Mestrado em ensino de história no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Mestrado
Em Porto

Descrição
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Tipologia
Mestrado
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Local
Porto
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Datas a escolher
- O MEH responde ao regime jurídico da habilitação profissional para a docência, publicado pelo DL 79/2014 nomeadamente, o artigo 7º no que diz respeito às componentes de formação; os artº 9º, 10º, 11º e 12º relativos à formação na área educacional geral, didáticas específicas, iniciação à prática profissional e formação na área cultural, social e ética; e os artigos 15º e 16º no referente às estruturas curriculares e o artigo 17.º e 18.º- Capítulo V.
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A ter em conta
Consultar os Documentos Oficiais do Ciclo de Estudos. A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou o ciclo de estudos sem condições: Guião- Apresentação do Pedido- Novos Ciclos de Estudo Relatório preliminar da CAE Decisão de Conselho de Administração Objetivos Como Mestrado profissionalizante de Ensino em História procura preparar os futuros docentes para a lecionação da disciplina de História no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário. No secundário, face à possibilidade de lecionar História A, História B, História da Cultura e das Artes, procurou-se estruturar um curriculo que fosse complementar de conteúdos e competências obtidas na licenciatura. É vísivel a inscrição de UC's de âmbito especificamente económico, perspetivando a História B dos cursos de Economia e Gestão, mas também a História da Cultura e das Artes para a área específica do secundário. Estas particularidades procuram distinguir o nosso projeto educativo, inscrevendo também nas Didáticas condições para os estudantes prepararem recursos específicos para estas vertentes. Competências Profissionais Compreender aprofundadamente os conhecimentos históricos necessários para uma lecionação competente dos conteúdos programáticos do ensino básico e secundário. Conhecer de forma particular os conteúdos de História da Cultura e das Artes e ter a capacidade de adequar a lecionação ao público específico que frequenta esses cursos. Reconhecer a especificidade do tratamento da História B nos cursos destinados a economia e gestão. Dominar técnicas didáticas que permitam uma diversificação das práticas de ensino. Compreender o papel da História nos Projetos Educativos de qualquer Escola, tendo em vista a efetiva inclusão da comunidade educativa na herança multifacetada do espaço onde está inserida . Alargar horizontes profissionais onde o conteúdo histórico seja fulcral mas onde, por via do...
Opiniões
Programa
PEC
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Didática da História I
História da Cultura e das Artes
Psicologia da Educação
História Económica
Ética e Educação
Didática da História II
Aplicações Didáticas em História
Investigação Educacional
A Web e o Ensino da História
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IPP_H
Iniciação à Prática Profissional
PEH
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Problemáticas Históricas
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