maio).

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Quem queres que te responda?

Somente publicamos o teu nome e pergunta

Programa

Cidade e Centro Histórico
Currículo e Avaliação
Metodologia do Ensino da História I
Psicologia do Desenvolvimento
Teoria da História e do Conhecimento Histórico
A Escola como Organização Educativa
Metodologia do Ensino da História II
Tecnologia Educativa
Temas de História I
Temas de História II
Estágio Profissional
Avaliação e Conceção de Materiais Didáticos de História
Correntes Fundamentais da Pedagogia
Gestão da Sala de Aula
Inclusão e Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor
Processos Cognitivos e Aprendizagem

Compare para escolher melhor:
Ver mais