Mestrado em ensino de física e de química no 3ºciclo do ensino básico e no ensino secundário

Mestrado

Em Porto

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Porto

  • Início

    Datas a escolher

Os Mestrados em Ensino organizados pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto são segundos ciclos profissionalizantes que visam conferir habilitação profissional para a docência nos ensinos básico e secundário.

Este ciclo de estudos visa a aquisição de competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da função docente no Ensino da Física e da Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, articulando o processo de ensino e aprendizagem com as atuais exigências de qualificação do corpo docente decorrentes das transformações da sociedade, da educação e da evolução científica e tecnológica. O Mestrado assegurara uma formação organizada por elementos de natureza geral e específica centrados no desenvolvimento dos conhecimentos e competências próprios de uma formação profissional de qualidade, capaz de responder aos novos desafios da educação

Instalações

Localização

Início

Porto
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Titulares do grau de licenciado (ou enquadrados nas alíneas b) a d) do artigo 17.º do DL 74/2006 na redação dada pelo DL 63/2016), sem habilitação profissional para a docência no grupo de recrutamento de Física e Química, que tenham obtido na sua formação de ensino superior pelo menos 50 créditos em Física, 50 créditos em Química, e 120 créditos no conjunto destas duas áreas.
É obrigatória a avaliação prévia, em prova específica para o efeito, do domínio oral e escrito da língua portuguesa e do domínio das regras essências da argumentação lógica e crítica.
Pode ainda candidatar-se quem, satisfazendo as restantes condições, atinja apenas 75% dos requisitos mínimos de créditos atrás enunciados, ou seja 90 créditos no conjunto das duas áreas e 37,5 créditos em cada uma delas, devendo neste caso obter com formação suplementar os créditos em falta para cobrir os mínimos, após o ingresso mas antes da inscrição em unidades de didáticas específicas e de iniciação à prática profissional.
São também aceites candidatos que estejam em condições de concluir um 1º ciclo de estudos à data da eventual matrícula neste mestrado, satisfazendo então as alíneas anteriores.

Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) e que satisfaçam os requisitos definidos nas alíneas anteriores, até final do prazo de realização da matrícula.
Critérios de Seleção e Seriação
Serão seriados em primeiro lugar os candidatos que tenham o grau de licenciado e que satisfaçam os requisitos indicados nas condições de acesso.
A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios:
Média da Licenciatura, à data da candidatura (50%)
Créditos ECTS realizados em ciclos de estudos superiores (5%)
Áreas de formação no 1º ciclo de estudos superiores (45%)
Subcritérios:
Física, Química ou Física e Química: 20 pontos
Outras: 10 pontos

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

FEG4012
FEG4012
Psicologia do Desenvolvimento
Didática da Física I
Didática da Química I
Organização Escolar
Astronomia para o Ensino
Desenvolvimento Curricular e Avaliação
Didática da Química II
Didática da Física II
Opção A
Opção B
FP5001
FP5001
Iniciação à Prática Profissional, incluindo a Prática de Ensino Supervisionada
FEG4015
Educação para a Sustentabilidade
Opção C
F4002
Física Complementar
Química Complementar
FEG4007
História da Ciência e da Tecnologia
Multimédia e Educação Científica
Museus e Comunicação em Ciência
F4038
Laboratório Complementar de Física
Laboratório Complementar de Química

Mestrado em ensino de física e de química no 3ºciclo do ensino básico e no ensino secundário

Preço para verificar