Mestrado em ensino de filosofia no ensino secundário  

Mestrado

Em Braga

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Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

Este curso na área de formação de professores é de natureza profissionalizante e habilita para a docência de Filosofia no Ensino Secundário. Tem a duração de quatro semestres (dois anos), correspondentes a 120 ECTS. Não tem ramos, nem áreas de especialização. apresenta uma estrutura curricular em que se evidencia o foco no trabalho do aluno, a construção da autonomia formativa e o desenvolvimento do sentido crítico e interventivo. Surge na sequência de um primeiro ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha. O mestrado visa diretamente a habilitação profissional para a docência integrando as seguintes componentes: Formação educacional geral; Formação na área da docência; Didáticas específicas e Prática de ensino supervisionada. Abrange um conjunto de UC em que se abordam teoricamente materiais centrais para o conhecimento do Professor de Filosofia no Ensino Secundário e integra de forma transversal, aspetos das componentes da formação cultural, Social e Ética e de Metodologias de Investigação educacional, facultando aos futuros professores uma visão ampla das problemáticas e contextos nos quais irão exercer a sua atividade profissional.
Subjacente a todas as UC encontra-se valorizada a perspetiva de ensino e aprendizagem socio-construtivista, valorizando-se várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente a aprendizagem individual e colaborativa, trabalho de projeto, métodos de discussão e portefólio.
As metodologias procuram aproximar o aluno de contextos reais de trabalho e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento de tarefas de pesquisa, observação e análise.

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Braga
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Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

1. Propiciar a formação de profissionais/professores de Filosofia para o Ensino Secundário
2. Ajudar a reconstruir e atualizar o pensamento de cada estudante
3. Capacitar para a monitorização e avaliação de aprendizagens
4. Promover a inclusão dos indivíduos na escola e na sociedade
5. Incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, inovação e criatividade
6. Desenvolver ações conscientes e responsáveis nos contextos da Prática Profissional
7. Conferir lugar de destaque à investigação científica na área da formação da educação filosófica

Professor de Filosofia no Ensino Secundário - estatal e particular - e áreas afins de ensino e educação.

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Opiniões

Programa

Ciência, Tecnologia e Sociedade
Currículo e Avaliação
Metodologia do Ensino da Filosofia I
Pensamento Crítico
Psicologia do Desenvolvimento
A Escola como Organização Educativa
Metodologia do Ensino da Filosofia II
Pensamento Estético
Pensamento Ético-Político
Tecnologia Educativa
Estágio Profissional
Avaliação e Conceção de Materiais Dadáticos de Filosofia
Correntes Fundamentais da Pedagogia
Gestão da Sala de Aula
Inclusão e Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor
Processos Cognitivos e Aprendizagem

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