Mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Mestrado
Em Braga
Descrição
-
Tipologia
Mestrado
-
Local
Braga
-
Início
Datas a escolher
O curso é de natureza profissionalizante e habilita para a docência de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário. Tem a duração de 2 anos/4 semestres e 120 ECTS. Não tem ramos, áreas de especialização ou percursos alternativos. Apresenta uma estrutura curricular em que se evidenciam as oportunidades de mobilidade dos alunos, um grande foco no seu trabalho, a construção da autonomia formativa e o desenvolvimento do sentido crítico e interventivo.
Surge na sequência de primeiros ciclos de estudos em Química (minor Física) ou em Física (minor Química), organizados de acordo com os princípios do Processo de Bolonha. No 1.º ciclo de estudos completa-se uma licenciatura e adquirem-se créditos em Física e Química; na segunda etapa, o mestrado visa a habilitação profissional para a docência, integrando as seguintes componentes: Formação educacional geral; Formação na área de docência; Didáticas específicas e Prática de Ensino Supervisionada. Estas componentes abrangem um conjunto de UC, em que se abordam teoricamente matérias centrais para o conhecimento do professor de Física e Química e integram de forma transversal, aspetos das componentes de Formação Cultural, Social e Ética e de Metodologias de Investigação Educacional.
Procura-se responder às exigências profissionais que os futuros mestres irão enfrentar, facultando-lhes uma visão ampla das problemáticas e contextos nos quais irão exercer a sua atividade profissional. Subjacente a todas as UC do curso encontra-se valorizada a perspetiva de ensino aprendizagem socio-construtivista. São valorizadas várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente, a aprendizagem individual e colaborativa, trabalho de projeto, métodos de discussão, ou o portefólio. As metodologias procuram aproximar o aluno de contextos reais de trabalho e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento de tarefas de pesquisa e de análise/observação.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Este Ciclo de Estudos visa formar Professores de Física e de Química para o 3.º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário que sejam:
1. profissionais informados, críticos e atuantes;
2. capazes de reconstruir o seu pensamento e ação ao longo da vida;
3. capazes de estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade;
4. capazes de incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, auto-direção, criatividade e inovação;
5. conhecedores e capazes de compreender o lugar da investigação como modo de desenvolver ações informadas nos contextos da prática profissional;
6. competentes para intervir e desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional;
7. capazes de desenvolver aprendizagens ao longo da vida com elevado grau de autonomia;
8. competentes para comunicar informação, ideias, problemas e soluções a públicos constituídos por especialistas e não especialistas e aos pares.
O curso de mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário confere habilitações profissionais para a docência para o grupo de recrutamento 510. As principais entidades empregadoras são o Ministério da Educação e os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. O estatuto da carreira docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Decreto-Lei nº 41/2012 de 21 de fevereiro, regula as funções docentes no âmbito dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação.
Opiniões
Programa
Currículo e Avaliação
Metodologia do Ensino de Física e Química I
Psicologia do Desenvolvimento
Tópicos de Química Física
A Escola como Organização Educativa
Complementos de Física II
Complementos de Química Orgânica
Metodologia do Ensino de Física e Química II
Tecnologia Educativa
Estágio Profissional
Avaliação e Conceção de Materiais Didáticos de Física e Química
Correntes Fundamentais da Pedagogia
Gestão da Sala de Aula
Inclusão e Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor
Processos Cognitivos e Aprendizagem
Mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário